TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE PARA AÇÕES EMPREENDEDORAS DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Por:   •  30/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.178 Palavras (9 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Brasília

2017


DRIELY DE ARAUJO SILVA[pic 6][pic 7]

A IMPORTANCIA[a] DA CONTABILIDADE PARA AÇÕES EMPREENDEDORAS DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Projeto apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da Instituição Faculdade Anhanguera.

Orientador: Prof(ª). Marry Campana


Brasília

2017


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

1.1 O PROBLEMA        4

2 OBJETIVOS        5

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        5

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        5

3 JUSTIFICATIVA        6

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        7

4.1 MICRO E PEQUENA EMPRESA        7

4.2 IMPORTÂNCIA DA MICRO E PEQUENA EMPRESA (MPE) PARA A ECONOMIA BRASILEIRA        7

4.3 A EVOLUÇÃO DO EMPREENDEDORISMO NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS        8

4.4 SOBREVIVENCIA DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS        8

4.5 CONTABILIDADE        9

4.6 CONTABILIDADE GERENCIAL E SUAS FUNÇÕES        9

5 METODOLOGIA        10

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        11

REFERÊNCIAS        12


1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo destacar a Importância da contabilidade para as ações empreendedoras de Micro e Pequenas Empresas, levando em consideração o crescente número de Micro e Pequenas Empresas e notando o alto número de mortalidade nas mesmas. Os objetivos da pesquisa é de Contextualizar a Importância das micro e Pequenas Empresas, Explanar a respeito do empreendedorismo e sua evolução e apresentar a Contabilidade Gerencial e sua utilidade nas empresas em geral.

Analisando a modernização tecnológica junto com o aumento das exigências do mercado tem produzido um novo conjunto empresarial. Os empreendedores têm buscado diversas formas de investimento diante dessa nova realidade. Considerando o aumento das mudanças e crescimento na competitividade entre as empresas brasileiras, torna-se cada vez mais importante adotar metodologias de gestão especializadas. Muitas da Micro e Pequenas Empresas não estão totalmente estruturadas para enfrentar tal desafio na atual realidade.

Um dos principais pontos de partida para o aumento das funções gerenciais é o planejamento, constituindo um artificio importante que antecede a tomada de decisão. A habilidade do gestor em usar a Contabilidade Gerencial como instrumento de apoio e gestão ao planejamento, onde contribui fortemente para o avanço da empresa.

Resistir no mercado de hoje é um privilégio de poucas empresas, ou melhor, fica no mercado quem tem característica e acima de tudo que busque o aprimoramento constante de seus produtos. A administração é essencialmente empírica. Ao se administrar qualquer coisa, seja uma empresa, um exército ou o próprio tempo, procura-se formas de se interagir com a realidade que está em volta, na busca de desígnios.

1.1 O PROBLEMA[b]

Qual a importância da contabilidade para as ações empreendedoras de micro e pequenas empresas?


2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL[c] OU PRIMÁRIO

Identificar a importância da contabilidade para ações empreendedoras de micro e pequenas empresas.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS[d]

  • Contextualizar a importância das micro e pequenas empresas;
  • Explanar a respeito de empreendedorismo e sua evolução;
  • Apresentar a contabilidade gerencial e sua utilidade nas empresas em geral.

3 JUSTIFICATIVA

A contabilidade tem se remodelado em um recurso capaz de prestar assistência gerencial as entidades. Observa-se que o principal objetivo da contabilidade Gerencial é produzir dados que são de extrema importância o processo na tomada de decisões, fornecendo auxílios a saúde do empreendimento.

Todavia a contabilidade não está sendo observado desta maneira por muitos micro e pequenos empreendedores, que só recorrem a contabilidade para fins fiscais. Logo, percebe-se que nos primeiros anos existe um aumento na mortalidade dessas empresas. Enfim, a escolha do conteúdo em questão dá-se devido a ocorrência de inúmeras micro e pequenas empresas não crerem na contabilidade como instrumento gerencial.

Esta pesquisa visa incentivar gestores de Micro e Pequenas Empresas, acadêmicos e profissionais da área contábil a desenvolver e adotar informações que auxiliem a tomada de decisão, demonstrando a importância da Contabilidade Gerencial e o quanto é valiosa as informações, comprovando que o empreendedorismo está relacionado com a livre iniciativa e a tomada de decisões envolvendo características elementares e indispensáveis, tais como dedicação, planejamento, autonomia e capacidade de assumir riscos.

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

4.1 MICRO E[e] PEQUENA EMPRESA

Antes de discorrer a respeito de micro ou pequenas empresas, é necessário ponderar padrões para esclarecer o que vem a ser micro e pequena empresa. Segundo Chér (1991, p.17), “Existem muitos parâmetros para definir as pequenas e médias empresas, muitas vezes dentro de um mesmo país, como no Brasil”. A seguir encontram-se apresentadas algumas ponderações: Na Lei Complementar 123/2006, também conhecida como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, padronizou o entendimento de micro e pequena empresa ao incorpora-las com base em sua receita bruta anual com os seguintes valores:  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (246.8 Kb)   docx (262.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com