TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

Por:   •  28/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.803 Palavras (24 Páginas)  •  718 Visualizações

Página 1 de 24

 [pic 2]

CURSO DE PEDAGOGIA

MÓDULO

FUNDAMENTOS  E MÉTODOS  DE     ALFABETIZAÇÃO

Acadêmico (a): Vania Francieli de Alencar

Professor (a): Tais Murta

Turma: 1/2015                                   Data: 13/12/2016

                                   FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

MÓDULO:

FUNDAMENTOS E MÉTODOS

DE ALFABETIZAÇÃO – 80h

[pic 3][pic 4]

UNIDADE 1

HISTÓRIA DO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA E FALADA

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Pautando-se nos textos estudados, discorra sobre a história da evolução do grafismo, desde as formas primitivas até os sistemas alfabéticos. Em seus relatos, inclua as três etapas e explique-as.

R: A  primeira forma do homen se comunicar foi através dos gestos mantendo uma pequena relação com a fala.

  1.  Explique o significado de: pintura rupestre, pictogramas, escrita cuneiforme e hieróglifos.

        R: Pintura rupreste é o o registro que homens primitivos usavam para se comunicar.Pintura pictogramas é o desenho ou signo de uma escrita  pictográfica ou seja um símbolo que representa um objeto por meio de desenhos figurativos. A escrita cuneiforme era utilizada para anotações e registros administrativos, econômicos, políticos, militares alem da rotina do dia a dia. Os escritos hieróglifos eram expressos através de símbolos e desenhos para representar idéias, conceitos, objetos entre outros.

  1. Faça a leitura minuciosa do texto “A função social da linguagem”. Em seguida, elenque as ideias principais do texto e relacione com dados atuais do analfabetismo no Brasil que podem ser extraídos a partir de pesquisas em livros ou na internet.

        R: A ampliação da escrita se deu a partir do século XIX, através do ensino para as crianças da letra manuscrita, a imprensa ou as duas ao mesmo tempo, assim, a criança lê o que escreve e vise versa. Tinha como objetivo principal a adequação no novo modelo social e cultural, que os republicanos difundiam. Antes desse período, a escrita era considera uma arte restrita aos calígrafos (pessoas que tinham uma bela letra; o que sabe ou ensina caligrafia.(  http://www.dicio.com.br/caligrafo/ ).

A revolução industrial, o direito ao voto e o desenvolvimento urbano, são alguns dos fatores que levaram à necessidade de alfabetização dos cidadãos, ou seja, necessidade de adquirir a leitura e escrita. Os pais começam a desejar que seus filhos freqüentem a escola, pois vêem nela uma chance de ascensão social para eles. Assim, a alfabetização se torna o fundamento da escola básica.

Neste contexto, a alfabetização faz a sociedade moderna, superar as sociedade de tradição oral. Os países passam a combater o analfabetismo, como forma de elevar o desenvolvimento social, cultural, econômico e político. A nível internacional é aprovado o Projeto Principal de Educação para América Latina e Caribe. Já no Brasil, os movimentos em favor da educação aconteceram de maneira mais lenta. De 1946 à 1985, surgem vários fatos como passagem do modelo agrário para o industrial e urbano, multiplicação de espaços escolares, além de movimentos em prol da alfabetização . Assim, o grande interesse não só nacional, mas mundial, passa a ser incluir o leitor em uma sociedade letrada para de ela participar buscando seu próprio aperfeiçoamento e o desenvolvimento da sociedade.

  1. O método sintético, analítico e misto são propostas metodológicas que têm marcado os debates em torno da alfabetização.  Defina cada método e exemplifique com uma atividade pedagógica para ser desenvolvida com alunos em processo de alfabetização.  

R: O método sintético: Estabelece uma correspondência entre o som e a grafia, entre a oral  e a escrita. O método sintético pode ser dividido em três tipos, que são o alfabético, fônico (fonemas), e o silábico(sílabas unidades desprovida de sentido).

O  método analítico defende que a leitura é um ato global e áudio visual. O método misto é o mais usado atualmente podendo ser encontrado em duas formas: palavras ou frases e vogais.

  1. Relate os dois grandes equívocos a respeito das concepções de alfabetização que Emília Ferreiro e Ana Teberosky destacaram no livro a Psicogênese da Linguagem, que pode ser encontrado no material da unidade 1.

           R: Segundo Emilia Ferreiro e Ana Teberosky os dois grandes equívocos são:

  • Identificar a leitura como a decifração de um texto;
  • Identificar a escrita como a cópia de um modelo externo.

        Os dois equívocos estão relacionados com a idéia de que a escrita é uma simples transcrição gráfica da fala e não uma forma específica de linguagem. É importante destacar que ler é reconstituir o sentido de um texto e não apenas identificar os signos gráficos, ou seja, o domínio do alfabeto não faz de ninguém automaticamente leitor, nem escritor, é apenas o resultado de um processo de aquisição de esse meio de comunicação

  1. Faça uma análise a partir dos seus estudos e relate como se dá a gênese (origem) da aquisição da escrita na criança.

R:  A aquisição da escrita insere-se na historia da gestualidade e da fala. O signo visual escrito tem sua origem no gesto que contem a figura escrita da criança. Os rabiscos iniciais da criança são gestos fixados no papel; da mesma maneira que gestos são formados gráficos no ar.

Na mesma forma, qualquer desenho ou rabisco pode significar, na fantasia criadora da criança, qualquer coisa, sendo meio de expressão-comunicação com os outros, desde que estes captem e assumam essa fantasia.No inicio da representação gráfica não se distinguem. Constituem simples marcas visíveis no papel. Com a ação do meio social, as formas gráficas vão se diferenciando pouco a pouco, enquanto umas vão tomando formas mais figurativas – o desenho, outras vão imitando os traços mais objetivos da escrita

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.1 Kb)   pdf (404.6 Kb)   docx (472.1 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com