TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Informação Contábil para as Funções Administrativas

Por:   •  10/8/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.508 Palavras (15 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 15

A Importância da Informação Contábil para as Funções Administrativas: Recursos Humanos, Administração Financeira, Administração Mercadológica e Administração da Produção.

Pablo Roberto de Assis

Administrador pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Ilhéus – BA,

Professor da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, da Faculdade de Ilhéus - CESUPI e da Faculdade Madre Thaís.

Especialista em Controladoria e Finanças Empresariais – UFLA

RESUMO: Considerando que a informação é a principal ferramenta de trabalho dos gestores, entende-se que as informações financeiras são de importância fundamental. Portanto o objetivo deste artigo é demonstrar através de referencial bibliográfico e exemplificação, a importância da utilização das demonstrações contábeis, como fonte de informações indispensáveis às funções administrativas. Foram abordados tópicos como sistema de informação, planejamento, demonstrações contábeis, gestão de pessoas, administração mercadológica, administração financeira, administração da produção e controladoria, sempre relacionando, exemplificando e embasando teoricamente. Este estudo confirmou, portanto a importância da contabilidade, exercendo o papel de fonte mais confiável de informações, para a tomada de decisão.

Palavras-chaves: Contabilidade, Marketing, Recursos Humanos, Produção e Administração Financeira.

ABSTRACT: Considering that information is the main working tool for managers, one understands that the financial information is of basic importance. Therefore the objective of this article is to demonstrate through bibliographical references and examples, the importance of the use of accounting demonstrations as a source of indispensable information to the administrative functions. It showed topics such as information systems, planning, accounting demonstrations, people management, marketing administration, financial administration, production and accounting administration, always relating exemplifying and corroborating theoretically. This study confirmed therefore the importance of accounting, taking the role of the most trustworthy source of information for decision making.

Keywords: Accounting, Marketing, Human Resources, Production and Financial Administration.

1 INTRODUÇÃO

Sabe-se que no mundo corporativo a informação é um dos itens mais valiosos. O poder da informação é algo inquestionável. Numa primeira estância toda organização utiliza a combinação de várias informações para definir, por exemplo, área de atuação, características de produto, quantidade a ser produzida, metas a serem atingidas e público-alvo. As informações a respeito do segmento de negócio da organização são ferramentas indispensáveis para um real posicionamento no mercado, além de diagnosticar como andam as vendas, como se encontra o caixa, qual é a carga tributária, quais os custos fixos e variáveis, quais os gastos que podem ser reduzidos ou até eliminados, e a partir destes dados tomar as decisões necessárias para a contínua melhoria dos processos.

Neste momento a informação contábil aparece como a mais confiável das fontes de informação organizacional. O sistema contábil abrange o processo de registro dos eventos econômicos com a principal finalidade de organizar, resumir informações que possam ser consultadas a qualquer tempo e que forneçam o perfil econômico em um determinado período ao longo do ciclo de vida do negócio (SALAZAR, 2004). Esta maior confiabilidade se dá pelo fato dos registros contábeis originam-se de documentos, em sua maioria, fiscais. É atribuído a este fato, a instantânea ligação que o público leigo faz entre contabilidade e cálculo de tributos. Sabe-se que a parte fiscal é apenas uma parcela da imensa contribuição da contabilidade à gestão organizacional.

A utilização correta deste instrumento, a contabilidade, permite apoiar as decisões de planejamento, organização, coordenação e controle, além da ação corretiva, dentro de uma organização, o que permite uma maior competitividade. Quanto mais os administradores souberem sobre contabilidade, mais estarão capacitados para tomar decisões de planejamento e controle dentro de uma organização (SALAZAR, 2004).

Com este estudo deseja-se demonstrar a importância da contabilidade para o processo de gestão e a estreita relação entre as informações contábeis e as principais funções operacionais administrativas.

2 OBJETIVO

Este artigo tem como objetivo demonstrar através de referencial bibliográfico e exemplificação, a importância da utilização das demonstrações contábeis, como fonte de informações indispensáveis às funções administrativas.

3 SISTEMA DE INFORMAÇÃO

3.1 Teoria Geral de Sistemas

 

A utilização das informações contábeis por todos os departamentos reforça o pensamento da organização como um sistema, oriundo de subsistemas menores e parte integrante de um macro sistema, formando assim uma cadeia de interdependência entre os setores. Esta visão sistêmica é uma tendência universal, visto que cada indivíduo faz parte de uma cadeia de processos.

A Teoria de Sistemas da Administração é uma decorrência do desenvolvimento de Teoria Geral de Sistemas do biólogo Bertalanffy (1976), que iniciou um movimento intelectual visando uma ciência unificada. Segundo ele, seria possível construir modelos que tivessem aplicação em muitas áreas de estudo podendo oferecer uma estrutura geral que vinculasse todas as disciplinas científicas, mediante uma relação lógica entre elas (Masiero, 2007).

Dentro da visão sistêmica cada ciência possui princípios e conclusões utilizadas em outras ciências. A matemática é um exemplo de ampla utilização nas mais variadas áreas.

3.2 Fundamentos Elementares dos Sistemas de Informação

As informações são compostas por um conjunto de dados que ordenados, trabalhados, apresentam um significado. O mesmo princípio serve de base para a formação de um sistema de informação. Um Sistema de Informações processa dados (input) e transforma-os em relatórios (output). Esses relatórios são as informações destinadas a pessoas que tomam decisões (usuários) (MAGALHÃES, 2000).

A informação é a base e o resultado da ação executiva. A partir desta constatação, é preciso empreender esforços para suprir os gestores com ferramentas de informática que permitam o planejamento, o registro e o controle das decisões tomadas em cada fase do processo de gestão (PELEIAS, 2002, 15).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)   pdf (185.5 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com