TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Por:   •  30/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.282 Palavras (18 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CLEIRY MICHELLE LEITE NUNES

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Contabilidade Comercial

[pic 4]

Patos – PB

2015

CLEIRY MICHELLE LEITE NUNES[pic 5]

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Contabilidade comercial

Trabalho de Ciências Contábeis apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de Ciências Contábeis.

Professores: Regiane Alice Brignoli Moraes, Joenice Leandro Diniz dos Santos, Elisete alice Zampronio de Oliveira, Edson Elias de Moraes, Marco Antonio Sena de Souza.

Disciplinas:. Contabilidade Comercial, Teoria da Contabilidade, Comportamento Organizacional, Ética, Política e Sociedade, Seminário Interdisciplinar IIl.

Patos - PB

2015

SUMÁRIO[pic 6]

1 INTRODUÇÃO        4

2 DESENVOLVIMENTO        5

2.1 CONTABILIDADE COMERCIAL..............................................................................5

2.2 TEORIA DA CONTABILIDADE..............................................................................11

2.3 SÍNDROME DE BURNOUT...................................................................................13

        2.3.1 Sinais e sintomas de Burnout...................................................................13

        2.3.2 Prevenção e Tratamento..........................................................................14

2.4 ESTRESSE............................................................................................................15

        2.4.1 Sinais e sintomas do Estresse.................................................................15

        2.4.2 Causas do Estresse.................................................................................15

        2.4.3 Prevenção e Tratamento..........................................................................16

2.5 ESTRESSE x SÍNDROME DE BURNOUT............................................................16

3 CONCLUSÃO        18

REFERÊNCIAS        19

1 INTRODUÇÂO

 

O presente trabalho tem como objetivo discorrer sobre a Contabilidade Comercial e sua importância na geração de informações para a gestão de uma empresa, bem como as diferentes áreas em que atua o profissional contábil, quais normas regem a profissão e a importância dos órgãos fiscalizadores.

Em seqüência vemos a Teoria da Contabilidade e como o seu estudo nos direciona para o entendimento de como a Contabilidade como ciência social evoluiu junto com a civilização.

Devido a dedicação excessiva de alguns profissionais ao trabalho em um segundo momento estudamos a Síndrome de Burnout e o estresse e como esses afetam o colaborador de diversas áreas.

Por fim adentramos na teoria Weberiana de Burocracia e sua aplicação nas organizações modernas bem como a importância da escrituração contábil na gestão empresarial.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 CONTABILIDADE COMERCIAL

A contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio, representando-a de forma sistemática para servir como instrumento básico para a tomada de decisões de todos os seus potenciais usuários. O profissional contábil deve estar capacitado a intervir no processo político, sócio-econômico, seja gerando informações contábeis, assessorando o processo decisório, e/ou investigando a exatidão dos fatos e registros contábeis das organizações.

Em um ambiente cada vez mais competitivo e globalizado é fundamental conhecer a real situação de uma empresa para que ela possa superar os obstáculos e vencer no mercado.

A contabilidade é uma ferramenta que através de informações objetivas e confiáveis capacita e auxilia o gestor na tomada de decisões. A transparência e a prestação de contas independente de qualquer que seja o setor tem se tornado uma exigência da sociedade moderna, tornando-se um fator de crescimento da área da contabilidade. As in formações disponibilizadas pelo profissional contábil permite a avaliação patrimonial e a mensuração dos resultados econômicos e financeiros alcançados.

O contador hoje tem o papel mais ativo, por isso deve estar atento a mudanças. Hoje em dia vemos com muita freqüência a incansável luta das empresas para manter-se no cenário sócio-econômico. Nesse sentido a empresa, seja ela micro, pequena ou grande deverá estar voltada para o controle de seu patrimônio e principalmente de seus custos, ou seja, tem que dar atenção especial a contabilidade e as informações por ela fornecidas, pois as decisões gerenciais são tomadas a partir de informações contábeis. Quanto maior for a sintonia entre a informação fornecida e as necessidades informativas dos gestores, melhores serão as decisões tomadas.

Constata-se que a maioria das instituições tem como principal objetivo hoje em dia a contenção de seus custos para a economia da empresa e a sobrevivência da mesma. As grandes organizações sabem que uma contabilidade seria agrega resultados econômicos e financeiros à empresa. Por outro lado observamos que os pequenos e médios empresários não têm essa visão, ou seja, não conseguem enxergar a contabilidade como um precioso instrumento de apoio gerencial na gestão de sua empresa.

Muitas empresas entram em processo falimentar por não terem controle efetivo de suas operações. Relegam a contabilidade e suas informações a segundo plano e se preocupam com uma contabilidade apenas para responder ao fisco. Nesse sentido os registros contábeis efetuados por essas empresas caracterizam uma contabilidade tributaria onde a principal preocupação é com os impostos a serem recolhidos. Esse tipo de prestação de serviços contábeis fornece relatórios fiscais que não servem como referencial para decisões gerenciais, pois muitos empresários principalmente os micro e pequenos tendem a sonegar informações em função de uma cultura arraigada na nossa sociedade. Os empresários na sua ignorância contábil acreditam que sonegando registros, como por exemplo, deixar de registrar algumas vendas para não recolher impostos estariam ganhando. Segundo previsões feitas pelo governo, 50% das empresas no Brasil sonegam impostos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.9 Kb)   pdf (198.5 Kb)   docx (41.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com