TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Licenciatura em Contabilidade e Auditoria

Por:   •  16/5/2019  •  Artigo  •  1.806 Palavras (8 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 8

Anselmo Tomas

Exercícios sobre curva da Procura e Oferta

Nampula, Abril de 2019

INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E GESTÃO

Licenciatura em Contabilidade e Auditoria

Exercícios sobre curva da Procura e Oferta

[pic 1]

Nampula, Abril de 2019

Agradecimentos

Agradeço em primeiro lugar a Deus, pela força espiritual que deposita em mim quando as minhas se esgotam e, por tudo de bom que tem acontecido comigo. Aos meus familiares por mesmo sem contribuírem de forma directa nos meus estudos, têm muita preocupação e sempre apoiam de uma forma ou de outra, e mesmo distantes fazem-se presente nessa longa jornada.

Ao ISCED pela oportunidade que me oferece de poder formar-me como profissional e em muito contribui para a construção do meu carácter enquanto pessoa.

E por fim, mas não menos importante, gostaria também de agradecer a todos quantos contribuem, ainda que de forma indirecta à concretização deste sonho.

Resumo

O mercado pode ser definido como a instituição que facilita o processo de troca ao permitir o encontro entre compradores e vendedores. A noção de mercado implica a noção de troca. Nos mercados, os compradores estão do lado da procura e os vendedores do lado da oferta.

A oferta e a procura são proposições que predizem o comportamento dos indivíduos em resposta a mudanças no seu ambiente económico.

Lista de Siglas e Abreviaturas

Qd – Quantidade da demanda

Qs – Quantidade da oferta

S – Oferta

D – Demanda

P – Preço

P1 – Preço inicial

P2 – Preço final

PE – Preço de equilíbrio

Q – Quantidades

QE – Quantidade de equilíbrio

Qd1 – Quantidade da demanda inicial

Qd2 – Quantidade da demanda final

Qs1 – Quantidade da oferta inicial

Qs2 – Quantidade da oferta final



Índice

Agradecimentos        ii

Resumo        iii

Lista de Siglas e Abreviaturas        iv

Introdução        3

Objectivos        3

Objectivo geral        3

Objectivo específico        3

Metodologia        3

Resposta 1.        4

A Curva da Procura        4

A Curva da Oferta        4

Resposta 1. a)        4

Resposta 1.b)        5

Resposta 1. c)        5

Características do Monopólio        6

Características de Monopsónio        6

Características de Oligopólio        7

Resolução do exercido 3.        8

Resposta a).        8

Resposta b).        11

Conclusão e Recomendações        12

Bibliográfica        13

Introdução

Oferta e a Procura são os termos mais comuns que as pessoas recordam ao falar sobre o estudo da Economia. A Oferta e a Procura são forças fundamentais do mercado. A intersecção das curvas geradas pela Oferta e pela Procura determina o preço de equilíbrio. Nem sempre este preço permanece neste estado.

Este trabalho visa estudar estes conceitos e algumas forças que podem alterar o preço e ou a quantidade Procura e ofertada através da resolução de exercícios.

Objectivos

Objectivo geral

Pretende-se ao longo da pesquisa Compreender de que forma a oferta e a procura se relacionam num determinado ambiente económico.

Objectivo específico

Especificamente pretende-se discutir conhecimentos relacionados a procura de mercadorias quaisquer demostrando os pontos fundamentais para a operação de problemas de procura e da oferta de quaisquer produtos comerciais nos moldes de decifração matemática das equações de procura e oferta e interpretação das curvas da procura e oferta.

Metodologia

As metodologia utilizadas neste trabalho são pesquisa bibliográfica pesquisa qualitativa e quantitativa.

1. Defina cuidadosamente qual o significado da curva da procura e oferta. De seguida analise sob ponto de vista da procura e oferta os seguintes eventos graficamente;

a) Aumento do rendimento das famílias;

b) Aumento de preço de um bem substituto;

c) Período da quadra festiva.

Resposta 1.

A Curva da Procura

A curva da procura evidencia a quantidade procurada de um bem para vários preços, considerando-se que os outros determinantes da procura não variam (condição ceteris paribus), sendo essa relação, entre o preço e a quantidade procurada, normalmente inversa (para os bens normais e superiores), pelo que a curva da procura tem um declive negativo, onde, por convenção, se mede o preço P no eixo das ordenadas e a quantidade procurada X no eixo das abcissas, que é conhecida por função inversa1 da procura.

A Curva da Oferta

A oferta de um determinado bem varia directa e positivamente relativamente ao seu preço. A curva da oferta é uma curva que mostra para cada preço P a quantidade desse bem, Q, que os vendedores estão dispostos a ofertar no mercado. Geralmente a sua inclinação é positiva, que neste ponto deve também ser aceita como um facto empírico, indica que os vendedores estão dispostos a ofertar mais, quando maior for o seu preço.

R: 1. a) O gráfico abaixo ilustra o aumento do rendimento das famílias: exemplo do preço do amendoim gerando renda das famílias camponesas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (493 Kb)   docx (731.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com