TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Perícia Comercial e Avaliatória

Por:   •  22/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  909 Palavras (4 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 4

Pericia Comercial

        Podemos classificar a perícia como a verificação de dados, a realização de exames e vistoria. Hoje, é comum vermos as pessoas ligarem a pericia com o judiciário. Entretanto, os tempos passaram e é notável o investimento na perícia, principalmente na realização de pericias dentro das empresas privadas, por elas mesmo contratadas.

        A gestão empresarial é o controle organizacional do patrimônio da entidade, cuidando detalhadamente dos bens, direitos e obrigações. Um gestor que tem o conhecimento técnico de utilizar os dados financeiros e contábeis, tem em suas mãos um poderoso instrumento de trabalho que busca as melhores decisões, com planos de longo prazo, reconhecendo a situação atual da empresa, analisando os graus de acertos e equívocos de suas decisões anteriores. A Pericial Contábil é uma “nova” ferramenta que cada dia mais está sendo usada para a gestão empresarial de qualidade.         

        Com a adoção do IRFS, que são as Normas Internacionais de Contabilidade, regidas pela Lei 11.638/2007, as contas contábeis devem passar por exames periciais e contábeis, além da auditoria. Ao contratar a Perícia Contábil Comercial, a gestão empresarial da empresa terá benefícios como:

- Cálculos Revisionais: revisão de juros em empréstimos e financiamentos, podendo atingir além da redução, até mesmo a quitação da obrigação.

- Auxilio em Litígios: auxilia na contestação de laudos realizados pelo perito judicial nomeado pelo juiz.

- Apuração de Haveres: saída ou entrada de sócio, avaliação patrimonial para possibilidade de cisão, fusão e concordata.

        Podemos dizer então que a Pericia Comercial, ela tem o papel de auxiliar os gestores das empresas nas suas tomadas de decisões, apresentar laudos e pareceres que buscam responder quesitos pertinentes a situação atual da empresa ou movimentos passados e averiguar informações importantíssimas acerca dos movimentos financeiros da empresa, através do estudo de dados, exames e vistoria. Posso dar um exemplo do financiamento de um veículo para a entidade, que através da pericia comercial, o gestor pode verificar se os cálculos acerca dos juros é o que está sendo realmente aplicado, impedindo que sua empresa pague valores acerca de juros que não são realmente fiéis.

        Todo esse trabalho realizado pela perícia, leva a empresa alcançar um patamar diferenciado no mercado, onde a mesma alcançará competividade no mercado, com mudanças de preços, criação de novos produtos. Ela se tornará também multicultural, se adaptando a novos clientes, investidores, cooperados e fornecedores, além de se inovar, na comunicação e de forma tecnológica. Não é a pericia que mostrará o que deve ser mudado, ela apenas apresentará respostas através de um trabalho técnico-científico aos quesitos realizados pelo gestor, juiz ou partes. Essas respostas influenciarão nas nova medidas a serem adotadas pelo empresário para o futuro da entidade.

Pericial Avaliatória

        A Pericia Avaliatória busca por meio dos procedimentos periciais, realizar avaliações e vistorias de imóveis urbanos e rurais, máquinas e equipamentos e também das instalações industriais, assim como bens tangíveis e intangíveis. Essa pericia tem a finalidade de produzir provas materiais que esclareçam e fundamentem de forma técnica as decisões judiciais e extrajudiciais. Seguindo essa teoria, as avaliações realizadas pela perícia representarão o conjunto de ações pelos quais se quantifica, o valor monetário dos imóveis, sejam elas tangíveis ou intangíveis. De forma simplória, os bens materiais são os terrenos, maquinas, equipamentos, veículos e os intangíveis são as propriedades intelectual, marcas, patentes e lucros cessantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (88.8 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com