TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância e Impactos da Ferramentas de Tecnologia e Comunicação na Minha Futura Profissão

Por:   •  21/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  709 Palavras (3 Páginas)  •  34 Visualizações

Página 1 de 3

Importância e Impactos da Ferramentas de Tecnologia e Comunicação na minha futura profissão

Diante de um cenário totalmente tecnológico, é difícil pensar em alguma atividade que não exija, de certo modo, o conhecimento e o uso de ferramentas computacionais e de comunicação no dia a dia. Agilidade, transparência, facilidade para se comunicar e de compreender melhor os aspectos técnicos que envolvem o tipo de trabalho são apenas alguns dos diversos benefícios proporcionados por essas ferramentas.

  1. Para o profissional:

        Para o profissional da contabilidade, por exemplo, é possível buscar informações em sites especializados, tais como Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Orgãos de Controle Externo e/ou Interno do Governo (Tribunais de Contas e Controladorias), canais específicos com aulas em vídeo ou explicações sobre determinado tema de difícil compreensão, etc. Além disso, a comunicação pode se dar de forma imediata, tanto com outros profissionais como também com clientes, seja por e-mail ou telefone. Sem precisar estender por demais os exemplos, eis apenas alguns trabalhos que hoje são feitos por meio de sistemas: folhas de pagamento, demonstrações contábeis, auditorias, emissão de nota fiscal eletrônica, armazenamento virtual de dados, assinatura digital, tudo proporcionando maior segurança e confiabilidade nas informações prestadas, disponibilidade e integridade. A tabela (1), ao final, traz exemplos.

  1. Para o cliente:

Do ponto de vista do cliente, a importâncias dessas ferramentas são facilmente percebidas, uma vez que ele consegue dados importantes para suas decisões diretamente da fonte ou de meios confiáveis, sem precisar levar suas dúvidas a outras pessoas, o que reduz tempo e custo. Um exemplo bem fácil de ser identificado é o envio da Declaração de Imposto de Renda. Com tanto acesso disponível, não é mais necessário a muitas pessoas recorrerem a um profissional para ajudá-las, a menos que realmente precisem ou se assim desejarem. O que antes era feito em papel ou entregue por meio dos antigos disquetes, hoje, é feito e entregue online, com preenchimento e envio por meio de um programa ou até mesmo diretamente no Site da Receita Federal.

         Em nossas atuais ou futuras profissões é necessário estar à frente, buscando o aprimoramento contínuo, pois, se por um lado todo o ferramental tecnológico é uma “mão na roda”, por outro, pode ser um verdadeiro obstáculo de impedimento ao progresso. Isso porque aqueles que não se apegam ou têm dificuldade ou resistência a essa evolução constante e rápida acabam ficando para trás e perdendo em competitividade, difícil será a reconquista do seu espaço. Além de preços melhores, os clientes tendem a buscar facilidades e modernismo, como acessos remotos por meio de aplicativos, diretamente por smartphones, comunicações instantâneas e informações disponíveis em tempo real.

        Criatividade e empreendedorismo são também palavras ligadas à ideia dos avanços tecnológicos e se um profissional negligenciar nesses pontos, em um futuro poderá ser substituído por máquinas, já que atividades estão rotineiramente sendo automatizadas por robôs. Então é preciso estar sempre atualizado, não somente nos aspectos legais, mas também ferramentais, usar os meios disponíveis a seu favor, buscar parcerias, ampliando seus recursos. Por meio da Internet, o profissional pode fazer seu próprio marketing e captar clientes para o seu negócio. A criação de páginas webs são essenciais, visto que permitem aos clientes conhecerem o melhor a empresa, o relacionamento e o portifólio de serviços[1], sanar dúvidas iniciais, etc. O uso de redes sociais a favor da Empresa é outro diferencial de grande importância à publicidade.        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (67.1 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com