TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A POLITÉCNICA INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO E UNIVERSITÁRIO DE NACALA-ISPUNA

Por:   •  22/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.046 Palavras (5 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE POLITÉCNICA

A POLITÉCNICA

INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO E UNIVERSITÁRIO DE NACALA-ISPUNA

CURSO DE CONTABILIDADE E AUDITORIA

Projecto de pesquisa

TEMA:

A CONTABILIDADE COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO E CONTROLE

EMPRESARIAL: CASO DA EMPRESA DE TRANSPORTES DE CARGA ARU,LDA CIDADE DE NACALA

DISCENTE:                                                                                         SUPERVISOR:

Maria Odete António Saldanha Diogo                                        dr Paulino Andrassone

NACALA-PORTO,2018

UNIVERSIDADE POLITÉCNICA

A POLITÉCNICA

INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO E UNIVERSITÁRIO DE NACALA-ISPUNA

    A CONTABILIDADE COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO E CONTROLE

    EMPRESARIAL: CASO DA EMPRESA DE TRANSPORTES DE CARGA ARU,LDA

    CIDADE DE NACALA

                 

[pic 1]

NACALA-PORTO,2018

  1. Introdução

Nos dias actuais, perante um mundo globalizado a competitividade entre as empresas que estão inseridas no mercado é cada vez mais agressiva, por isso, a busca de informações de qualidade passa a fazer parte do cenário diário de cada uma destas na luta para se tornarem mais fortes no mercado de forma que consigam fazer com que essa concorrência não venha a prejudicar o seu desempenho e consequentemente podendo até mesmo causar a sua falência

O domínio do próprio negócio, e das novas tecnologias são factores determinantes para sua sobrevivência. A complexidade do ambiente econômico e o nível de incerteza têm dificultado esse conhecimento e, consequentemente, a gestão dos negócios. Conforme Marion, (2009, p.25):

A contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões.” 

Neste contexto, a actividade estruturada de uma empresa, isto é, a contabilidade tem jogado um papel determinante no seio das organizações, visto ser um instrumento que vive o dia-a-dia das empresas em que está sendo aplicada, consegue ajudar a melhorar o desempenho quotidiano da mesma , por ser capaz de proporcionar benefícios em todos os sectores, pois, diferentemente de como alguns empresários ainda olham a contabilidade. esta não serve apenas para calcular impostos, mas sim, para veicular informações importantes e necessárias para auxiliar os gestores no controle e tomada de decisão; sendo este aspecto que motivou para a escolha do tema: A Contabilidade como instrumento de gestão e controle empresarial.

Pretende-se demonstrar a importância deste ramo de actividade na administracao eficiente das empresas, uma vez que a contabilidade constitui um instrumento que permite ao gestor tomar  decisões com base em informações mais aprofundadas sobre a situação da empresa num  determinado período, principalmente, pelo facto de a Contabilidade já estar viabilizada no interior da empresa, e de acordo com a legislação do país.

O presente trabalho obedecerá uma estrutura constituída por 4( quatro) capítulos sendo o primeiro, a parte introdutória onde consta a justificativa e a contextualização das razoes da escolha do tema, os objectivos ( geral e específico), as hipóteses e ainda a estrutura do trabalho. No segundo, apresentar-se-ão os aspectos teóricos inerentes a contabilidade, principais teorias sobre a matéria e gestão para o controle eficaz de uma empresa. Quanto ao terceiro capítulo serão identificados os procedimentos metodológicos por utilizar neste projecto  de trabalho final do curso e, por último, o quarto capítulo,  far-se-á o estudo de um caso no qual se apresentará e relacionar-se-ão os conceitos dos capítulos anteriores com os resultados do trabalho de campo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (109.4 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com