TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução ao Sistema Financeiro

Por:   •  23/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  954 Palavras (4 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 4

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Instituições Financeiras e Mercado de Capitais

Aula-tema 03: Introdução ao Sistema Financeiro

NOME

Amanda Costa

RA

5668152568

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Instituições Financeiras e Mercado de Capitais

Aula-tema 03: Introdução ao Sistema Financeiro

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina Instituições Financeiras e Mercado de Capitais apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor Carlos Alberto Angelini.

Anhanguera Educacional

2015

O Comitê de Política Monetária e a Ata de sua última reunião

O Copom

O Copom – Comitê de Politica Monetária instituída em 20 de junho de 1996 com o objetivo de estabelecer as diretrizes da politica monetária e de definir a taxa de juros. É um órgão constituído pelo Banco Central do Brasil.

O regulamento do Copom é sempre atualizado para aperfeiçoar o processo.

Formalmente, os objetivos do Copom são: "implementar a política monetária, definir a meta da Taxa Selic e seu eventual viés, e analisar o Relatório de Inflação". A taxa de juros fixada na reunião do Copom é a meta para a Taxa Selic (taxa média dos financiamentos diários, com lastro em títulos federais, apurados no Sistema Especial de Liquidação e Custódia), a qual vigora por todo o período entre reuniões ordinárias do Comitê.

São feitas oito reuniões por ano, e o calendário anual dessas reuniões é divulgado. O Copom é composto pelos membros da Diretoria Colegiada do Banco Central do Brasil: o presidente, que tem o voto de qualidade; e os diretores de Administração, Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos, Fiscalização, Organização do Sistema Financeiro e Controle de Operações do Crédito Rural, Política Econômica, Política Monetária, Regulação do Sistema Financeiro, e Relacionamento Institucional e Cidadania. Também participam do primeiro dia da reunião os chefes dos seguintes departamentos do Banco Central: Departamento de Operações Bancárias e de Sistema de Pagamentos (Deban), Departamento de Operações do Mercado Aberto (Demab), Departamento Econômico (Depec), Departamento de Estudos e Pesquisas (Depep), Departamento das Reservas Internacionais (Depin), Departamento de Assuntos Internacionais (Derin), e Departamento de Relacionamento com Investidores e Estudos Especiais (Gerin). A primeira sessão dos trabalhos conta ainda com a presença do chefe de gabinete do presidente, do assessor de imprensa e de outros servidores do Banco Central, quando autorizados pelo presidente. Nesses encontros é aprestada uma analise de conjuntura doméstica, depois da análise das projeções atualizadas para a inflação, apresentam alternativas para a taxa de juros de curto prazo e fazem recomendações acerca da política monetária. Em seguida, fazem suas ponderações e apresentam eventuais propostas alternativas. Ao final, procede-se à votação das propostas, buscando-se, sempre que possível, o consenso. A decisão final - a meta para a Taxa Selic e o viés.

A última Ata

193ª Reunião

Data: 1º e 2/9/2015

Os membros do Copom analisaram a evolução recente e as perspectivas para a economia brasileira e para a economia internacional, no contexto do regime de política monetária, cujo objetivo é atingir as metas fixadas pelo governo para a inflação.

Foram apresentados todos os índices de evolução recente da economia

Para 2016 projeta-se uma variação/ aumento de 5,7% para o conjunto dos preços administrados por contrato e monitorados.

Como indicador fiscal o superavit primário estrutural que deriva das trajetórias de superavit primário de 0,15% do PIB em 2015 e de 0,70% do PIB em 2016.

Manutenção da taxa de câmbio em R$3,55/US$ e da taxa Selic em 14,25% ao ano (a.a.)

As taxas de inflação alta geram distorções como aumento dos riscos e deprimem os investimentos. E também reduzem o potencial de crescimento da economia, bem como de geração de empregos e de renda.

À vista disso, o Copom avalia que a política monetária deve contribuir para a consolidação de um ambiente macroeconômico favorável em horizontes mais longos.

O Copom considera que, desde sua última reunião, permaneceram elevados os riscos para a estabilidade financeira global, a exemplo dos derivados de mudanças na inclinação da curva de juros em importantes economias maduras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (117.2 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com