TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Portfólio - Portfólio Ciclo 2 DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE Escolha uma empresa que se destaque no comércio eletrônico e faça um breve resumo, contendo sua história, da ideia original à situação atual. Procure apresentar, também, as cara

Por:   •  26/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 2

SHEIN

Uma das maiores varejistas online, fundada em 2008 por Chris Xu, na China. Atualmente a empresa vende produtos em 195 países. Em 2021 a empresa já tinha uma avaliação de 30 bilhões de dólares.

Quando fundada tinha o nome de ZZKKO, o empresário de marketing Chris Xu vendia apenas vestido de noiva, mais tarde então passou a vender roupas femininas, e alterou o nome da marca para Sheinside, a empresa fazia a compra de seus itens no mercado atacadistas e depois revendia, e não fazia participação nos desenhos e na produção das peças. A partir de 2012 a empresa começou a fazer parcerias e investiu muito no marketing nas mídias sociais, enviando brindes a influencers. Em 2014 adquiriu a Romwe, uma varejista de comércio eletrônico, e então começou a desenhar e produzir seus próprios produtos.

Sua natureza de negócio é o Business-to-consumer (B2C Empresa para consumidor), significa que a empresa vende diretamente aos consumidores finais dos produtos. Esse modelo é voltado à população, e inclui as vendas de produtos utilizados no dia-a-dia. E tem suas vantagens e desvantagens; suas vantagens e o processo simplificado de vendas, a motivação de compras, a grande frequência de vendas e o amplo mercado; suas desvantagens e o relacionamento curto, a incerteza nas vendas e os grandes esforços para as vendas.

Seu modelo de negócio é um dos mais populares da atualidade, Lojas virtuais (e-tailer), que permite aos clientes acesso a vários produtos com muitas fotos sobre aquele produto, podendo adicioná-los ao carrinho e escolher vários tipos de produtos, e assim finalizar a compra. Seu modelo de receita é por vendas diretas de produtos.

Uma das estratégias de captação e conversão da empresa foi o investimento no marketing da empresa, os preços acessíveis, e o envio de artigos a influencer da internet

que fez com que a empresa caísse na graça da população e se espalhasse com grande rapidez.

Uma possível desvantagem é a perda de produtos e lucros e também as possíveis frustrações que possa causar a esses influencers ocasionando na má divulgação dos produtos e da marca.

A empresa se envolveu em algumas polêmicas e em processos ao longo de seu crescimento. A empresa tem uma vasta variedade de produtos, e já foi acusada mais de uma vez de fazer cópias de desenhos de produtos. Também houve algumas polêmicas relacionadas com os direitos trabalhistas e com a exploração de mão-de-obra.

Entre tantas polêmicas não podemos negar que a empresa tem uma boa qualidade de produtos e com o preço acessíveis a pessoas de baixa renda. Tornando possível pessoas com poucas condições ter acessos a produtos da atualidade.

Referencia:

B2B e B2C: O Que são, Diferenças e Exemplos. Neil Patel. Disponível em: <https://neilpatel.com/br/blog/b2b-e-b2c/?lang_geo=pt>. Acesso em: 27 Mar. 2022.

DOS, Contribuidores. Varejista chinesa de fast fashion online. Wikipedia.org. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Shein>. Acesso em: 27 Mar. 2022.

FUNDAMENTOS DO E-COMMERCE. Ciclo 2 – E-commerces e o mercado atual – Fundamentos do E-commerce. Claretiano.edu.br. Disponível em: <https://md.claretiano.edu.br/funecom-g04307-fev-2022-grad-ead/2019/11/01/ciclo-2-e-commerces-e-o-mercado-atual/>. Acesso em:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (44.6 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com