TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO PROCESSO DE COMPRAS

Por:   •  28/3/2016  •  Monografia  •  12.070 Palavras (49 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 49

1

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

GIRLENE MAYRLA MENDES DOS SANTOS

A IMPORTÂNCIA DO PROCESSO DE COMPRAS: UM ESTUDO DE CASO NA MINERADORA ANGLO AMERICAN

MACAPÁ - AMAPÁ

2013

2

GIRLENE MAYRLA MENDES DOS SANTOS

A IMPORTÂNCIA DO PROCESSO DE COMPRAS: UM ESTUDO DE CASO NA MINERADORA ANGLO AMERICAN

Trabalho de Curso apresentado ao Curso de Ciências Contábeis do Centro de Ensino Superior do Amapá – CEAP como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis.

Prof. Moises Silva Campos, especialista - Orientador

MACAPÁ - AMAPÁ

2013

3

A IMPORTÂNCIA DO PROCESSO DE COMPRAS: UM ESTUDO DE CASO NA MINERADORA ANGLO AMERICAN

Por

GIRLENE MAYRLA MENDES DOS SANTOS

Trabalho de Curso aprovado como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis pela Banca Examinadora formada por:

______________________________________________________

Presidente Professor Orientador

______________________________________________________

Membro Professor Avaliador

______________________________________________________

Membro Professor Avaliador

Macapá, 16 de Dezembro de 2013.

4

Dedico especialmente aos meus pais, por todo o amor e carinho com que tiveram em minha educação.

5

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente à Deus, por me iluminar e abençoar minha trajetória.

Ao meu pai João Quaresma, e minha mãe Dicicleia Mendes, pelo apoio e por tudo que sempre fizeram por mim, pela simplicidade, exemplo, amizade, e carinho, fundamentais na construção do meu caráter.

Aos meus irmãos e a toda minha família que, com muito carinho e apoio, não mediram esforços para que eu chegasse até esta etapa de minha vida.

Aos professores Moisés Campos e Tiza Quintas, pela paciência na orientação e incentivo que tornaram possível a conclusão desta monografia.

À todos os professores do curso, que foram tão importantes na minha vida acadêmica e no desenvolvimento desta monografia.

Ás amigas Bruna Sfair, Dayse Lima e Daiane Afonso, pelo incentivo, paciência e pelo apoio constante.

6

“Que os vossos esforços desafiem as impossibilidades, lembrai-vos de que as grandes coisas do homem foram conquistadas do que parecia impossível”.

Charles Chaplin

7

RESUMO

Objetivo geral do estudo é analisar fatores que contribuem para que o processo de compra da empresa ofereça um desempenho eficaz da organização. Os objetivos específicos foram caracterizar os aspectos conceituais e teóricos que envolvam os fatores importantes de gestão de compras; demonstrar os fatores mais importantes relacionados ao processo de compras para uma empresa; descrever e analisar o processo de compras da empresa Anglo American ressaltando boas práticas de gestão. Como metodologia utilizada utilizou-se pesquisa do tipo exploratória, com abordagem qualitativa, construída nos moldes de estudo de caso, aplicando entrevistas a 7 pessoas do departamento de compras, 1 supervisora de compras e análise documental que descrevem os procedimentos e rotinas do processo de compras da empresa. Nos resultados observou-se que com as normas, constatou-se os processos relacionados à requisição de compras e pedido de compra e contratação. No sistema ERP, as prestações de serviço ou compra de material podem ser inseridas através de um Contrato ou de um PC. O comprador juntamente com o requisitante deverá analisar as características da compra, levando em consideração, por exemplo, os fatores citados acima. Com os setes colaboradores constatou-se que possui um padrão ético, com normas e diretrizes para serem seguidas por todos os setores e seus responsáveis ao requisitar compras. Possui complexas relações interpessoais e inter-normativas que precisam figurar e se estabelecer concomitantemente aos preceitos pré-estabelecidos em diretrizes e normas da organização. Nas Empresas de grande porte, como a Zamin, há uma necessidade maior para manter o controle de custos, consequentemente a burocracia de aprovação acaba se estendendo ainda mais. Conclusão. Os resultados demonstram que a Diretoria Administrativa e a Área de Suprimentos são, respectivamente, os responsáveis pela elaboração ou alteração da dessa política e das normas que detalham os processos relacionados à compra.

Palavras-chave: Gestão. Compras. Mineradora Anglo American.

8

ABSTRACT

General objective of the study is to analyze factors that contribute to the process of purchasing the company offers an efficient performance in the organization . The specific objectives were to characterize the conceptual and theoretical aspects that involve the important factors of purchasing management, demonstrate the most important factors related to the process of purchasing a company, describe and analyze the process of purchase of the company Anglo American emphasizing good management practices . As methodology we used an exploratory research with a qualitative approach , built along the lines of case study applying interviews to 7 people of the purchasing department ,1 purchasing supervisor and document analysis describing the procedures and routines of the company's purchasing process. In the results it was observed that with the standards, was found that the processes related to the purchase requisition and purchase order and contract . In the ERP system , the provision of services or purchase of material can be inserted through a contract

...

Baixar como (para membros premium)  txt (88.4 Kb)   pdf (357.8 Kb)   docx (54.2 Kb)  
Continuar por mais 48 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com