TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pontuação do IDEB 2015 da rede estadual de ensino no fundamental II

Por:   •  31/8/2017  •  Artigo  •  1.425 Palavras (6 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 6

ÍNDICES DE REPROVAÇÃO NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DE INFORMÁTICA E MEIO AMBIENTE

Autor Tiago Santos Santana; Co-autor Yara Varges Nunes; Co-autor Geovanna Santos Brito; Orientador Daniani Souza Oliveira Gondim

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Bahia – Campus Vitória da Conquista - conquista@ifba.edu.br

Resumo: Pretendese neste artigo abordar de forma clara e expositiva aspectos que influenciam no percentual de alunos que reprovaram no 1° ano do ensino médio integrado do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Bahia (IFBA) – Campus Vitória da Conquista. O principal objetivo do artigo foi traçar um breve perfil dos alunos matriculados nos cursos de Técnico de Informática e Técnico de Meio Ambiente que tem essa reprovação ao iniciar seus estudos na instituição de ensino. O artigo foi dividido para melhor entendimento e exposições dos resultados; no primeiro segmento apresentaremos a introdução  explanando de forma clara e sucinta o tema abordado ao longo do artigo, seus objetivos, justificativas e referenciais teóricos. A metodologia utilizada para a coleta dos dados e o universo estudado foi através da aplicação de um questionário em sala de aula, nas quais variáveis, população e amostra serão discutidas; no seguinte apresentamos os resultados obtidos e as discussões acerca dos mesmos e por fim, após analisarmos os dados e os resultados apresentamos a conclusão onde iremos ver que foi possível levantar fatores e apresentar comportamentos no que diz respeito à adaptação dos alunos oriundos de escolas estaduais ao nível de ensino ofertado pelo Instituto.

 

Palavras-chave: ensino, nível escolar, estatística.

 

Autores: Tiago Santos Santana; Yara Varges Nunes; Geovanna Santos Brito.

Afiliação autores: Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Bahia – Campus Vitória da Conquista - conquista@ifba.edu.br

1 INTRODUÇÃO

Este artigo tem como objetivo analisar os dados coletados a partir de questionários aplicados nas turmas de 2º, 3º e 4º ano do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Bahia (IFBA) – Campus Vitória da Conquista e observar qual fator motivacional para a reprovação no 1º ano do ensino médio integrado. O campus é reconhecido como uma das melhores instituições de ensino de Vitória da Conquista e regiões vizinhas. O instituto oferece uma educação pública de qualidade além dos cursos técnicos, subsequentes e superiores.

O Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com o objetivo de medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

Tabela 1 - Escala SAEB

[pic 3]

Fonte: MEC/IDEB 2015.

A pontuação do IDEB 2015 da rede estadual de ensino no fundamental II de Vitória da Conquista foi 3,7, abaixo da meta esperada que fosse 3,9. É possível observar na tabela 1 a relação do nível de qualidade e os pontos alcançados, nota-se que quanto maior os pontos, maior o nível na Escala SAEB – Sistema de Avaliação da Educação Básica, utilizada para as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. No IDEB 2015 o município de Vitória da Conquista teve a pontuação de Língua Portuguesa 250,18 e em Matemática 253,83 na rede estadual de ensino através da Prova Brasil colocando a cidade no nível 3, considerado baixo na escala que vai do nível 1 ao nível 10.

O estudo estatístico presente neste artigo é importante a partir do momento que pretende-se mostrar fatores que ocasionam na reprovação dos alunos no 1º ano do ensino médio integrado, analisando itens como educação, elementos que influenciaram na escolha do curso e do instituto entre outros. Expondo como a educação do ensino fundamental público da cidade de Vitória da Conquista e região podem ser insuficiente.

A escolha do tema deve-se ao fato da curiosidade pessoal dos autores do artigo em saber os motivos pelos quais há reprovação de alunos oriundos de escolas públicas estaduais.

2 METODOLOGIA

A pesquisa feita pelos alunos matriculados no Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Campus Vitória da Conquista, oferecido no turno matutino. Foi aplicado um questionário (anexo 1), aos alunos do 2° ,3° e 4° ano dos curso técnicos integrados de Informática e Meio Ambiente. A aplicação desse questionário possibilitou tanto a obtenção de informações referentes às variáveis quanto o levantamento sobre os prováveis fatores que levam os alunos do IFBA a reprovarem no 1º ano do ensino médio integrado. As variáveis foram apresentadas através de gráficos, avaliados em relação ao fator motivacional que levam os alunos serem reprovados no 1º ano, com o objetivo de traçar o perfil dos mesmos.

Não foi possível obter a informação de todos os alunos em ambas as turmas em virtude de alguns alunos faltarem no dia da aplicação do questionário.

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

A porcentagem do total de alunos entrevistados e o total de alunos reprovados no 1º ano foram respectivamente 93% e 7%. Uma analise permite concluir que o índice de reprovação da amostra analisada é baixo em comparação ao seu total. No gráfico 1 nota-se que em relação ao total dos alunos que reprovaram no 1º ano, o maior índice de reprovação é no curso Técnico Integrado em Meio Ambiente com 9% e o curso Técnico Integrado em Informática com o menor índice de reprovação, 6%. Em relação aos índices de aprovação em ambos os cursos foi considerados altos, em torno de 92,5% (média).

Gráfico 1 - Distribuição de aprovados e reprovados no 1º ano e os cursos exercidos

[pic 4]

Fonte: (Autores) 2017.

Ao analisar a gráfico 2 é possível observar que das matérias escolares que existe reprovação, Matemática e Física têm o maior índice de reprovação, 100% e 81% respectivamente, enquanto Português e Desenho Técnico com índices menores, 18% e 27% respectivamente. É importante destacar que todos os alunos reprovados no 1º ano em ambos os cursos, perderam em mais de uma matéria escolar (Ex: Matemática e Física; Matemática e Desenho Técnico).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (383.4 Kb)   docx (117.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com