TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Licenciatura em Contabilidade e Auditoria 1o Ano

Por:   •  2/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.983 Palavras (8 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade Católica de Moçambique

Faculdade de Gestão de Recursos Florestais e Faunísticos

Extensão Lichinga

Licenciatura em Contabilidade e Auditoria 1o Ano

Cadeira de Ética Geral

Trabalho em Grupo

Tema: O Capitalismo

Discente:

Amza Abdul Satar

Inocêncio Nelson Matias Cardoso

Luísa Maria da Costa Nobre Raul

Docente:

Inácio Mole

Lichinga

2019

Índice

Introdução        1

Objectivos        1

Objectivo Geral        1

Objectivos específicos        1

O capitalismo        2

Conceito, significado e Historial        2

Consequências e impactos do capitalismo        2

Pensamento da igreja sobre o Capitalismo        3

Pensamento do grupo sobre o capitalismo        5

        Propriedade privada dos meios de produção;        5

        Busca pelo máximo lucro e pela acumulação de riquezas        5

        Economia de mercado (e a lei da oferta e da demanda)        5

Trabalho assalariado        5

Existência de classes sociais (capitalistas e proletários)        5

Referencia Bibliográfica        7

Introdução

O presente trabalho tem como tema o Capitalismo, o mesmo é um sistema económico e social baseado na propriedade privada e na acumulação de capital. Surgiu no século XVI, na passagem da Idade Média para a Idade Moderna, na Europa Ocidental devido às mudanças ocorridas com a centralização do poder nas mãos do rei e da ascensão da burguesia, a sociedade experimentou uma grande transformação, a partir da decadência do sistema feudal e do nascimento de uma nova classe social, que é a burguesia. O capitalismo provem da palavra capital originária do latim “capitale “ e significa "cabeça", no qual faz alusão às cabeças de gado, ou seja, uma das medidas de riqueza nos tempos antigos. Pode relacionar-se também à cabeça em seu sentido racional, ou seja, a cabeça como parte superior do corpo que pensa e que comanda as demais partes.

Objectivos

Objectivo Geral

  • Compreender como o capitalismo funciona na sociedade no nosso dia-a-dia.

Objectivos específicos

  • Saber o que é o capitalismo;
  • Saber quais são as consequências e impacto do capitalismo;  
  • Saber qual é o posicionamento da igreja perante a sociedade;
  • Compreender o pensamento do grupo sobre o capitalismo.

                                                                                                   

O CAPITALISMO

Conceito, significado e Historial

De acordo com Bezerra (2011), O capitalismo é um sistema económico e social baseado na propriedade privada e na acumulação de capital.

Surgiu no século XVI, na passagem da Idade Média para a Idade Moderna, a partir da decadência do sistema feudal e do nascimento de uma nova classe social, que é a burguesia.

 Ela, ainda refere que, o capitalismo surgiu na Europa Ocidental devido às mudanças ocorridas no sistema feudal. Com a centralização do poder nas mãos do rei e da ascensão da burguesia, a sociedade experimentou uma grande transformação. Ocorreram diversas modificações no modo de produção, aumento da urbanização, no surgimento de novas técnicas de fabricação que permitiram a diminuição de preço das mercadorias.

Segundo Bezerra (2011), a palavra capital vem do latim “capitale “e significa "cabeça", no qual faz alusão às cabeças de gado, ou seja, uma das medidas de riqueza nos tempos antigos. Pode relacionar-se também à cabeça em seu sentido racional, ou seja, a cabeça como parte superior do corpo que pensa e que comanda as demais partes. Há, ainda, outra definição que faz referência ao capital de um estado ou país, ou seja, à cidade onde se concentra a administração e direcção dos negócios públicos.

Consequências e impactos do capitalismo

De acordo com Freitas (2008), refere que:

Apesar das várias contribuições económicas, tecnológicas, de conforto que o capitalismo proporcionou, esse também produz diversos aspectos negativos nas sociedades, desse modo os principais problemas provocados pelo sistema em questão são:  

Divergência entre capital e trabalho:  processo derivado da luta pelos interesses da classe proletária que constantemente busca melhorias em diversos aspectos como aumento salarial, diminuição da jornada de trabalho, melhores condições de trabalho entre outras reivindicações trabalhistas, do outro lado estão os detentores dos capitais e dos meios de produção que exploram a mão-de-obra com objectivo de adquirir uma lucratividade maior e assim acumular mais capitais.  

Degradação ambiental:  o sistema capitalista está ligado à produção em massa e o consumo na mesma proporção, com isso produz o lucro, para a obtenção de matéria-prima é preciso retirar da natureza diversos recursos. A exploração constante e desenfreada tem deixado um saldo de devastação profunda no meio ambiente. Durante o último século o mundo passou por profundas evoluções e a natureza sempre foi usada nesse processo, porém sem planeamento a mesma já demonstra saturação e incapacidade de regenerar. Ultimamente a humanidade tem comprovado os reflexos, tais como aquecimento global, elevação dos oceanos, mudanças climáticas, escassez de água entre muitos outros.  

Intensificação das desigualdades sociais:  a busca incessante por lucros faz com que haja uma grande exploração do trabalho por parte dos donos dos meios de produção, isso ocorre com mais intensidade por causa da falta de emprego, como existe uma grande oferta de trabalhadores os salários consequentemente são baixos, além da modernização da produção que retira um número muito elevado de postos de trabalho. A exploração da força de trabalho aumenta cada vez mais a disparidade económica existente, pois concentra as riquezas nas mãos de poucas pessoas.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (173.2 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com