TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia da Pesquisa segundo Raupp e Beuren

Por:   •  30/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.796 Palavras (12 Páginas)  •  2.148 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

    UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

PROJETO INTERDISCIPLINAR DE INICIAÇÃO A

PESQUISA CIENTÍFICA DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ANA PAULA

DJESSICA KOCK

JOÃO

ROBERTA NAZÁRIO

Tubarão

2015


1 REVISÃO DAS PROVAS DO ENADE 2012

O presente trabalho tem por objetivo revisar as provas do ENADE aplicada na edição passada, ao Curso de Ciências Contábeis, mais precisamente a prova do ano de 2012.

Com o recebimento das provas, a sala foi dividida em equipes, e cada grupo ficou responsável por um semestre do currículo 2007/1.

Feito isto, a presente equipe ficou responsável por revisar as questões que envolvem o conteúdo ministrado pelos docentes desta Universidade no que tange ao 7º semestre.

No aludido semestre as matérias contempladas são: Auditoria Contábil, Contabilidade Tributária II, Orçamento Empresarial e Controladoria, e Perícia e Arbitragem.

No processo de revisão foram identificadas na PROVA ENADE 2006 as seguintes questões que albergam o conteúdo ministrado pelos catedráticos ao 7º semestre:

QUESTÃO N.º

DISCIPLINA RELACIONADA

20

Auditoria Contábil

21

Contabilidade Tributária II

22

Orçamento Empresarial e Controladoria

23

Auditoria Contábil

De igual forma, as questões da PROVA ENADE 2009, também foram revisadas, identificadas e abaixo discriminadas:

QUESTÃO N.º

DISCIPLINA RELACIONADA

29

Orçamento Empresarial e Controladoria

32

Auditoria Contábil

33

Pericia e Arbitragem

35

Contabilidade Tributária II

37

Orçamento Empresarial e Controladoria

A metodologia da pesquisa, segundo Raupp e Beuren (2009), compreende em um conjunto de métodos e procedimentos imprescindíveis para investigar o problema levantado.

No que tange aos objetivos, a pesquisa é classificada como descritiva, pois, segundo Andrade (2002) este tipo de pesquisa preocupa-se em observar os fatos, registrar, analisar, classificar e interpretar, sem a interferência do pesquisador.

No que se refere aos procedimentos caracteriza-se como pesquisa documental.Raupp e Beuren, (2004, p. 89) citam que este tipo de pesquisa “[...] baseia-se em materiais que ainda não receberam um tratamento analítico ou quepodem ser reelaborados de acordo com os objetivos da pesquisa”. Para o desenvolvimento deste estudo, foi realizada análise documental, com coleta de dados a partir das provas ENADE dos anos de 2006 e 2009 disponibilizadas em meio eletrônico.

Quanto à abordagem do problema a pesquisa é do tipo qualitativa. Raupp e Beuren (2009, p. 92) afirmam que “na pesquisa qualitativa concebem-se análises mais profundas em relação ao fenômeno que está sendo estudado. A abordagem qualitativa visa destacar características não observadas por meio de um estudo quantitativo, haja vista a superficialidade deste último.”

Para atender ao objetivo da pesquisa que consiste em revisar as provas ENADE 2006 e 2009, foram adotados os seguintes procedimentos:

a) num primeiro momento foi identificado as questões das provas ENADE 2006 e 2009 contempladas no 7º semestre do currículo 2007/1 do Curso de Ciências Contábeis da Universidade do Sul de Santa Catarina.

b) num segundo momento foram revisadas as questões identificando-as conforme cada disciplina em análise (separadas por disciplinas e identificadas o ano da prova e número da questão), a memória de cálculo e/ou fundamentação teórica de cada questão e o gabarito.


2 RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES ENADE

ENADE 2012 QUESTÃO N.º 2 – DISCURSIVA

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define violência como o uso de força física ou poder, por ameaça ou na prática, contra si próprio, outra pessoa ou contra um grupo ou comunidade, que resulte ou possa resultar em sofrimento, morte, dano psicológico, desenvolvimento prejudicado ou privação. Essa definição agrega a intencionalidade à prática do ato violento propriamente dito, desconsiderando o efeito produzido.

A partir da análise das charges acima e da definição de violência formulada pela OMS, redija um texto dissertativo a respeito da violência na atualidade. Em sua abordagem, deverão ser contemplados os seguintes aspectos:

a) tecnologia e violência;

b) causas e consequências da violência na escola;

 c) proposta de solução para o problema da violência na escola.

MEMÓRIA DE CÁLCULO E/OU FUNDAMENTAÇÃO LEGAL:

A globalização influência muito no que se refere às figuras acima, trazendo novos valores a sociedade, valores esses que adentram em nossa casa e alguns deles são a tecnologia, a internet, o veículo de comunicação (mídia), onde trazem novos costumes e principalmente a tecnologia que transforma a violência em algo comum. Um exemplo simples é um jogo de criança, a gente pode perceber que embutido nele existe vários aspectos incentivando a violência.

 A violência entrou em nossas casas e escolas, onde a escola passa a ser o segundo local onde os jovens convivem. Onde o que ele aprende em casa leva para a escola. Precisa ser feito uma parceria, uma interação entre família e escola.

A escola deve agregar valores à família para que ela possa conduzir melhor o processo familiar podendo até mesmo evolver outras áreas também como, por exemplo, saúde. No caso áreas que propiciem educação em um sentido mais amplo e que eles possam refletir e rever suas atitudes e ter uma dinâmica mais saudável, e as crianças assim reproduzirem o lado mais saudável dentro das escolas também.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (183.1 Kb)   docx (35.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com