TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Matematica Financeira

Por:   •  5/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.225 Palavras (13 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADES INTEGRADAS TORRICELLI-FIT/ANHANGUERA

                Matemática Financeira

Juros Simples e Composto.

                                               

Guarulhos- SP

Outubro / 2013

FACULDADES INTEGRADAS TORRICELLI-FIT/ANHANGUERA

                   Matemática Financeira

Juros Simples e Composto.

                                             

Trabalho para ser avaliado pelo Professor José  Assunção da Disciplina de Matemática Financeira,dos Cursos de Administração e Ciências Contabéis.

 

 Guarulhos- SP

Outubro / 2013

Sumário

1- Introdução  .........................................................................................Pág. 04

2- Terminologias......................................................................................Pág.06

3-Juros Simples........................................................................................Pág.07

3.1-Cálculos  rendimentos á juros simples..............................................Pág.07

3.2-Cálculos de juros pagos ao mês.........................................................Pág.08

3.3-Dedução capitalização simples..........................................................Pág.09

4.-Juros Compostos..................................................................................Pág.10

4.1-Capitalização á juros compostos ......................................................Pág.10

5- Estudo de Caso....................................................................................Pág.12

6-Conclusão.............................................................................................Pág.15

7-Referencias Bibliográficas..................................................................Pág.16

1-Introdução.

A Matemática Financeira tem por função estudar as várias formas de evolução do valor do dinheiro no tempo, sendo uma ferramenta de grande utilidade na tomada de decisões no dia-a-dia.

Como o dinheiro tem um valor no tempo, isto deve ser considerado em qualquer tomada de decisão, sendo ela no campo pessoal ou profissional.

Como a evolução do mercado financeiro, está cada vez bem mais estruturadas, as operações nem sempre são clara e bem explicada, isto faz com que o consumidor não saiba decidir, o que é melhor para ele em determinado momento. Cálculos financeiros básicos são muitos úteis,eles auxiliam a fazer bons negócios e a economizar dinheiro.

Este trabalho tem como objetivo apresentar ao leitor, a diferença entre juros simples e juros compostos, ressaltando a importância de estudar principalmente a capitalização composta.

Quem nunca ouviu falar do tal de Juros? Ou das taxas de juros fixadas pelo Copom (Banco Central do Brasil), taxa selic,entre outras tantas taxas que se perdem de vista ao entendimento de muitas pessoas.

Primeiramente vamos ao conceito de juros?

Juros é um atributo de uma aplicação financeira, ou seja, referimos a uma quantia em dinheiro que deve ser paga por um devedor (o que pede emprestado) pela utilização de dinheiro de um credor (aquele que empresta).

A capitalização simples (juros simples) está mais relacionada ás operações com períodos de capitalização inferiores a 1 e a descontos de títulos de agentes financeiros. Por exemplo  a taxa de juros do cheque especial cobrada dentro de um mês e os descontos de cheques pré-datados nos bancos.

O regime de capitalização composta (os juros compostos) está mais ligado aos casos em que o período de capitalização é superior a 1. Por exemplo: um empréstimo de CDC(crédito direto ao consumidor) disponibilizado pelos bancos, o financiamento de um imóvel ou veículo e a remuneração das aplicações capitalizadas mensalmente dentro de um ano.

Ao longo deste trabalho, falaremos e conheceremos operações que ajudaram a realizar cálculos, e se por alguma eventualidade for fazer algum negócio, a metodologia aplicada ajudará a verificar se o tipo de negócio é vantajoso ou não.

Apresentaremos também uma situação problema, onde através do conhecimento que foi adquirido, se possam desenvolver as etapas dos exercícios propostos.

2-Terminologias

Qualquer operação financeira deve estar estruturada em função do tempo e de uma taxa de juros (remuneração).Os componentes de uma operação,seja a juros simples ou a juros compostos,tem nome.

Veja a seguir,a defininição de cada termo isso auxiliará na compreensão das operações.

Valor Presente ( PV ) - È o valor inicial de uma operação.Está representando o instante 'zero'.Também pode ser chamado de valor de origem ( O ), valor principal (P) ou até mesmo Capital (C).

Taxa de juros (I) - taxa de juros periódicos. Vem do inglês interest rate (taxa de juros).Geralmente está relacionada á sua forma de incidência.Pode ser diária,semanal,quinzenal,mensal,semestral,anual entre outras.Essa taxa é expressa em forma percentual.Exemplo 5 %. Quando se vê a letra i, minúscula indica que a taxa I, foi dividida por cem. Exemplo: 0,05

Tempo (n) - números de períodos envolvidos na operação. È o tempo,que deve estar de acordo com a taxa de juros.

Valor Futuro (VF) - Representado no instante 'n'‘n’. È composto de amortização mais juros. Também pode ser chamado de valor de resgate,montante (M ), ou Saldo Futuro ( S ).

3-Juros Simples

Saber lidar com certas situações, que envolvem juros é uma necessidade para todas as pessoas. Todo o indivíduo faz compras,eventualmente á crédito,isso já suficiente para mostrar a necessidade de um mínimo de conhecimento sobre o assunto.Muitas situações cotidianas da maioria das pessoas envolvem o conceito de juros,como um financiamento de automóveis,empréstimo bancário,correção da poupança e o mais temido de todos ,os juros das empresas que emprestam dinheiro e das operadoras de cartões de crédito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (259.2 Kb)   docx (24.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com