TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SITUAÇÃO FINANCEIRA

Por:   •  6/10/2017  •  Artigo  •  1.475 Palavras (6 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 6

AULA 5 - SITUAÇÃO FINANCEIRA,

Caros alunos (as),

Esta aula visa apresentar um grupo de índices que visam determinar a situação financeira de determinada empresa, a partir do estudo de suas demonstrações contábeis, mais especificamente neste tópico o estudo do Balanço Patrimonial.

Seguem mais algumas orientações e ao final tem um exemplo prático.

São apresentados dois grupos de índices:

ÍNDICES DE ESTRUTURA PATRIMONIAL.

Este primeiro grupo de índices trata basicamente sobre a análise do endividamento da empresa, e ou aplicações dessas dívidas, que podem comprometer a situação financeira da empresa. Toda essa análise encima dos saldos apurados no Balanço Patrimonial que é o conjunto de Bens, Direitos e Obrigações.

CAPITAL DE TERCEIROS / CAPITAL PRÓPRIO (capital de terceiros dividido por capital próprio)

Capital de Terceiros / Capital Próprio = PC + PELP

PL

Este índice revela quantos REAIS à empresa tem de capital pego junto a terceiros (PC + PELP), para cada REAL investido pelos sócios, ou seja, o capital próprio (PL).

Capital de Terceiros – Toda dívida da empresa, tanto no curto como no longo prazo, ex. fornecedores, empréstimos, salários a pagar, financiamentos, etc.

Patrimônio Líquido – O capital social da empresa mais os lucros já obtidos, em fim os recursos dos proprietários.

Este índice é de natureza “quanto menor melhor” pois quanto menor o índice, menor é a dívida da empresa.

COMPOSIÇÃO DO ENDIVIDAMENTO (Passivo Circulante dividido por Passivo Circulante mais Passivo Exigível a Longo Prazo)

Se o capital de terceiros / capital próprio mostra a dívida da empresa para cada real investido pelos sócios, o Índice de Composição de Endividamento, mostra como o próprio nome diz a composição da dívida. Ou seja, de toda a dívida da empresas (PC + PELP) o que vence no curto prazo (PC);

Quanto menor for o índice, melhor será, pois para empresa, em uma análise financeira, quanto menos dívida ela tem a curto prazo, melhor será, pois mais tempo ela terá para gerar os recursos para seu pagamento.

A fórmula deve ser lida como: O PC (Passivo Circulante) dividido pela soma de PC + PELP (Passivo Exigível a Longo prazo).

Composição do Endividamento = PC

PC + PELP

ENDIVIDAMENTO GERAL (Passivo Circulante mais Passivo Exigível a Longo Prazo dividido pelo Ativo Total)

Este índice vai mostrar a relação de todo o Ativo da empresa, ou seja todo o seu patrimônio (estoques, caixa, maquinas, etc.) o que é fruto de dividas da empresa, ou seja a relação de quanto a empresa deve para cada real que ela possui de patrimônio.

Este índice também do grupo “quanto menor melhor”, pois quanto menor o volume de dívida do patrimônio total da empresa, maior será sua independência na administração desses ativos.

Endividamento Geral = PC + PELP

Ativo Total

IMOBILIZAÇÃO DO CAPITAL PRÓPRIO E IMOBILIZAÇÃO DOS RECURSOS PERMANENTES

Esses índices revelam o que de recursos captados pela empresa junto aos sócios (no caso de imobilização do capital próprio) e o que de recursos permanentes (dívidas de longo prazo + patrimônio líquido) estão investidos em Ativo Permanente (maquinas, investimentos). Este índice também do grupo “quanto menor melhor”, pois quanto mais recursos aplicados em ativo permanente menos ira sobrar para investir em recursos de alta rotação (como estoque, caixa, clientes), e isso pode prejudicar a saúde financeira da empresa, pois ativos permanentes demoram vários períodos para voltar financeiramente para a empresa. Uma máquina industrial por exemplo, é um ativo permanente, na maioria de vida útil de 5 a 10 anos, quer dizer que o valor que investi nesse permanente, vai retornar para minha empresa no decorrer de toda essa vida útil.

Imobilização do Capital Próprio = AP

PL

Imobilização dos Recursos Permanentes = AP

PELP + PL

ÍNDICES DE SOLVÊNCIA

Esse grupo de índices trata da capacidade de pagamento da empresa, ou seja quantos REAIS a empresa possui para cada REAL de dívida. Isto analisado de diversos aspectos (liquidez geral, liquidez corrente, liquidez seca e liquidez imediata).

Todos índices desse grupo, são da natureza “quanto maior melhor”, ou seja quanto mais REAIS minha empresa tem para cara REAL de dívida melhor.

LIQUIDEZ GERAL

Este índice mede a capacidade de pagamento geral da empresa, ele pega tudo aquilo que a empresa tem em dinheiro, mais tudo aquilo que pode virar dinheiro dentro do curto e longo prazo (AC + ARLP), e divide por tudo que a empresa tem pra pagar no curto e longo prazo (PC + PELP), da relação vamos encontrar quanto a empresa tem pra receber, para cara REAL que ela tem pra pagar. Isto vai mostrar a capacidade de pagamento da empresa. Espera-se que esse índice seja sempre superior a 1, pois caso contrário a empresa teria mais dívidas que a receber.

Liquidez Geral = AC + ARLP

PC + PELP

LIQUIDEZ CORRENTE

Este índice mede apenas a capacidade de pagamento de curto prazo da empresa, ou seja tudo o que encontra-se no Ativo Circulante, ou seja que pode ser vendido, recebido ou que já conste em caixa até o encerramento do próximo exercício social, comparado com toda a divida da empresa de curto prazo ou seja o Passivo Circulante.

Este índice também “quanto maior melhor”, pois assim ficará representada a folga financeira da empresa no curto prazo.

Liquidez

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (58.2 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com