TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

Por:   •  21/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.767 Palavras (12 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

GEOGRAFIA – 80h

[pic 3][pic 4]

UNIDADE 1

A GEOGRAFIA

 Questões obrigatórias para o dossiê

Tanto para esta unidade como para a Unidade 2, sugerimos que utilizem os livros da bibliografia básica como fonte de pesquisa:

  1. Mesmo tendo a consciência de que a Geografia faz parte de nossas vidas e de tudo o que nos cerca, existem muitos alunos que afirmam não gostar dessa disciplina. Quais as razões para que isso aconteça?

R=  Os alunos não odeiam a geografia e sim a forma monótona que o professor a trabalha na escola, sem motivar os alunos a buscarem o conhecimento ou muitas vezes de não entende-los, com isso acaba se tornando chato o aprendizado para o aluno.                                                                                                                                    

  1. Relacione os assuntos ou conteúdos trabalhados em Geografia que se estão ligados à realidade em que vivemos e que interferem em nossas vidas.

R= Há muitos assuntos relacionados a geografia que esta diretamente ligas a nossa realidade, alimentação, combustível , construções, vestuário , clima , localização, a agua que consumimos entre muitos outros.

  1. Que estratégias e/ou recursos didático-pedagógicos poderiam ser utilizados para tornar mais prazeroso o ensino da Geografia?

R= Pesquisa de campo, vídeo aulas, pesquisas na internet, pode usar embalagens de produtos vazios pode desenvolver vários trabalhos como pesquisa na própria embalagem, maquetes, trabalhar com quadros, gráficos , mapa, desenhos, globo terrestre , bússola, relógio, rosa dos ventos, etc.  

  1. Quando surgiram as primeiras ideias geográficas e quais eram seus objetivos?

R=  As primeiras ideias geográficas surgiram quando houve a necessidade do homem para se situar no espaço, e desvendar os fenômenos da natureza, e conhecer de forma real os continentes e variados lugares da terra.

  1. Explique as diferentes correntes geográficas: Tradicional, Pragmática e Crítica, evidenciando a forma como o ensino da Geografia é direcionado em cada uma delas.

R= A geografia tradicional tinha como objetivo abordar a relação do homem com a natureza, seu ensino era dividido em blocos e provido de descrição e memorização dos elementos.

Geografia pragmática manifestou-se através de três geografias: geografia quantitativa que se caracteriza pela memorização de dados numéricos e estatísticos. Geografia sistêmica e Geografia da Percepção que se preocupa em trabalha a relação afetiva do aluno com o espaço vivenciado.

Geografia critica utilizava-se atrás de analises marxista explicando a organização do espaço a partir dos modos de produção; Trabalha a opinião critica e politica do aluno perante o espaço e sociedade.

  1. Quais as principais ideias e mudanças propostas pela vertente marxista da Geografia Crítica? Assinale a contribuição desse novo enfoque da Geografia, proposto por Milton Santos.

R= A geografia critica utilizava-se das analises marxista, explicando a organização do espaço a partir dos modos de produção. Segundo Milton toda atividade produtiva do homem implica numa ação sobre a superfície terrestre.

  1. Quando e onde surgiram as primeiras tendências geográficas, no Brasil? Explique-as.

R= As primeira tendências no brasil nasceram na fundação da Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo e do Departamento de Geografia na década de 40, quando passou a ser ensinada por professores licenciados. Com objetivo abordar relações do homem com a natureza, buscando uma postura neutra.

  1. Pesquise em outras fontes e demonstre quais as principais diferenças existentes entre a zona urbana e a zona rural.

R=  Zona  rural é a região de um municio que não se integra a zona urbana, e utiliza atividades  voltadas a agropecuária e conservação ambiental como reserva florestal, ecoturismo. As propriedades nas zonas rurais tem nome como sitio, fazenda, vilas, ou distritos.

Zona urbana: cidade, município regulamentado de moradias, industrias, praças, parques e outros meios de lazer, vias de trêfegos de pedestres e de veículos, entre outros.

UNIDADE 2

OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCNs) NO ENSINO DA GEOGRAFIA

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Baseando-se no pensamento de Milton Santos, explique como acontece a transformação de um espaço natural em um espaço geográfico.

R=  O espaço geográfico é o espaço que foi alterado ou modificado pela ação do homem que antes era considerado um espaço natural.

  1. Conceitue espaço geográfico, paisagem, território e lugar.

R= Espaço geográfico é o espaço que já foi alterado pelo homem economicamente e socialmente sua sociedade.

 Paisagem é tudo oque nos vemos  oque a nossa visão alcança.

Território área de vida de uma espécie,e onde ela desempenha todas aas suas funções, também identificada por posse e denominada por comunidade ou estado.

Lugar espaço onde as pessoas tem vínculos afetivos exemplos  uma praça, parque.

  1. O que faz com que os espaços da natureza sejam alterados? Dê exemplos.

R=  O espaço natural é modificado pela ação do homem que acaba se tornando um espaço geográfico. Exemplo uma determinada área mata ou lavoura  era um vazio, passa a virar lotes para casas ou indústrias.

  1. Tendo como base os ensinamentos de Milton Santos, como você descreveria uma paisagem? Justifique sua resposta.

R=  A paisagem e tudo aquilo que se vê ou que a visão alcança, também depende do ponto de vista do observador, não e formada apenas de volumes, mas também de cores, movimentos, odores e sons.

  1. Baseando-se na leitura dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), quais meios, recursos e estratégias devem ser utilizados pelos professores para que as crianças conheçam e se sensibilizem com os problemas socioambientais e desenvolvam os conceitos e competências em Geografia?

R= O professor deve envolver problemas, observações, registro, descrições, documentações, pesquisas sócios culturais ou naturais, na busca de explicações para os alunos compreenderem de forma mais ampla, por meio de aulas mais interessantes como fora da sala de aula, com fotos, vídeos, mapas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (478.4 Kb)   docx (592.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com