TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO COOPERATIVISMO PARA O FUTURO DA AGRICULTURA FAMILIAR

Por:   •  17/3/2020  •  Monografia  •  5.804 Palavras (24 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 24

A IMPORTÂNCIA DO COOPERATIVISMO PARA O FUTURO DA AGRICULTURA FAMILIAR

Marivaldo Remi Van Neutgem, Eduardo Toledo Martins

Resumo

Este artigo trata do Cooperativismo como ferramenta de organização e desenvolvimento da sucessão familiar nas empresas familiares rurais. O texto faz uma abordagem da importância do cooperativismo e da agricultura familiar como geradores de trabalho e renda para seus associados e na macroeconomia como formadores de riquezas para a economia. O artigo caracteriza-se numa pesquisa qualitativa, com abordagem descritivo explicativo e comparativos. O foco da pesquisa limita-se as ações devolvidas pelas as cooperativas Languiru e Coopeagri voltadas para a sucessão familiar. O trabalho tem como principal objetivo propor a reflexão sobre o tema da sucessão na agricultura familiar, pois é de relevância para toda sociedade e qual é o papel do cooperativismo neste processo de continuação da agricultura familiar. A Cooperativa Languiru tem vários projetos direcionado para o jovem agricultor, mas o projeto principal é o de Sucessão Familiar realizado em parceria com o SESCOOP e com a UNISINOS. A Coopeagri não possui nenhum programa direcionado para a sucessão familiar, no entanto tem a compreensão que o capital social de uma cooperativa vai muito além do econômico financeiros e todas ações desenvolvida tem como objetivo a inclusão e a diversificação da propriedade rural. E está à proximidade com o associado ocasionou que alguns filhos de associados saíram da cidade e voltaram para viver no meio rural.

Palavras Chaves: Cooperativismo, Agricultura Familiar, Sucessão Familiar, Cooperativa Languiru, Coopeagri.

Abstract

This article deals with Cooperativism as a tool for organizing and developing family succession in rural family businesses. The text discusses the importance of cooperativism and family farming as generators of work and income for their associates and in the macroeconomics as riches for the economy. The article is characterized in a qualitative research, with explanatory and comparative descriptive approach. The focus of the research is limited to the actions returned by the Languiru and Coopeagri cooperatives focused on family succession. The main objective of this paper is to propose a reflection on the theme of succession in family farming, as it is of relevance to the whole society and what is the role of cooperativism in this process of continuing family farming. The Languiru Cooperative has several projects aimed at the young farmer, but the main project is the Family Succession project carried out in partnership with SESCOOP and UNISINOS. Coopeagri does not have any family succession programs, however it understands that the social capital of a cooperative goes far beyond the financial and economic, and all actions developed aim at the inclusion and diversification of rural property. And the proximity to the associate caused that some children of associates left the city and returned to live in rural areas.

Keywords: Cooperativism, Family Farming, Family Succession, Languiru Cooperative, Coopeagri.

  1. INTRODUÇÃO

Na agricultura familiar, o pequeno produtor rural tem uma relação direta com a localidade e com a terra onde vive e em muitos casos a propriedade é passada de geração em geração, pois são os membros das famílias que realizam todo o processo produtivo da propriedade. Neste contexto, avalia-se que a falta do jovem no campo são fatores de preocupação para as famílias e para a sociedade.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, em 2018 realizou o Censo Agropecuário no país e traz um cenário assustador sobre o envelhecimento da população agrícola e o baixo índice de jovens no campo, se tornando um grande desafio para o futuro do setor.

Como o cooperativismo se caracteriza por atuar no desenvolvimento da região aonde está inserido, tem atuado junto com a agricultura familiar, frente a este desafio atuado como ferramenta de fortalecimento econômico, organização da comercialização, acesso a politicas publicas seja crédito, assistência técnica e habitação rural.

As cooperativas são constituídas para defender os interesses de seus associados e fundamentados nos princípios cooperativistas, ela estabelece como agente não só econômico, mas de desenvolvimento social, tornando-se ferramenta para o combate ao principal anseio na agricultura familiar, a falta de sucessores na propriedade rural e da atividade econômica.

A agricultura familiar é um importante segmento da econômica brasileira, produzindo diversos tipos de alimentos que são direcionados para o mercado interno. Conforme o MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), 80% dos alimentos consumidos pelos brasileiros são oriundos da agricultura familiar. Prova disso é o reconhecimento da ONU (Organização das Nações Unidas), que em seu relatório “Estado da Alimentação e da Agricultura” aponta que a agricultura familiar brasileira tem competência para cooperar na erradicação da fome mundial e alcançar a segurança alimentar sustentável.

Entretanto, a importância da agricultura familiar na economia, o segmento está sofrendo uma crise na composição populacional, que tem como fatores, o êxodo rural, o envelhecimento dos agricultores, a diminuição do número de membros no núcleo familiar e a falta de gestão nas propriedades, são as razões que implicam na ausência de perspectiva para o futuro da agricultura familiar.

Com a globalização e a disputa por espaço no mercado cada vez mais acirrada, o agricultor familiar não possui poder enfretamento dessa concorrência. No entanto, com a união de forças, por meio do cooperativismo, proporciona-lhe uma alternativa vantajosa com um canal de organização, empreendedorismo, a comercialização dos produtos, acesso a créditos financeiros e as políticas públicas.

O cooperativismo agrícola está relacionado com o desenvolvimento regional e local, pois contribui para o processo de geração de renda e melhoria na qualidade de vida dos agricultores familiares.

A partir do enfoque das problemáticas existentes na agricultura familiar, qual é a importância do cooperativismo para o futuro da agricultura familiar? No intuito de abordar a importância do cooperativismo para o futuro da agricultura familiar, propõem-se como objetivo geral, demonstrar a importância do cooperativismo para o futuro da agricultura familiar. Desdobrando-se em evidenciar a importância do cooperativismo agrícola; demonstrar a importância da agricultura familiar; e, demonstrar ações desenvolvida por cooperativas com o intuito de promover a sucessão familiar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.6 Kb)   pdf (248.5 Kb)   docx (62 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com