TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original

Por:   •  12/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.909 Palavras (12 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 12

“A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original”. (Albert Einstein)

1 INTRODUÇÃO

Nesta produção textual, você acompanhará a rotina administrativa, processos e implicações contábeis, através da própria visão do empresário, sobre a: contabilidade sua importância, relevância, enfim a visão empresarial e contábil geral. No contexto empresarial veremos como se faz a contabilidade de uma determinada panificadora, seu regime, seus tributos, órgãos fiscalizatórios, todas as suas atividades contábil e fiscal. Alem da sua rotina, veremos seu processo administrativo, como é feito seu planejamento, e como é realizado o controle da empresa.

O objetivo também deste trabalho, é apresentar com são realizados os processos contábeis dentro de uma empresa. Evidenciar os tipos de contabilidade interna e externa e as normas utilizadas para realização da escrituração contábil mostrando artigos e leis. Observaremos também de que forma é vista a contabilidade na visão dos donos da empresa, fazer algumas perguntas do tipo:

a) O que você entende por Contabilidade?

b) Como você pode descrever as contribuições da Contabilidade para a Gestão Empresarial?

c) Você se sentiu satisfeito com as contribuições da Contabilidade para sua empresa? Justifique.

d) Você acredita que a Contabilidade poderia contribuir de outra forma para a empresa? Especifique.

Depois de feita essa anamnese do responsável pela entidade, passaremos para as atividades envolvidas pela contabilidade, quais são elas e como são feitas? Evidenciaremos as atividades contábeis e planos de contas realizadas pela entidade que foi pesquisada.

Observando ainda as Demonstrações Contábeis Obrigatórias, os registros e órgãos responsáveis e quais os resultados se não houver estes registros. Passaremos por um tópico de suma importância que é o Regime Tributário e os impostos (Municipais, Estaduais e Federias) onde e quando eles são cobrados e o qual os respectivos valores das alíquotas. Entender dessa forma se o responsável pela entidade sabe quais os benefícios gerados pelos impostos gera para sua empresa e se existe um planejamento interno sobre este assunto. Na parte final da nossa pesquisa com essa entidade veremos sobre a complexidade as atividades contábeis dessa empresa e a razão da sua escolha.

Passaremos também pelo setor administrativo discorrendo sobre o ato de planejar, organizar, dirigir e controlar.

Evidenciaremos os tipos de ambientes da empresa quem e o quê fazem parte de cada um deles. Na parte final da produção com todas as informações obtidas sobre estes aspectos observaremos se a entidade mantém uma ligação entre os ambientes e levam em consideração as informações obtidas sobre o ambiente externo. Por último, e de grande importância evidenciaremos exemplos de operações matemáticas utilizadas na área contábil.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

1. Apresente como é realizada a Contabilidade da Empresa. Descreva se a Contabilidade é interna ou externa. Explique se existe norma legal determinando a forma que deve ser elaborada à escrituração contábil apontando qual lei/artigo. Resposta: A Contabilidade é externa. E a elaboração da escrituração contábil é baseada na Lei 6.404/76, alterada pela Lei nº 11.638/07 e Art. 176. 2. a) O que você entende por Contabilidade? Resposta: A contabilidade é um serviço necessário para qualquer empresa auxiliando na prestação de contas junto aos órgãos competente.

b) Como você pode descrever as contribuições da Contabilidade no processo de Gestão Empresarial?Resposta: Na transmissão de declarações, informações sobre regimes e alíquotas, cálculos tributários e trabalhistas, na escrituração contábil e fiscal.

c) Você se sente satisfeito com as contribuições da Contabilidade para a sua empresa? Justifique.

Resposta: Sim. Supre as necessidades da empresa sempre que solicito.

d) Você acredita que a Contabilidade poderia contribuir de outra forma para a empresa? Especifique.

Resposta: Ela corresponde às necessidades da empresa.

3. Quais são as principais atividades desenvolvidas pela Contabilidade? De forma objetiva as principais funções que a área contábil proporciona para a empresa pesquisada.

Resposta: Escrituração fiscal e contábil (livro diário), transmissão do Sintegra, cálculo do DAS/Simples Nacional.

4. A empresa possui Plano de Contas específico? Apresente algumas de suas principais contas.

Resposta: Não tem.

5. Descreva todas as Demonstrações Contábeis Obrigatórias da empresa, bem como o período de elaboração de cada um destes relatórios. Informe se para validade jurídica destas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (60 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com