TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo: A Marca Mundial de Uma Ideia Original

Por:   •  11/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  717 Palavras (3 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 3

JÉSSICA DE FÁTIMA FERREIRA

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – 10º PERÍODO

EMPREENDEDORISMO

TDE 1 – Questões para reflexão

Estudo de caso 2: aLeda – A marca mundial de uma ideia original

  1. Quais as principais vantagens e desvantagens de se criar um negócio cujo principal mercado está fora do Brasil? Discuta tal questão à luz das teorias de internacionalização.

Internacionalização, de modo geral, significa passar a comercializar algo, seja produto ou serviço além do limite nacional do país de origem. Você passa a exportar seu produto ou serviço, e a realização dessa atividade pode ter diferentes objetivos. O principal motivo geralmente pela busca dessa expansão se dá na busca de alcançar maiores mercados, e aumentar o lucro, principalmente pela moeda internacional valer mais do que o real.  Ao analisar mercado externo, o serviço ou produto brasileiro pode apresentar vantagens e ideias nunca vistas pelo exterior. Algumas vezes, o produto oferecido pode ser uma grande novidade e de grande procura no exterior que pode ser uma grande oportunidade de negócio. O principal passo então é analisar o mercado externo e ver se o seu produto ou serviço se encaixa e é aceito no mercado que você deseja entrar. Desta forma, entrando no mercado externo, a empresa fica menos dependente do mercado interno, e passa a ter um leque maior de opções e passa a não depender tanto das mudanças do seu país. Além disso, aumenta assim seu canal de distribuição. Apesar das vantagens, vale ressaltar a maior dificuldade ao se envolver no mercado externo. As barreiras relacionadas a normas, leis e o sistema administrativo internacional é muito mais rigoroso e exige muito mais burocraticamente da empresa do que o mercado interno. A empresa precisa se adaptar ao mercado externo, e seguir a risca as exigências para que consiga atender as diferentes necessidades do mercado novo, isso exige muito esforço e muita atenção.

  1. Quais as principais dificuldades em gerenciar um produto em uma indústria de declínio? O que os empreendedores podem fazer para diminuir sua exposição a esse tipo de risco?

As incertezas do mercado é um risco muito grande. É muito mais difícil estudar o mercado e prever tanto o aumento do mercado quanto a sua diminuição. A empresa fica muito mais exposta a uma desvalorização repentina, competividade incerta, aumento dos custos principalmente se envolvendo no mercado externo, etc.

A empresa precisa de muita atenção e se adaptar muito bem as necessidades do mercado, bem como estar sempre atenta ao seu redor, sempre atento com a concorrência, com as novas tecnologias, com a mudança das tendências do mercado, e quanto mais expandido seu negocio mais complexo de se gerenciar tantas variáveis. A empresa precisa ter uma meta muito bem focada, seus processos muito bem alinhados e buscando sempre melhorar. A estrutura organizacional deve ser muito bem definida, e todos devem buscar os mesmos objetivos. É preciso sempre buscar o desenvolvimento do seus produtos, seja com produtos novos ou com adaptação e melhora dos produtos já existentes.

  1. Discuta a questão ética que está por trás da fabricação e comercialização de um produto que causa um grande maléfico à saúde da população. Se você fosse convidado pelos empreendedores a se tornar sócio do empreendimento, entrando apenas com o trabalho, sem aporte capital, você aceitaria?

Para entrar tanto em uma empresa como no mundo dos negócios de forma mais envolvida, como um empreendedor, por exemplo, creio que o principal ponto a ser analisado é que seus objetivos e valores sejam muito parecidos ou até mesmo iguais as da empresa. Na minha concepção não faz sentido nenhum você estar dedicando seu tempo, seu trabalho, seu suor, sua vida, em algo que você não acredita ou defende.

Eu não aceitaria a proposta, pois a proposta vai totalmente contra meus ideais e coloca em risco a saúde da população. Isso vai contra os valores éticos da sociedade e principalmente contra os meus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (72.8 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com