TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia das Psicologias

Por:   •  1/5/2018  •  Seminário  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Qual a relação entre cotidiano e conhecimento científico? Dê um exemplo de uso cotidiano do conhecimento científico (em qualquer área)

O cotidiano (senso comum) e o conhecimento científico são formas de conhecimento que se aproximam da realidade, porém afastam-se entre si, pois a ciência abstrai a realidade para compreendê-la melhor, afastando-se dela transformando em objeto de investigação, algo que permite a construção do conhecimento científico sobre o real. Um exemplo de uso cotidiano do conhecimento científico é a temperatura de ebulição da água para a preparação de chás e cafés.

  1. Explique que é senso comum. Dê um exemplo desse tipo de conhecimento.

Senso comum é a integração de visões de mundo em conhecimentos que podem ser repassados verbalmente, sem necessidade de abstração dos termos. Um exemplo de senso comum é a utilização de termos científicos para exemplos do cotidiano, ou seja, pré-definição de situações.

  1. Explique o que você entendeu por visão-de-mundo.

O senso comum mistura e recicla esses outros sabores, muito mais especializados e os reduz a um tipo de teoria simplificado, produzindo uma visão de mundo, ou seja, a visão do mundo forma-se pela experiência.

  1. Cite alguns exemplos de conhecimentos da Psicologia apropriados pelo senso comum.

As pessoas utilizam termos científicos da psicologia a fim de pré conceitualizar e definir alguns comportamentos humanos, como, por exemplo, chamar alguém de louco, histérico, ansioso, etc.

  1. Quais os domínios do conhecimento humano? O que cada um deles abrange?

Intuitivo, que é o conhecimento primitivo acerca dos fenômenos da natureza, ou seja, o senso comum; o conhecimento científico, que utiliza a abstração dos fatos para a obtenção de teorias; o conhecimento filosófico, artístico e religioso.

  1. Quais as características atribuídas ao conhecimento humano?

Ciência busca a abstração, isolamento dos objetos de estudo, criação de hipóteses e confirmação ou refutação de teorias a partir de experiências controladas, separadas em grupo.

  1. Quais as diferenças entre senso comum e conhecimento científico?

O conhecimento do senso comum busca a comprovação dos fatos a partir da repetição dos experimentos, que podem ser acidentais, ou sem controle. A ciência comprova os fatos a partir da criação de hipóteses, com experiências controladas a fim de afirmar ou refutar os fatos, abstraindo-os do meio natural.

  1. Quais são os possíveis responsáveis pela diversidade de objetos para a Psicologia?

O comportamento, o inconsciente, a mente, a linguagem a cognição, objetos de estudo da psicologia em geral, é o ser humano, como ser biopsiquicosocial e histórico (a subjetividade é a constituição desse ser humano individual, que pode ser considerado objeto d estudo pois faz parte de todo ser humano).

  1. Quais os motivos responsáveis pela diversidade de objetos para a Psicologia?

Um dos motivos para a psicologia possuir vários objetos de estudo é o fato do objeto fazer parte do próprio pesquisador, sendo que cada pesquisador é fundado de formas distintas, ou seja, possuem diversas contribuições que interferem na construção teórica do que é o subjetivo.

  1. Qual a matéria-prima da Psicologia?

A subjetividade.

  1. O que é Subjetividade?

Subjetividade diz respeito às formas individuais de ser, inseridas e influenciadas pelo coletivo em um dado período socioeconômico.

  1. Por que a subjetividade não é inata?

Porque é uma construção individual, baseada em experiências intrínsecas e extrínsecas, com influência do inconsciente, do funcionamento do organismo biológico, influência social, econômica e temporal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (58 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com