TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Utilização da Matriz Swot como Ferramenta Estratégica

Por:   •  4/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.216 Palavras (5 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 5

Barbara Massacesi de Andrade

Universidade Federal Fluminense

Planejamento e Orçamento

Profª.: Cíntia Albuquerque

Análise Swot

Introdução

   O trabalho foi desenvolvido com base na análise de dois artigos: “ A utilização da Matriz Swot como Ferramenta Estratégica – Um Estudo de caso em uma Escola de Idioma de São Paulo ” escrito por: Andréia Aparecida da Silva, Nataliza Salmont da Silva, Valéria de Almeida Barbosa, Marcelo Rabelo Henrique e Jose Abel Baptista e “ Planejamento Estratégico: Análise Swot ” escrito por: Isac Gabriel Martins Fernandes, Heloísa Marques Figueiredo, Hilton Luiz da Costa Junior, Salvador Garcia Sanches e Ângela Brasil.        

   A matriz swot atualmente é indispensável em qualquer tipo de negócio, por se tratar de uma ferramenta estrutural da administração, que tem como finalidade avaliar os ambientes internos, a própria organização, e ambientes externos, questões que estão fora do controle da empresa, formulando estratégias de negócios para a empresa visando otimizar seu desempenho no mercado.

   Basicamente o termo “swot” é um acrônimo das palavras strengths, weaknesses, opportunities e threats, que significam: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, no Brasil algumas pessoas conhece essa sigla como FOFA.

 

   As forças e fraquezas são avaliadas a partir do momento atual da organização e são características do ambiente interno. Já as oportunidades e ameaças são as previsões de futuro que estão ligadas direto ou indiretamente aos fatores do ambiente externo.

Forças: relacionada a vantagens que sua empresa possui em relação aos concorrentes. Características mais fortes de uma empresa.

Fraquezas: características que interferem ou prejudicam de algum modo o andamento do negócio.

Oportunidades: são forças externas que influenciam positivamente a empresa. Não existe controle sobre essas forças, visto que podem ocorrer de diversas formas, sejam elas: mudanças na política econômica do governo, investimentos externos, ampliação de crédito ao consumidor, etc.

Ameaças: ao contrário das oportunidades, as ameaças são forças externas que influenciam negativamente a empresa, e por isso, devem ser tratadas com cautela, pois podem prejudicar não somente o planejamento estratégico da companhia, como também, diretamente em seus resultados.

Problema de Pesquisa

   A aplicação da matriz swot, traz características positivas para as empresas e indústrias? Ela é uma ferramenta eficiente quando utilizada no planejamento estratégico da empresa?

Metodologia Utilizada

   A metodologia adotada nesta trabalho é de natureza básica, visto que a matriz swot já é aplicado a diversas empresas. Para tanto, trata-se de uma abordagem feita de maneira qualitativa  e com método do tipo de estudo de caso.

Objetivos da Pesquisa

   Analisar a matriz swot dentre os dois artigos: “ A utilização da Matriz Swot como Ferramenta Estratégica – Um Estudo de caso em uma Escola de Idioma de São Paulo ” e “ Planejamento Estratégico: Análise Swot ”  de forma a averiguar se a análise swot traz características positivas as empresas e como ela faria isso, analisando também sua eficiência no planejamento. Mostrando os resultados dos artigos em questão e se seus objetivos foram atingidos com exito.

Principais Resultados Alcançados pela Pesquisa

   O primeiro artigo “ A utilização da Matriz Swot como Ferramenta Estratégica – Um Estudo de caso em uma Escola de Idioma de São Paulo ” tinha como objetivo demonstrar como uma escola de idioma utiliza o planejamento estratégico para atender as novas exigências e obter a liderança de mercado, captação, satisfação, retenção de alunos e rentabilidade. Como resultado o artigo compreendeu que através da matriz swot a empresa pode determinar algumas ações, visando melhoria, como:

-Em relação ás oportunidades, implantar ações de joint venture, ou seja, fazer parcerias com outras empresas para além de divulgar a marca, atrair novos públicos e mercados.

-Em relação às ameaças, atentar-se as condições econômicas que possam diminuir o poder aquisitivo do público-alvo. A empresa deve estar sempre informada em relação à política e relações exteriores.

-Em relação às fraquezas, a empresa deve evitar a troca de diretoria constante, para que os processos e projetos da empresa não sofram com a mudança de perfil de gestão. A definição de funções precisa ser elaborada e seguida à risca, para que nenhum funcionário seja sobrecarregado e outros deixem de executar tarefas necessárias, desta forma propiciando maior produtividade e rendimento de todos os departamentos.

-Em relação às forças, a empresa pode perceber que possui um diferencial por ter o foco em um único idioma, assim tornando-se referencia. 

   Já o segundo artigo: “ Planejamento Estratégico: Análise Swot ” tinha o objetivo de mostrar a importância da análise swot no planejamento estratégico nas organizações. Mostrar como uma empresa que busca conhecer seus pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades se mantém à frente que desconhecem essa prática. Como resultado alcançado a pesquisa contextualizou a análise swot nas empresas, dissertando sobre conceitos de planejamento, estratégia, planejamento estratégico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (92.8 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com