TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade no setor publico

Por:   •  26/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.397 Palavras (6 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Atualmente, a humanidade vem se preocupando com a necessidade da preservação do meio ambiente. A sua importância passou a ser exaltada devido ao momento de calamidade em que a sociedade esta vivendo. É possível presenciar a cada dia tragédias causadas pela própria natureza em decorrência do impacto ambiental.

Toda esta preocupação e visão voltada aos acontecimentos causados no meio ambiente criaram-se Conferências, Estudos e Planejamentos, ou seja, conceitos de desenvolvimento a partir da Sustentabilidade, que tornou responsabilidade do Setor Público.

Neste sentido o presente estudo irar abordar as responsabilidades e os deveres dados aos cidadãos no exercício de seus direitos, garantidos pela constituição, de zelar e preservar o ambiente em que vive para a garantia da vida no planeta e suas responsabilidades enquanto mediador das transformações ocorridas.

Cabe citar ainda que a presente pesquisa irar apresentar a Sustentabilidade no Setor Público descrevendo suas relevâncias a cerca do assunto, e a importância do desenvolvimento sustentável para a sociedade e para o setor empresarial, apresentando suas responsabilidades e contribuições para a preservação.

Ainda nesta linha de considerações iremos apresentar a importância da tecnologia como facilitador e orientador da economia sustentável, trabalhando em conjunto com as empresas e com o governo; dinamizando e regularizando tais funções cabidas a ela, desta forma o desenvolvimento sustentável impõe aos formuladores de políticas públicas, a tarefa de adotar medidas que induzam o setor empresarial a estabelecer metas que estejam inseridas neste novo conceito de desenvolvimento, em que se busca o incremento e/ou a manutenção da produtividade, acompanhada de indicadores de justiça social e de qualidade no processo produtivo, na prestação de serviço, no produto e nas condições ambientais.

Enfim, a pesquisa propõe analisar a Sustentabilidade no Setor Público, esclarecendo suas funções, e identificando suas responsabilidades enquanto empresa sustentável, descrevendo os benefícios fiscais concedidos a elas enquanto investidoras e parceiras na área ambiental.

2 DESENVOLVIMENTO

É sabido que com o crescimento da população mundial, o grande desenvolvimento da industrialização e o acúmulo excessivo de recursos, influenciaram na grande degradação do meio ambiente. Sendo assim, a partir do século XX as questões ambientais começaram a ser tratada de forma ampla e sistematizada, focando em Legislações Internacionais que fossem voltadas para o desenvolvimento sustentável, como a Conferência de Estocolmo em 1972 e a ECO-92 (Conferência de 1992), que aconteceu no Rio de janeiro.

2.1 MEIO AMBIENTE – CONCEITO, DEFINIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO.

Compreende o conceito do termo meio ambiente através do dicionário da língua Portuguesa a partir de dois termos: Meio (lat mediu), que descreve como um conjunto de fatores externos que podem influenciar a vida biológica, social ou cultural de uma pessoa ou grupo de pessoas; E ambiente (lat ambiente) é o meio em que se vive que cerca o corpo (WEISZFLOG, 2010).

José Alonso (apud TUPIASSO, 2006) descreve que o meio ambiente deve ser definido de forma ampla, sendo a natureza original, artificial, cultural onde a relação entre seus elementos que permite a evolução equilibrada da vida em todas as formas, não sendo entendido apenas como habitat natural do homem, pois além de recursos naturais, ele representa interação entre as pessoas e o meio.

Consequentemente, o ato de manter o ambiente saudável vai além da proteção da fauna e da flora, e sim à promoção da melhora da qualidade de vida da população que se relaciona com o meio ambiente. Sendo classificado de forma didática em: patrimônio genético, meio ambiente cultural, meio ambiente artificial, meio ambiente do trabalho e meio ambiente natural (FARIAS 2006).

2.2 SUSTENTABILIDADES NO SETOR PÚBLICO: SOCIAL, CULTURAL, AMBIENTAL E ECONÔMICO.

A Sustentabilidade no Setor Público descreve várias vertentes a serem apresentadas, neste sentido primeiramente temos a constituição, que estabelece normas para toda a sociedade, desde a conservação do meio ambiente, onde dá direitos fundamentais ao ser humano; até os deveres de prezar pela sua conservação e manutenção; resultando em melhorias na qualidade de vida de todos. E estabelecem regras que estimulam novos conceitos, formas de agir e pensar para consequentemente reeducar o homem, garantindo o direito ao meio ambiente sadio.

Coutinho e Parentoni (2004) referem-se ao meio ambiente como um bem comum, algo que está disponível para que a sociedade usufrua dos seus benefícios, devendo sempre ser, reconhecida a sua real importância e a necessidade de mantê-lo em bom estado de conservação.

Sendo assim a sustentabilidade empresarial no setor público corresponde a então chamada economia verde que nada mais é que a dinamização da economia a partir da expansão de setores de baixo impacto ambiental, sendo definida como resultado da melhoria do bem-estar humano e qualidade social, reduzindo significativamente os riscos ambientais e a escassez ecológica (YOUNG, 2001).

Desta forma, o que está qualificado de “verde” para a economia, diz respeito ao esforço de produzir bens e serviços de forma menos perdulária e predatória, significando uma forte redução de custos para o compromisso ambiental sendo este um aspecto bastante atraente para o sistema produtivo, priorizando uma nova configuração para o setor empresarial, que além de representar prováveis aumentos de ganho, melhora a imagem institucional da empresa, como em casos de segmentos turísticos (com ênfase na hotelaria), construção civil, energia, alimentos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (83.2 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com