TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso de Psicologia – Psicologia Organizacional e do Trabalho

Por:   •  11/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  690 Palavras (3 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 3

Alexandre Pinto Bueno

Prof.ª Ms. Lilian Ester Winter 

Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA)

Curso de Psicologia – Psicologia Organizacional e do Trabalho

01/10/2016

Cultura, Clima e Indivíduo

Desde o seu nascimento o ser humano já pode ser considerado como um indivíduo, com suas características únicas que o diferencia dos outros. Chicote (2007) propõe que mesmo com estas diferenças, o indivíduo terá a sua personalidade moldada através das diversas influências, do seu meio social, cultural e das suas experiências adquiridas no decorrer da sua vida, caracterizando-o como um ser biopsicossocial. O trabalho terá muita força nesta formação, sendo que é necessário para a manutenção da própria existência, para a maioria das pessoas e será nele que o indivíduo estará em uma grande parte da sua vida. Assim se faz necessário um estudo sobre a influência da cultura e do clima organizacional na vida do trabalhador.

Ao se falar em cultura organizacional, está sendo verificado algo que diz respeito a própria estrutura da empresa. Chiavenato (2004) coloca como primeiro passo para se conhecer e entender o funcionamento de uma empresa, se familiarizar com a sua cultura, pois a cultura é a identidade da empresa, é a forma que a empresa se estruturou desde a sua criação. A cultura carrega muitas características de seus fundadores, sua forma de trabalhar, seus conceitos éticos, normas, costumes, estes são enraizados durante o passar do tempo na rotina da empresa, uma cultura forte vai sendo passada de um funcionário a outro sem perceber-se.

As suas normas e leis, sendo formais ou informais são passadas e executadas pelas pessoas que fazem parte da empresa, assim como os preceitos dos seus fundadores, outro fator relevante para a manutenção de uma cultura é o seu contexto histórico. Pires e Macedo (2006) salientam que as normas impostas, possibilitam que o grupo de funcionários tenha um fortalecimento ou por outro lado pode causar a desintegração do mesmo. Assim falar sobre cultura, também estamos falando sobre a capacidade que o indivíduo terá de ajustamento ao grupo que será inserido. Uma empresa com a cultura individualista, que não estimule o contato e interação dos seus funcionários talvez tenha problemas de adaptação aos dias atuais, em que a comunicação e acesso a informação é fato presente e essencial na vida das pessoas.

Desta forma teremos pontos positivos e negativos nos diversos modelos culturais dentro das empresas e uma empresa com uma cultura forte saberá submeter-se a alterações, caso se faça necessário. A cultura de uma empresa terá impacto no clima organizacional desta, sendo que o mesmo faz parte desta e diz respeito a percepção dos funcionários sobre o ambiente de trabalho.

O clima organizacional por sua vez é diferente da satisfação do trabalhador em relação ao seu trabalho, porém não deixam de ter uma ligação, sendo que se a insatisfação seja de uma forma geral poderá afetar a visão e percepção de todos sobre a empresa. As condições de trabalho, motivação e a própria estrutura das pessoas terão grande influência sobre o clima e este por sua vez atuará diretamente no desempenho da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (86.4 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com