TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AUDITORIA INTERNA COMO INCREMENTO NO PROCESSO DECISÓRIO DAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  8/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  8.690 Palavras (35 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 35

FACULDADE PROJEÇÃO

PROGRAMA DE GRADUAÇÃO CIÊNCIAS CONTÁBEIS

WASHINGTON LUIZ RODRIGUES DOS SANTOS

A AUDITORIA INTERNA COMO INCREMENTO NO PROCESSO DECISÓRIO DAS ORGANIZAÇÕES

Sobradinho, DF

2014


WASHINGTON LUIZ RODRIGUES DOS SANTOS

A AUDITORIA INTERNA COMO INCREMENTO NO PROCESSO DECISÓRIO DAS ORGANIZAÇÕES

Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, vinculado ao Programa de Graduação em Ciências Contábeis da Faculdade Projeção, como parte dos requisitos para obtenção do título de -Graduação.

Área: Auditoria

Orientador: Pedro de Moura Neto, especialista

Sobradinho, DF

2014


WASHINGTON LUIZ RODRIGUES DOS SANTOS

A AUDITORIA INTERNA COMO INCREMENTO NO PROCESSO DECISÓRIO DAS ORGANIZAÇÕES

Este Trabalho de Conclusão de Curso foi julgado adequado para obtenção do título de Graduação em Ciências Contábeis, e aprovada em sua forma final pelo Programa de Graduação da Faculdade Projeção.

Sobradinho, DF, 06 de junho de 2014.

__________________________________

Prof., especialista

Coordenador

Banca Examinadora:

________________________________

Prof. Pedro de Moura Neto,Especialista

Orientador

________________________________

Prof.                                         .

Convidado

.

Sobradinho, DF

2014


DEDICATÓRIA

Dedico esse trabalho a minha querida avó (Cecília Messias), falecida em 2009, e minha esposa Samara Aquino.

AGRADECIMENTOS

A Deus, fonte de toda e vida e Pai de toda a sabedoria do homem.

Ao Professor Pedro de Moura Neto, por disponibilizar seu tempo às minhas dúvidas, e principalmente ter me incentivado, tornando possível a finalização deste trabalho.

Ao grupo projeção, seu corpo docente e aos demais funcionários da instituição pelo profissionalismo.

A minha Esposa, Samara Aquino dos Santos, por todo apoio em todos os momentos da minha vida, pelo carinho e paciência.

Aos meus familiares que por participarem na formação de meu caráter, em destaque minha avó Cecília Messias.

Aos meus colegas de classe por encararem essa empreitada em conjunto comigo nos últimos quatro anos.

RESUMO

Esse estudo visa esclarecer a importância da auditoria interna como uma ferramenta de incremento a gestão das organizações, na verificação sistemática da eficiência e eficácia das atividades operacionais, avaliando o cumprimento das políticas internas estabelecidas, o controle interno e as normas de contabilidade. Demonstrar o quanto a auditoria interna agrega para as organizações, dando subsídios para a tomada de decisão, com o fortalecimento de informações confiáveis, dando aos administradores suporte para uma melhor gestão.

Palavras-chave: Auditoria interna. Incremento. Processo decisório.

ABSTRACT

        
This study aims to clarify the importance of internal audit as a tool for increasing the management of organizations, the systematic verification of the efficiency and effectiveness of operating activities, assessing compliance with established internal policies, internal control and accounting standards. Demonstrate how internal audit adds to organizations providing subsidies for decision making, with the strengthening of reliable information, giving administrators to support better management.

Keywords: Internal Audit. Increment. Decision-making process.

1         INTRODUÇÃO

        O presente trabalho possui como tema a auditoria interna como incremento no processo decisório das organizações, pois a ausência de controles fidedignos pode levar as empresas a tomarem decisões equivocadas, aumentando a possibilidades de prejuízos futuros.

        A auditoria surgiu da necessidade de confirmação por parte dos investidores e proprietários da posição patrimonial da empresa, a fim de assegurar o retorno de seu capital investido. Antes da revolução industrial as empresas eram basicamente familiares, com a industrialização as empresas começaram a abrir de seu capital para investimentos externos aumentando a necessidade de maior confiabilidade nas informações contábeis.

        Com o desenvolvimento da profissão surgiu o auditor interno, com a tarefa de avaliar de forma independente de dentro das organizações, os controles no sentido de colaborar para uma melhor administração.

        A auditoria interna dá o suporte necessário aos administradores no auxilio para a melhoria dos negócios, identificando áreas problemáticas e sugerindo correções, tudo para obter melhores resultados para a organização como um todo no trato das questões patrimoniais e financeiras.

        A auditoria interna não tem uma função punitiva, ela é uma parceira com o objetivo de contribuir para a melhor execução possível dos procedimentos internos da empresa e na adequação do controle interno.

1.1      Problematização

A sociedade como um todo sempre esteve voltada a buscar segurança seja sob o aspecto pessoal, familiar ou profissional, no sentido de se estabelecer e permitir crescimento suficiente que lhe garanta uma continuidade.

        No que se refere ao ambiente empresarial, a segurança se confirma por procedimentos nos processos operacionais que, em suma, são o roteiro ou metodologia de como as atividades são realizadas para que se obtenham os resultados esperados. Uma das principais ferramentas utilizadas pelas organizações para atender a esse fim é a auditoria interna.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53.5 Kb)   pdf (183.7 Kb)   docx (35.3 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com