TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO NO INÍCIO DAS EMPRESAS

Por:   •  26/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.033 Palavras (9 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 9

CONTABILIDADE NOS NEGÓCIOS EMPRESARIAIS

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO NO INÍCIO DAS EMPRESAS

Rute Oliveira de Souza
Paula Simor Diedrich
Eliza Christo
Tutor: Jairo Guedes Junior

  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo, mostrar o quanto se é necessário usar o planejamento orçamentário, qual é responsável por fornecer para as empresas com antecedência os dados financeiros e assim auxiliar nas decisões das empresas, permitindo assim as empresas atingirem seus objetivos. Para demonstrar essa importância citaremos neste trabalho os conceitos de planejamentos orçamentários, quais os principais erros das empresas que não tem o planejamento, e os modelos existentes de orçamento e planejamento, tanto em produções, custo de produção, vendas e despesas, mostraremos o funcionamento dos tipos de orçamentos mais usados atualmente. Reafirmando o quanto se é necessário ter um acompanhamento profissional para se alcançar bons resultados e atingir os objetivos impostos pelas empresas.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Em todo tempo se fez necessário o uso de métodos que nos auxiliem a conferir transações que envolvem perdas e ganhos, muitas empresas não dão o devido valor para o planejamento orçamentário, porem é com ele que podemos ter uma gestão adequada do orçamento, sem um bom planejamento orçamentário as empresas podem ficar sem uma direção, e isto pode acarretar uma grande regressão na empresa, pois irá implicar que os administradores tomem qualquer solução inadequada sem o planejamento correto para resolver as questões mais rapidamente, sem a correta orientação para se analisar os resultados.

“Planejar é estabelecer com antecedência as ações a serem executadas, estimar os recursos a serem empregados e definir as correspondentes atribuições de responsabilidades em relação a um período futuro, determinado, para que sejam alcançados satisfatoriamente os objetivos porventura fixados para uma empresa e suas diversas unidades. (SANVICENTE; SANTOS, 2013, p.14)

Para se efetivar um bom planejamento o ideal é analisar qual o melhor para cada empresa, compreendendo o porte de cada uma delas as micro, pequenas, médias ou de grande porte, e avaliar seu faturamento, qual não somente o lucro nos mostra qual o nível da empresa, juntamente o estágio dela é de grande consideração, pois é nele que podemos definir quais medidas serão ou não aprovadas, e efetivamente aplicadas, pois as empresas maduras por exemplo, conseguem transformar seus conhecimentos e experiências em soluções práticas que possa ser sobrepostas na gestão do negócio, qual diferencia das empresas emergentes, startup, e em expansão.

Neste processo de elaboração do planejamento podemos iniciar medindo nos índices financeiro, que nos informam os lucros e retornos de investimentos, ponderando o fluxo de caixa, índice de liquidez, regime de competência e margem de contribuição, lembrando que o planejamento deve ser aplicado no cotidiano e não somente no início de cada exercício anual, pois ele é fundamental para a organização financeira, qual ira orientar o gestor a tomar as decisões corretas para se alcançar os resultados desejados dentro de um prazo estimado, e trazendo inúmeros benefícios a empresa, devendo haver um grande empenho do profissional que irá fazer este planejamento, em manter organizado o orçamento mensal e anual da empresa e se atentando grandemente ao fluxo de caixa.

Estamos vivendo um ano de crise econômica em esfera mundial, empresas que tiveram o cuidado de atualizar seus planejamentos de forma flexível possivelmente estão atravessando esse período de forma mais adaptável para manter em ordem suas estruturas e levar uma experiência menos negativa deste momento.

Decisões são tomadas para resolver problemas ou aproveitar oportunidades. O processo de tomar decisão se inicia com uma situação de frustração, interesse, desafio, curiosidade ou irritação. São estabelecidas metas e apresenta-se um obstáculo, ou acontece uma condição que se deve corrigir, ou está ocorrendo um fato que exige algum tipo de ação, ou apresenta-se uma oportunidade que pode ser aproveitada. (MAXIMIANO, 2009)

Figura – 1[1]

[pic 1]

Imagem retirada de matéria publicada no site vector net¹.

Conforme Dr. Wagner Luiz Marques, 2010, p; 7, orçamento pode ser descrito como um conjunto de planos financeiros com objetivo de programar a estratégia da organização em determinado período.        

Os principais erros que afetam uma empresa qual não busca um planejamento orçamentário adequado, tendem a ser, o aumento de endividamento, pois não há uma organização com os valores, assim sem se ter ideias dos gastos podem ocorrer o aumento de contas a pagar a mais do que o previsto no orçamento, e é de suma importância evitar este tipo de acontecimento, com uma gestão qual considere os pontos do planejamento, como as variações sazonais no fluxo de caixa, pois nos períodos de menor lucratividade não irá ter uma demanda maior de gastos.

Um dos maiores e mais comuns também é a falta de controle sobre as finanças, este deveria ser o principal cuidado das empresas, conjuntamente com os gestores para se manter a empresa produtiva e eficaz, pois erroneamente podem acontecer gastos inesperados ou excessivos  desnecessários, que irá ocasionar na diminuição do capital de giro, oque trará muitos prejuízos a empresa

Outro erro comum é a redução dos investimentos na empresa, pois quando não há um planejamento integro ficam escassas as possibilidades para investimentos quais trarão expansão e lucro para o negócio, se tendo um planejamento aumentará a capacidade de investir corretamente as verbas da empresa.

E o mais maléfico para uma empresa que não obtém um bom planejamento tende a ser a falência, pois terá grandes dificuldades para organizar seus investimentos, lucros ou caixas financeiros, assim gerando grandes descontrole financeiro e por fim a falência da empresa.

Sabendo que cabe ao gestor a escolha do planejamento orçamentário mais adequado para a área de atuação de sua empresa, se faz necessário a este o conhecimento dos tipos de planejamento mais utilizados no campo empresarial.

Torna-se necessário deixar claro que todo planejamento orçamentário deve incluir alguns dados essenciais como: custos fixos e variáveis, despesas fixas e variáveis, fonte de renda, venda de produtos e serviços, entradas e saídas de caixa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (155 Kb)   docx (73.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com