TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PROFISSÃO DO PERITO CONTADOR

Por:   •  21/8/2018  •  Artigo  •  712 Palavras (3 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

A Contabilidade possui em seu amplo ramo de atuações a Perícia Contábil. Esta categoria investiga e analisa os fatos contábeis, examinando cada ponto a fim de se obter uma prova sobre um determinado litígio. O perito contador deve agir sempre com total ética e comprometimento, pois também é considerado um auxiliar da justiça.

Este presente artigo conceitua o perito contador, informando suas competências, responsabilidades e zelo, obrigações, direitos, assim como seus impedimentos e suspeições, honorários, serão citados os procedimentos em que o perito pode usar para a constituição do seu laudo pericial e de uma forma mais sucinta, serão citados os três modelos de perícia: Judicial, Extrajudicial e Arbitral.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

A perícia contábil vem sendo utilizada com abrangência no mercado de trabalho, onde o perito avalia de maneira formal as circunstâncias vividas entre as partes, examina documentos, buscando diversas formas de obter informações verdadeiras e transparentes sobre o assunto da perícia, elaborando um laudo pericial contábil onde apresenta provas verídicas e autênticas ao juiz.

O perito contador deve agir sempre com total ética e comprometimento, pois também é considerado um auxiliar da justiça. Sá Antônio Lopes (2009) afirma que “o perito precisa ser um profissional habilitado, legal, cultural e intelectual, e exercer virtudes morais e éticas com total compromisso com a verdade.” A capacidade ética é estabelecida pelo Código de Ética Profissional do Contador e Norma do Conselho Federal de Contabilidade, já a capacidade moral baseia-se na dignidade das ações pessoais do profissional e seus princípios.

2.1 Perícia Contábil

De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade “O perito contador pode utilizar na realização de perícia contábil para esclarecimentos de aspectos técnicos dos fatos do litígio por meio de exame, vistoria, indagação, mensuração, investigação, arbitramento, avaliação ou certificação.” O objetivo da perícia contábil é abordar através de documentações e análises de maneira transparente a verdade dos fatos.

2.1.1 Vistoria

Conforme a NBC PP 01 " A vistoria é a diligência que objetiva à verificação e a constatação de situação, coisa ou fato, de forma circunstancial." Assim, entende-se que a vistoria acontece quando o perito precisa ter de uma forma objetiva a verificação da situação, precisando assim de deslocar até o local estudado.

2.1.2 Indagação

Em relação a indagação a NBC PP 01 explica que " A indagação é a busca de informação mediante entrevistas com conhecedores do objeto ou de fato relacionado à perícia." Desta perspectiva salienta-se que a indagação ocorre quando o perito optar na realização de entrevistas e questionamentos com o objetivo de obter informações sobre o fato.

2.1.3 Investigação

A NBC PP 01 esclarece que " a investigação é a pesquisa que busca trazer ao laudo pericial contábil ou parecer pericial contábil o que está oculto por quaisquer circunstâncias." A partir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (45.5 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com