TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia Científica

Por:   •  23/9/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 2

Seis pilares da empregabilidade

Toda empresa precisa de pessoas para desempenhar diversas funções e auxiliar o negócio a seguir adiante, atingindo os objetivos desejados. Para ter sucesso, é importante que os profissionais mantenham uma boa empregabilidade. Os seis pilares da empregabilidade são: Adequação vocacional , competência profissional, idoneidade, saúde física e mental, reserva financeira e fontes alternativas e relacionamentos.

Vamos conhecer cada um dos seis pilares:

  • Adequação vocacional: com ela , há motivação para trabalhar e felicidade com trabalho. A pessoa e mais criativa , mais feliz e rende mais.
  • Competência profissional: este pilar compreende os conhecimentos adquiridos, as habilidade , a sua capacitação profissional.
  • Idoneidade: diz respeito a honestidade.
  • Saúde física e mental: Aquele que administra sua empregabilidade, sua carreira, quer o melhor para sua vida, deve lutar para obter continuamente o equilíbrio entre o trabalho e o lazer, entre a obrigação e a diversão, entre o papel profissional e os demais papéis que desempenhamos na vida.
  • Reserva Financeira e Fontes Alternativas: Não é difícil, dentro de uma organização, que um profissional se depare com situações de enfrentamento ou com situações com as quais não concorde, pois uma negativa ou uma hesitação podem oferecer riscos à sua estabilidade, à sua permanência no emprego, ao seu contrato.
  • Relacionamentos: Todos os problemas humanos se resolvem com seres humanos, desde que você cultive bons relacionamentos e saiba onde estão as pessoas.Uma pessoa cuidadosa registra seus relacionamentos, cultiva-os, mostra-se solidária, atenciosa e prestativa.

Existem vários fatores que afetam a empregabilidade de um país ou região. Os mais importantes são: o processo de globalização, a automatização da indústria, a obsolescência do conhecimento e o baixo nível de educação da população.

É evidente a necessidade de qualificação dos trabalhadores para que eles se mantenham atrativos para o mercado de trabalho. Também é importante conhecer as necessidades dos setores e ter visão de quais competências e habilidades serão essenciais para as empresas no futuro.

As novas tecnologias, novos conceitos e novas experiências, a formação continuada nada mais é do que uma formação complementar. É necessário atualizar seus conhecimentos para que você possa desempenhar melhor suas competências. O desenvolvimento das pessoas é essencial para o mercado de trabalho , pois ela ficará mais qualificada para o sucesso das organizações. O conhecimento é basicamente o saber, dominar um determinado tema ou área. A Habilidade é saber fazer na prática, transformar todo o conhecimento que possui na teoria estudada em ações reais e que tragam valor à empresa. A atitude é a iniciativa, fazer algo antes mesmo de ser solicitado, entender a demanda e ter pró-atividade para fazer acontecer, se antecipar às necessidades.

Ter uma formação sólida, com amplitude cultural torna o profissional contemporâneo competitivo, mas vale ressaltar que os resultados não serão favoráveis, se essas características não forem suportadas por competências comportamentais. Empresas buscam o tempo todo por talentos, que alem de suas habilidades têcnicas, se relacionem bem com as pessoas e transitem nas áreas com facilidade.

https://blog.eseg.edu.br/empregabilidade-no-brasil/

https://canaldoensino.com.br/blog/o-que-e-e-qual-a-importancia-da-formacao-continuada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (64.3 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com