TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Auditoria Interna No Processo Decisório Das Organizações

Por:   •  3/10/2023  •  Artigo  •  3.593 Palavras (15 Páginas)  •  60 Visualizações

Página 1 de 15

UEMG UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MINAS GERAIS

A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA INTERNA NO PROCESSO DECISÓRIO DAS ORGANIZAÇÕES.

Cláudio - MG 2022

WILSON MACHADO ENES

A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA INTERNA NO PROCESSO DECISÓRIO DAS ORGANIZAÇÕES.

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito de obtenção de título de bacharel do curso de Ciências Contábeis da UEMG – Universidade Estadual de Minas Gerais para a obtenção do título de Bacharel.

Orientador: Prof.ª. Wilson Machado Enes

Cláudio - MG 2022

Diante de um mercado altamente competitivo existem procedimentos que são de extrema importância para o bom andamento de uma organização. Nesse contexto, a auditoria interna tem o papel de avaliar a eficiência e eficácia dos sistemas de controle de toda a entidade, agindo proativamente, zelando pela observância das políticas traçadas e provocando melhorias com o fornecimento de subsídios aos proprietários e administradores para a tomada de decisão, visando, sobretudo, ao cumprimento da missão da entidade. Deste modo, a proposta deste trabalho científico visa apresentar a grande relevância da Auditoria Interna de uma empresa, principalmente no sentido de ser uma ferramenta indispensável no processo decisório.

Palavras-chaves: Auditoria Interna; Controle interno; Processo decisório.

[pic 1]

Tabela 1 –Tabela de enfoque COSO I COSO II        01

Tabela 2 – Auditoria Interna e externa        16

  1. INTRODUÇÃO        09
  2. CONTROLES INTERNOS        10
  1. Conceito        10
  2. COSO        11
  3. A Importância do Controle Interno        12
  1. AUDITORIA CONTÁBIL        14
  1. Origem e evolução da Auditoria        14
  2. Conceito        14
  3. Auditoria Externa x Auditoria Interna        15
  1. AUDITORIA INTERNA        17
  1. Conceito e aplicação        17
  2. A relevância da auditoria interna para a tomada de decisão        17
  3. Prevenção de Fraudes e Erros        17
  4. Evasão e Elisão Fiscal        18
  1. NBC TI 01        19
  1. Objetivo NBC TI 01        19
  2. Documentação da Auditoria Interna        19
  3. Fraudes e Erros        19
  4. Planejamento de Auditoria Interna        19
  5. Riscos da Auditoria Interna        20
  6. Evidencia da Auditoria Interna        20
  7. Procedimentos de Auditoria Interna        20
  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS        22

REFFERÊNCIAS        23

  1. INTRODUÇÃO

Diante de um mercado altamente competitivo com tecnologias avançadas em diferentes ramos, existem vários meios que passaram a ser importantíssimos para o bom andamento de uma organização. Em um processo de governança corporativa, a auditoria interna é um desses meios, pois tem um papel relevante para o aprimoramento de gestão em todos os níveis de uma empresa.

A auditoria interna é uma atividade de avaliação independente, que em conjunto com os administradores e especialistas tem o objetivo de avaliar a eficiência e eficácia dos sistemas de controle de toda a entidade, zelando pela observância das políticas traçadas e provocando melhorias com o fornecimento de subsídios aos proprietários e administradores para a tomada de decisão, visando, sobretudo, ao cumprimento da missão da entidade. Para tanto, existem regras comportamentais e padrões éticos que devem ser seguidos pelos auditores para o desempenho de suas atribuições conforme as Normas Brasileiras para o Exercício da Auditoria Interna.

Cada vez mais a auditoria interna vem ganhando espaço nas empresas, principalmente quanto ao fortalecimento do gerenciamento de risco, compliance e controles internos, auxiliando, por consequência, no alcance dos seus objetivos estratégicos. No entanto, para que a auditoria interna cumpra efetivamente seu papel no processo de gestão da governança e continue tornando uma importante atividade condutora das melhores práticas de gestão, é imprescindível que ela atue de forma proativa e que sempre aperfeiçoe seu trabalho agregando procedimentos para avaliação de desempenho dos ciclos de negócios, tendo em vista que isso promove maior eficiência, eficácia e economicidade.

  1. CONTROLE INTERNO

  1. Conceito

Para que as informações contábeis de uma empresa possam ser consideradas seguras e fidedignas, é necessário que seja implementado um conjunto de procedimentos para garantir essa segurança do patrimônio da contabilidade. Essa série de procedimentos é chamado controle interno o qual não é importante somente para grandes empresas, mas também para as pequenas e médias organizações.

Nesse viés, Boynton, Johnson e Kell (2002, p. 320) conceituam e registram

que:

Controles internos são um processo operado pelo conselho de administração, pela administração e outras pessoas, desenhado para fornecer segurança razoável quanto à consecução de objetivos nas seguintes categorias: Confiabilidade de informações financeiras; Obediência (compliance) às leis e regulamentos aplicáveis; Eficácia e eficiência de operações.

Deste modo, quanto mais uma empresa se desenvolve e cresce, mais complexo tende a ser o patrimônio e suas operações, chegando ao ponto que é impossível controlá-lo sem a criação de ferramentas e procedimentos específicos para exercer nesses processos. Em outras palavras significa dizer que em uma empresa pequena é até possível controlá-la com a simples visualização de suas operações, todavia, com o desenvolver das atividades e crescimento da mesma, torna-se necessário a utilização de ferramentas que garantem um maior controle e melhor segurança nas suas informações. Portanto, neste momento, é preciso o controle interno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)   pdf (492.8 Kb)   docx (117 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com