TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A METODOLOGIA CIENTÍFICA

Por:   •  21/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 3


METODOLOGIA CIENTÍFICA[pic 1]

Discente: Carina Lopes Gama

Matrícula: 203000866

Novembro – 2021

Ilhéus - Bahia

PROJETO DE PESQUISA

ESTRUTURA

PERGUNTA

RESPOSTA

OBJETO

QUAL É O TEMA?

O presente estudo busca investigar uma visão de educação que acolha a reforma da prática pedagógica para atingir uma educação complexa e transformadora.

HIPÓTESE

POR QUE VOCÊ ACHA QUE ISSO ACONTECE?

As observações preliminares levantam a hipótese de que as ações contínuas da humanidade abrem espaço para alterações sociais, econômicas   e   culturais que promovem mudanças ou destruição e afetando fortemente todos os aspectos do processo educacional. Devido a tantos imprevistos e incertezas, faz-se cada vez mais necessária a presença de pessoas preparadas para descobrir novos caminhos e buscar recursos que possam auxiliar na luta contra os desafios e as dificuldades impostos pela vida contemporânea.

METODOLOGIA

ONDE E QUANDO A PESQUISA FOI (SERÁ)

REALIZADA? (Período e lugar)

DE QUE MANEIRA VOCÊ VAI ENTENDER/COMPREENDER ISSO?

O QUE VOCÊ QUER COMPREENDER?

ORGANIZAR? ARTICULAR? DESCREVER?

Buscou-se investigar pontos de convergência entre os alicerces e princípios da educação segundo Freire e a proposição da reforma de pensamento de Morin, mostrada sob uma nova perspectiva na  ciência  e  na  educação,  chamada de  pensamento  complexo. Para verificar essa hipótese optou-se por verificar alguns modos e processos das teorias e, a fim de agregar informações, proporcionando uma visão mais ampla e abrindo portas para uma nova percepção de  leitura,  análise e aplicação. Dessa forma, torna-se possível ver aquilo que pode estar oculto, interpretando  os  aspectos  objetivos,  subjetivos  e  intersubjetivos.

OBJETIVOS

QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DA ÉSQUISA?

A investigação assim conduzida tinha por objetivos encontrar um pensamento menos mutilador sobre educação e encontrar formas de superar a prática pedagógica conservadora.

JUSTIFICATIVA

POR QUE ESSE TEMA É IMPORTANTE?

Tal   esforço   se   justifica   pela

importância   do   tema, tendo em vista que a educação precisa estar em constante processo de evolução a fim de abraçar as mudanças socais e as necessidades dos estudantes, se certificando de que o processo educacional inclua e reflita o mundo ao redor dos alunos. Dessa forma, buscar por novas práticas educacionais que sejam transformadores revela-se uma demanda urgente.

REFERENCIAL TEÓRICO

QUE AUTORES PESQUISAM ESSE TEMA?

Por   fim,   cabe   enfatizar   que   tal   temática

Por fim, cabe enfatizar que a temática vem   sendo   amplamente   estudada   na

Área por Paulo Freire, Edgar Morin, Alex da Costa Silva, Jacques Delors e Bernadete Gatti.

Referência:

Prigol, E. liz, & Behrens, M. A. (2020). Educação Transformadora: As interconexões das teorias de Freire e Morin. Revista Portuguesa De Educação33(2), 5–25. https://doi.org/10.21814/rpe.18566. Qualis: A1.

PROJETO DE PESQUISA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (77.5 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com