TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MATEMÁTICA LÚDICA NO 7º ANO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  20/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  895 Palavras (4 Páginas)  •  690 Visualizações

Página 1 de 4

TEMA

A MATEMÁTICA LÚDICA NO 7º ANO ENSINO FUNDAMENTAL

Giancarlo Oliveira do Nascimento

Castanhal - Pará

2014

GIANCARLO

A MATEMÁTICA LÚDICA NO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Pré-projeto apresentado como requisito básico para a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Matemática.

Orientador (a):

Castanhal – Pará

2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO        

2. JUSTIFICATIVA        

3. OBJETIVOS        

3.1 GERAL        

3.2 ESPECÍFICOS        

4. METODOLOGIA DA PESQUISA        

5. CRONOGRAMA        

REFERÊNCIAS        


1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO

O aprendizado da matemática tende a ser menos prazeroso e mais árduo que as outras disciplinas, surgindo assim o desinteresse dos alunos e a reclamação constante dos professores, que normalmente limitam-se a mera transmissão de conceitos, fórmulas, definições e resultados sem qualquer significado. O aluno é o foco central do processo de aprendizagem, portanto, dever ter seu interesse despertado.

Ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de  resolver problemas, surgindo assim a necessidade dos professores procurarem alternativas que aumentem a motivação da aprendizagem, desenvolvendo a auto confiança, a organização e concentração, permitindo que o outro construa por meio da alegria e do prazer de querer fazer e construir.

Com este trabalho visamos de fazer uma reflexão sobre o lúdico e a Matemática no processo de ensino/aprendizagem discutindo, entre outras, as seguintes questões dentro da temática proposta: Os jogos matemáticos podem ser usados para o desenvolvimento da criatividade, conceitos lógicos e a socialização dos alunos? Que benefícios os jogos podem trazer para o ensino da Matemática? Qual a importância do jogo na formação do aluno? Como usar os jogos no ensino da Matemática?

2. JUSTIFICATIVA

Ainda hoje com todo o avanço da tecnologia sabemos das dificuldades enfrentadas pelos alunos no que diz respeito ao aprendizado da matemática uma vez que, a maioria dos professores ainda transmitem os conteúdos de forma mecânica, monótona sem despertar o interesse do aluno.

A busca por alternativas que venham facilitar o processo ensino aprendizagem na disciplina em questão despertou nosso interesse em analisar as possibilidades da utilização do jogo no ensino da Matemática

O gosto pela atividade lúdica é inerente ao ser humano e por ele passam grande parte dos contatos sociais que a criança ou o jovem estabelece ao longo de sua vida. Assim, o professor deve procurar organizar seu curso tornando-se orientador ou facilitador da aprendizagem, deve ver o aluno como o centro da aprendizagem e deve organizar atividades que permitam a realização de jogos e experimentos.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais apresentam uma visão de integração do aluno como agente do processo de aprendizagem, através de situações em que o aluno vivencie de forma prática o que está sendo ensinado e de modo que tudo isso possa contribuir para sua inserção no meio social. Neste contexto, o jogo se torna um instrumento capaz de concretizar esse pensamento a partir do momento em que trabalha a questão da interdisciplinaridade e da socialização dos conteúdos específicos de cada disciplina.

Como os jogos matemáticos ainda não é uma rotina nas escolas é importante uma analise mais profunda dessa tendência, para que possamos assumir de forma consciente nossa atuação enquanto educadores na utilização do lúdico no ensino da Matemática.

Este trabalho justifica-se pela necessidade de uma análise do tema abordado, A Matemática Lúdica no 7º Ano do Ensino Fundamental, juntamente com o desejo de compreender como os jogos matemáticos podem ser utilizados para o desenvolvimento da criatividade, conceitos lógicos, capacidade de resolver problemas e socialização.

A escolha do tema se deu a partir de observações enquanto da realização de estágio, onde foi possível perceber erros e dúvidas dos alunos na resolução de problemas e  cálculos, principalmente no que refere aos números decimais escritos na forma de fração, como também a falta de motivação em se tratando do ensino dessa disciplina.

Portanto, nessa pesquisa, o jogo será o ponto de partida para preparar o aluno para lidar com questões abstratas que exijam reflexão além da elaboração de estratégias e de soluções para as situações problema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (134.5 Kb)   docx (300.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com