TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TEORIA GERAL DA CONTABILIDADE

Por:   •  12/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.132 Palavras (9 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU

CHRISTHIAN SOUZA

R.A: 818125312

CCT2AN-MCA

TEORIA GERAL DA CONTABILIDADE

Gabriela Ribeiro Zanardo

São Paulo

2019

1. Determine o objeto, o objetivo e a definição de contabilidade.

O objeto de estudo da Contabilidade é o patrimônio das entidades.

O objeto de estudo da Contabilidade é o patrimônio das entidades.

Referência: http://soucontabilidade.com.br/o-que-e-contabilidade-conceito-objeto-e-objetivo/

A Contabilidade abrange um conjunto de técnicas para controlar o patrimônio das organizações mediante a aplicação do seu grupo de princípios, técnicas, normas e procedimentos próprios, medindo, interpretando e informando os fatos contábeis aos donos das empresas.

 Referência: https://www.socontabilidade.com.br/conteudo/conceito.php

2. Quais as principais perspectivas e limitações da Ciência Contábil?

Devido ao avanço notório da tecnologia, a atuação no mercado contábil tem se diminuído quantitativamente e exigido mais conhecimento técnico. É uma perspectiva de ganho e velocidade maior nos processos de entrega de demonstrativos e apuração de resultado. Em contrapartida, ainda não são todos os processos possíveis de ter 100% de assertividade nas informações informatizadas e a mão de obra preparada tecnicamente vem subindo mas não é o suficiente ainda.

“Embora do ponto de vista técnico e científico continuem preservados os pilares básicos das ciências contábeis, modernamente o modus operandi da contabilidade está extremamente sofisticado. Esse novo caráter de intelectualidade e constante evolução e sofisticação por que passa a contabilidade, alcança a informatização, a agilização na geração e transmissão de dados e informações aos seus usuários, bem como, a integração e equalização dessas informações entre mercados globalizados através da padronização internacional das informações contábeis.”

 Referência: https://classecontabil.com.br/desafios-e-perspectivas-para-a-profissao-contabil/

3. A contabilidade possui dois grandes grupos de usuários, diferencie-os e destaque suas principais necessidades.

Os usuários externos, bancos, fornecedores, governo tem como principal objetivo o retorno dos recursos investidos, seja pela entrega de mercadorias, de dinheiro ou outra forma de propiciar o funcionamento da organização. As informações que necessitam são, pois, ligadas à rentabilidade e garantia de retorno dos capitais investidos.

Já os usuários internos, como sócios, administradores e funcionários necessitam de informações para planejamento e controle do lucro, principalmente orçamento; Dados para estudos especiais.

Referência: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/contabilidade/usuarios-da-informacao-contabil/62218

4. A contabilidade possui diversas abordagens, cinco delas foram debatidas em sala. O que levou a contabilidade a desenvolver diferentes tipos de abordagens? Justifique sua resposta exemplificando ao menos três dessas abordagens.

A amplitude de como demonstrar as informações contábeis fez com que ao longo do tempo se desenvolve-se essas abordagens.

Como por exemplo a Abordagem Ética “alguns poderiam conceber que todos os usuários seriam bem servidos se a base de avaliação fosse a custos históricos, na premissa de que são objetivos e, portanto, verdadeiros, justos e não enviesados. Para outros, todavia, o custo histórico pode ser enviesado em algumas circunstancias, no sentido de que não fornece uma avaliação do custo de reposição dos fatores de produção, na data dos balanços.”

Na Abordagem Macroeconômica, “durante períodos de recessão, os relatórios contábeis poderiam ser elaborados obedecendo a um conjunto de princípios que favorecessem uma retomada do processo econômico, por meio da distribuição de mais dividendos ou de maiores gastos de capital.”

Referência: https://acordocoletivo.org/2018/03/10/teoria-da-contabilidade-aula-2-abordagens-da-contabilidade/

Enquanto na Abordagem Sociológica podemos observar que se dirige para o bem estar social, como por exemplo contribuições para entidades de caridade e organizações políticas.

Referência: Aula 2 – Usuários e Abordagens da Contabilidade.

5. FASB, IASB, IFRS, CPC, são exemplos da “sopa de letrinhas” que acompanha o processo de convergência internacional das normas contábeis. Explique a importância de cada uma das siglas citadas acima e disserte sobre os impactos desse processo na contabilidade mundial.

Todas essas siglas tem um impacto na contabilidade no mundo devido a globalização constante e crescente. O FASB por sua vez é de grande importância pelo fato de se tratar dos EUA, umas das maiores potências econômicas.

O IASB é responsável por atualizar as normas contábeis e publicar as IFRS, que por sua vezvtêm caráter facultativo e consistem em uma referência técnica para facilitar a interpretação das informações contábeis por parte dos usuários das demonstrações financeiras.

Referências: Aula 3 – Processo de convergência internacional das normas contábeis

O CPC visa a centralização e uniformização do processo de produção, levando sempre em conta a convergência da Contabilidade Brasileira aos padrões internacionais.

Referência: http://www.portaldecontabilidade.com.br/contabil/cpc.htm

De certa forma cada um tem um impacto nas normas contábeis que regem os processos de forma global.

6. De que forma a contabilidade mundial (escola italiana e americana) afetou a contabilidade brasileira?

A escola italiana trouxe o método das partidas dobradas, revolucionando não só no Brasil mas no mundo inteiro.

Na escola americana vemos também a evolução com as empresas de capital aberto, influenciando as pessoas a investirem e assim trazendo para o Brasil essa nova modalidade.

Referência: Aula 5 – Escolas da contabilidade

Tópico 3

7. Cite e explique sete princípios e postulados que eram utilizados antes das características qualitativas atuais entrarem em vigor.

Postulado da Entidade: O patrimônio dos sócios se distingue da entidade. Existe diferença entre o que pertence à pessoa jurídica e a física.

Postulado da Continuidade: Os acionistas sempre tomam as decisões baseados que nunca iram fechar a empresa.

Referência: Aula 6 – Postulados

Princípio de Competência – Os registros são feitos de acordo com a competência a que se referem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (207.6 Kb)   docx (221.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com