TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A empresa Savegnago Supermercados Ltda

Por:   •  5/10/2019  •  Ensaio  •  1.608 Palavras (7 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

INGRID ABI PARDIM DE OLIVEIRA              RGM:15123766

RENATA DA SILVA ROCHA                         RGM:19684134

THALITA KELLY DOS SANTOS SOUZA       RGM:19922752

TRABALHO DE CONTROLADORIA

REDE SUPERMERCADOS SAVENGAGO

PROFº DANIEL LOURENÇON

CIENCIAS CONTABEIS 8º SEMESTRE

A empresa Savegnago Supermercados Ltda é consolidada como a rede forte do interior. Nasceu em agosto de 1976, na cidade de Sertãozinho-SP e em 2019 completou 43anos de lojas .Foi criada por Aparecido Savegnago e seus filhos, e está presente em 16 cidades do estado de São Paulo, impactando cerca de três milhões de habitantes e com 44 lojas em atividades, 4 postos de combustíveis, 2 centros de distribuição e 1 centro administrativo.

Sua missão é gerar valores as pessoas.

E tem como visão ser líder nos mercados de atuação como referência de marca, inovação e ser referência de empresa para se trabalhar.

Os seus valores estão ligados a princípios claros em gestão, sendo eles:

  • Ética e transparência no relacionamento com clientes, fornecedores, funcionários e acionistas;
  • Qualidade no atendimento, produtos e serviços oferecidos;
  • Responsabilidade e respeito com o meio ambiente e a sociedade;
  • Melhoria contínua e inovação nos processos e procedimentos;
  • Sustentabilidade e empreendedorismo como base da cultura e do crescimento da empresa.

A rede de Supermercados Savegnago atua nas áreas supermercadista e varejista e tem consciência e atua nas áreas de responsabilidade social, para atender e beneficiar crianças e adolescentes carentes, através de cursos oferecidos gratuitamente em sua instituição, dentre estas atividades tais como, música, informática, inglês, artes e formação de coral destinados ao público infanto juvenil e adultos. As vagas são destinadas também para filhos de funcionários da empresa.

Hoje a empresa apresenta um quadro de funcionários de aproximadamente 8500,00 funcionários, onde todos são capacitados e qualificados para melhor atender.

O Supermercado Savegnago possui diversas ações que reforçam seu compromisso e preocupação com o meio ambiente, tais como:

  • Desenvolvimento de parcerias com fornecedores para troca de óleo de cozinha já utilizado por óleo novo;
  • Destinação correta de pilhas e baterias;
  • Recolhimento de óleo de motor em seus postos de combustíveis;
  • Utilização de sacolas retornáveis e sacolas oxibiodegrádaveis nas lojas;
  • Compactadora para descarte de produtos vencidos em seu centro de distribuição;
  • Utilização de lâmpadas econômicas;
  • Compra de 100% de sua energia no mercado livre, com destaque para fontes renováveis (biomassa);
  • Refrigeração com a utilização de glicol, que reduz a emissão de CO2.

E não poderia ficar de fora do Outubro Rosa no Savegnago, onde a empresa destaca a importância as mulheres na luta contra o câncer de mama.

A rede Savengago em parceria com o Hospital de Amor de Barretos, realizará entre os dias 04 e 18 de outubro, exames gratuitos de prevenção ao câncer de mama em 6 lojas. A ação tem como objetivo conscientizar e alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Os exames são destinados a mulheres entre 40 e 69 anos e contam com vagas limitadas, serão realizados os procedimentos na carreta móvel do Hospital mediante retirada de senha, nas lojas das cidades de Franca, Sumaré, Limeira, São Carlos, Araraquara e Ribeirão Preto.

As mulheres interessadas devem comparecer com CPF, RG, CARTÃO SUS e comprovante de residência para cadastro e inscrição, caso seja identificada alguma alteração na paciente, a equipe fará o agendamento de exames complementares, e se necessário, encaminhará para o tratamento.

A empresa é composto por sua hierarquia funcional de vários de setores tais como: hortifruti, padaria, açougue, rotisserie, caixa, frios e laticínios, as áreas de prateleiras onde se concentra os produtos tais como matinais, enlatados, produtos de limpeza, utilitários, perfumaria, bebidas.

Em cada setor há um responsável tais como: repositores, balconistas, açougueiros, padeiros, operadores de caixa, empacotadores, operadores de empilhadeiras, fiscal de caixa, conferente, administradores financeiros, gerentes operacional, marketing.

Em 2016 quando a empresa completou 40 anos, foi inaugurado o centro administrativo na cidade de sertãozinho. Após a criação deste centro administrativo, todas as informações administrativas e de controle passou a ser feita neste local, foi criado devido a quantidades de lojas que foram sendo inauguradas de pouco em pouco tempo, passaram a ser obrigados a ter um controle maior. Um dos motivos para a criação de um sistema de controle mais amplo, foi devido ao crescimento nas vendas e aumento de faturamento e estar entre as 20 maiores empresas varejistas no ranking ABRAS/Super Hiper. Em 2017 a empresa ocupava o 12º lugar na classificação e em 2018, veio para 11ºlugar. Em 2017 obteve um faturamento bruto de R$2.923.410.549,00(cerca de + de 2,9 bilhões).

A empresa utiliza como principal função a análise SWOT para fornecer as perspectivas apropriadas, a partir de uma análise nos ambientes externos e internos, para a formulação de estratégia da empresa, tendo em vista seus objetivos.

Alvo estratégico

No âmbito de toda a indústria

Diferenciação(prestar e oferecer um produto único e diferenciado)

Liderança no custo total(produzir ou prestar um produto a um custo baixo)

Apenas um segmento particular

Enfoque(finalidade de suprir as necessidades de um segmento especifico)

[pic 2]

Figura - Perspectivas Balanced Scorecard (fonte: Kaplan e Norton, 1997).

O setor de compras é responsável pela parte de controle de pedidos de compra, para reposição de mercadorias e estoques, é responsável pela cotação de preços com fornecedores e atacadistas.

O setor de estocagem é relacionado ao sistema de controle físico de mercadorias (PEPS E UEPS), controles de giros de mercadorias, controle de validades de mercadorias, reposição de mercadorias no estoque, tudo relacionado com o estoque físico da empresa e confere todos os pedidos de compras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (820.1 Kb)   docx (713 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com