TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Matematica Financeira

Por:   •  22/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.459 Palavras (6 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 6

SOCIEDADE NILZA CORDEIRO HERDY ED. CULT. S/S

UNIGRANRIO – ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

CURSO SUPERIOR EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

 ADRIELLE CÂMARA DE FREITAS

        A CONTABILIDADE NO BRASIL

Rio de Janeiro – RJ

2018

SUMÁRIO

1        INTRodUção        03

1.1        OBJETIVO        04

1.1.1 Objetivo Geral        05

1.1.2 Objetivos Específicos        06

1.1.3 Delimitação do Estudo        06

1.2        JUSTIFICATIVA        07

2  DESENVOLVIMENTO.......................................................................................08

5        CONSIDERAÇÕES FINAIS        11

Referências        12


  1. INTRodUção

      O homem primitivo já praticava uma contabilidade rudimentar ao contar seus instrumentos de caça, pesca e seus rebanhos. Com o passar dos séculos, a evolução da contabilidade começa a aparecer com uma maior importância, como no Egito, através de escritos em papiros, os egípcios faziam um controle.

Avançando, vamos para a Contabilidade no Brasil, que surgiu na época do Brasil colônia de 1500 a 1908. Como as expedições marítimas portuguesas eram intensas devido às explorações de grande quantidade de matérias primas brasileiras, eram pedras preciosas, ouro, madeira e derivados da cana-de-açúcar.

            Na época, Portugal que temia as ameaças de invasões estrangeiras,       sobretudo a francesa, levou a coroa portuguesa a intensificar o registro e fiscalização dos navios. Assim, em 1954 os armazéns alfandegários ficaram sobre responsabilidade de Gaspar Lamego, que foi o primeiro administrador e contador geral das terras do Brasil.


  1. OBJETIVO

O presente trabalho visa através de um recorte temporal específico, estudar a evolução da ciência contábil no Brasil, de tal forma que possamos entender desde o descortinar do pensamento brasileiro, até os dias atuais. Mostrando como as escolas estrangeiras influenciaram a contabilidade brasileira, tendo destaque a escola portuguesa, por ter sido a maior influenciadora, por conta de nossa história, haja vista que os portugueses foram nossos colonizadores, após a transferência da Corte para o Brasil, sendo toda a máquina lusitana transferida para a colônia, fazendo com que assim a ciência contábil começasse a evoluir mais rápido em nosso país.


  1. Objetivo Geral

     O foco desse estudo é entender a contabilidade desde seus primórdios com a chegada dos colonizadores portugueses, onde o principal objetivo era o controle das especiarias, dos metais preciosos e principalmente do pau-brasil, que eram exportados para o velho continente.

     Passando pelo rápido avanço graças à chegada da Corte portuguesa ao Brasil e finalmente chegando aos dias atuais, onde o uso da tecnologia os auxilia.


  1. Objetivos Específicos

Demonstrar como a evolução do pensamento contábil brasileiro, fez chegar ao estágio atual, mostrando através de uma linha histórica o aprimoramento das técnicas contábeis, para que possamos melhor entender como alcançamos o estágio atual da Contabilidade.

  1. Delimitação do Estudo

O principal papel da Contabilidade no começo do Brasil colônia foi de adequar todos os senhores que começaram a ter mais bens de valores, e então surgia a preocupação, em deixar de memorizar a quantidade de seus bens e se fazer  registro. Foi necessário para as práticas de mudanças um cenário contábil favorável e crescente, contribuiu significativamente no desenvolvimento financeiro de nosso país. Demonstrando que havia uma necessidade constante de se controlar todas as entradas e saídas de tudo que se vendia e se consumia.

Todos os fatos nos da uma grande ideia da dificuldade desses profissionais da época.

  1. JUSTIFICATIVA

A evolução humana sempre nos mostrou que a melhor forma de entendermos o presente e tentar entender o rumo que todas as coisas estão tomando, é olharmos para o nosso passado, e isso também se aplica às ciências empíricas e exatas, como é o caso da Contabilidade.

Por isso acreditamos que a melhor forma de entendermos as técnicas e a ciência contábil dos dias atuais, é olharmos para o passado e compreendermos como chegamos aos dias atuais.


2. DESENVOLVIMENTO.

Criada com a finalidade dos tribunais de constas atuais, Portugal fundou a casa dos contos do rei, no ano de 1679, como primeiro órgão de ordenação de fiscalização de receitas e despesas do Estado português, a Casa dos Contos reunia os documentos referentes a receitas e despesas estatais, sob as quais se pretendia maior rigor.

 O desenvolvimento social que ocorria naquele período, aliado a expansão da atividade colonial provocou um aumento nos gastos, exigindo um melhor controle das contas públicas e receitas do Estado, e para este fim foi implantado o órgão denominado Erário Régio.

Erário Régio, que teve sede em Lisboa até 1807. Nesse ano a entrada de Portugal nas Guerras Napoleônicas, culminou com a transferência da Corte Portuguesa para o Brasil.

Com a família Real já instalada em solo brasileiro, o príncipe Dom João, restituiu em 1808 o erário Rege, com sede no Rio de Janeiro. Daí por diante, o Erário Régio ganhou mais autonomia proporcionando a expansão e o desenvolvimento socioeconômico, e com ele adotou o método das partilhas dobradas, já utilizadas em Portugal.

O órgão era composto por um presidente, um inspetor geral, um contador e um procurador fiscal, eles realizavam toda a arrecadação e distribuição. Com finalidade de instruir esses profissionais surgiu em 1809, no Rio de Janeiro a aula comércio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (199.8 Kb)   docx (269.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com