TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Liderança Democrática

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 3

Sumário

1.  Introdução2

2.  Desenvolvimento3

2.1. Tipo de liderança: democrática3

2.2 .Estratégias motivacionais3

2.3. Comunicação interna externa4

3. Conclusão .................................................................................................................................................5

4.  Referencia bibliográfica6

   

1. Introdução

O presente trabalho tem por objetivo demonstrar o melhor tipo de liderança que poderíamos utilizar na cafeteria. Demonstrar as melhores estratégias motivacionais e de comunicação para que o proprietário se mantenha a frente de seu negocio, ou seja, tendo domínio sobre ele.

2. Desenvolvimento

A cafeteria está passando por um processo de adaptação para responder as necessidades de seus clientes, e até mesmo de sua empresa. Não basta ter uma equipe talentosa, ela tem que estar motivada, bem informada, e manter uma boa comunicação tanto interna como externa, para bom funcionamento e crescimento da empresa e de seus colaboradores.  

        

2.1 Liderança democrática

Melhor tipo de liderança a ser usado na cafeteria é a democrática pois os objetivos a serem alcançados e técnicas a serem utilizadas para atingir o publico alvo são discutidos  pelo grupo,  estimulado, aconselhado e assistido pelo líder, passando este a sugerir mais de uma alternativa para o grupo escolher.

A divisão das tarefas fica a critério do próprio grupo e cada membro tem liberdade de escolher seus companheiros de trabalho. O líder procura ser um membro normal do grupo, em espírito, sem encarregar-se muito de tarefas.

O líder é "objetivo" e limita-se aos "fatos" em suas críticas e elogios.

2.2 Estratégias motivacionais

Motivação pode ser definida como o motivo pelo qual os colaboradores realizam uma atividade. Existem dois tipos de ferramentas motivacionais que poderiam ser utilizadas na cafeteria:

Financeiro: aumento de salário, abono salarial, comissão.

Reconhecimento social: festa para os colaboradores da empresa por ter alcançado as metas, subir de cargo, melhor funcionário do mês.

2.3 Comunicação interna e externa

Sabemos que a comunicação é o processo de troca de informações entre duas ou mais pessoas.

Visando isso, decidimos que o melhor para a cafeteria seria a comunicação ascendente, pois ela contribuirá para aliviar as tensões ao permitir aos empregados de nível inferior compartir informações relevantes com seus superiores e estimulando a participação e compromisso de todos, ou seja, uma tomada de decisão coletiva, mostrando as habilidades, buscando uma melhoria para os conflitos existentes, entre outros beneficio. Exemplo:

  • Programas de sugestões para que os funcionários tenham a oportunidade de apresentar sugestões, reclamações, críticas e elogios.

Dessa forma obteremos uma boa reposta feed back através da comunicação descendente, que parte dos lideres até os liderados. Onde orientará os funcionários fornecendo as informações de que precisam para desempenhar suas funções, devem ter clareza de propósito e eficiência na mensagem, delegando normas e regras, em busca de alcançar seus objetivos.

Além disso, buscar uma boa comunicação externa seria uma das melhores formas de criar uma imagem que possa dar identidade na marca da cafeteria, identificando-se com os diferentes públicos externos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (113.9 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com