TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Geral da Administração e Teoria das Organizações: uma reflexão epistemológica transpassando os dois campos. Brasili: IV encontro de ensino e pesquisa em administração e contabilidade, 2013.

Por:   •  21/4/2019  •  Resenha  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 2

Taise Dias, Scheine Neis Alves da Cruz, Andréa Simone Machiavelli Pontes, Simone Sehnen. Teoria Geral da Administração e Teoria das Organizações: uma reflexão epistemológica transpassando os dois campos. Brasili: IV encontro de ensino e pesquisa em administração e contabilidade, 2013.

O artigo fala que ao decorrer dos anos várias teorias foram surgindo para tentar elaborar uma forma inovadora para aumentar a produtividade das empresas já que os mesmos não disponibilizavam-se de mão-de-obra (empregados bem treinados) específicos para as determinadas tarefas que eram exigidas no ambiente empresarial.

De ante mão surgiu a teoria de Frederick Winslow Taylor que se constituía em que se o empregado tivesse treinamento especifico poderá desempenhar qualquer papel dentro do ambiente em que foi inserido.

Porem anos mais tarde, pesquisadores constataram de fato que o desempenho de todas as atividades em campo geral e teórico, não depende único e exclusivamente dos métodos de trabalho, mais dependem da questão psicológica e emocional destes empregados.

Contudo essa formulação permitiu aos pesquisadores, teóricos e empregadores, saberem que nada ira adiantar se no campo racional o indivíduo não usar suas emoções, concretizando que um empregado usando a esfera sentimental pode render e aprender mais facilmente no que se refere a realização de dispares tarefas no ambiente econômico empresarial.

As teorias formuladas e executadas até então não apresentavam mais cunho emocional do que racional, tanto os pesquisadores quanto os teóricos acreditavam sim que o modelo de trabalho, seria o que possuía regras que teriam que ser executadas muitos teóricos enfatizam mais a questão econômica do que mesmo o empregado, porém não é, e nem será o certo a se fazer até porque para que a empresa trabalhe bem (de uma forma geral), tem que existir uma parcialidade onde deve existir regras, deveres, determinações, tendo também o direito do empregado ter uma liberdade breve para expor suas ideias, sentimentos, de fato, sendo glorificado como positivo o fato dos teóricos analisarem, os dois lados empregado x negócio, onde os mesmo buscam analisar além da questão financeira, procuram entender o universo como um todo sabendo que sua produtividade empresarial depende em grande parte do empregado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (30.1 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com