TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A evolução da contabilidade no Terceiro Setor

Por:   •  17/5/2015  •  Seminário  •  6.908 Palavras (28 Páginas)  •  673 Visualizações

Página 1 de 28

ESCOLA INFO JARDINS

Guilherme Andrade Berga

Winni Ribeiro Silva

A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE NO TERCEIRO SETOR

Barueri

2014

ESCOLA INFO JARDINS

Guilherme Andrade Berga

Winni Ribeiro Silva

A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE NO TERCEIRO SETOR

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Escola Info Jardins, com exigência parcial para a obtenção do título de Técnico em Contabilidade, sob orientação da Prof. Dayani Jesus Souza de Mattos.

Barueri

2014

BANCA EXAMINADORA

________________________                                      ____________________        

1º Avaliador                                 Nota ________               1ª Assinatura

_________________________                                         ____________________

2º Avaliador                                  Nota ________              2ª Assinatura

________________________                                              ____________________

3º Avaliador                                 Nota ________                  3ª Assinatura

MÉDIA: ____________

AGRADECIMENTOS

Agradeço a todas as pessoas que puderam de algum modo me ajudaram trilha esta difícil jornada em minha vida e que me fizeram possível alcançar mais um novo degrau nesta jornada.

Primeiramente agradeço a Deus, pois, se não fosse a sua benção, nada disso seria possível de se realizar.

Agradeço aos meus pais Roberto S. Berga e Nuzimeire A. Berga, que tiveram muita paciência para que eu concluísse o curso, e por me darem muito apoio neste período.

Agradeço a minha amiga Winni Ribeiro, que mesmo nas vezes em que eu não pude ajudá-la, sempre esteve disposta a estar à frente deste Projeto Integrado Contábil.

A família que se formou neste curso de contabilidade que nunca vou me esquecer, sempre vou amá-los para sempre.

Aos meus amigos que sempre me incentivaram continuar e terminar este curso e que tiveram empatia quando eu estava ao lado deles.

E por ultimo os meus queridos Professores Sergio Ricardo Saia e Luiz Carlos Fonseca, que sempre estiveram dispostos a me ajudar com qualquer problema que eu tivesse. E não posso esquecer-me da minha professora orientadora Dayani Mattos, que sempre esteve disponível para me ajudar e me dar conselhos relacionados a este trabalho.

Guilherme Andrade Berga

AGRADECIMENTOS

Venho através deste, agradecer primeiramente ao meus pais, Vanuza e Edinam, que sempre me incentivaram a correr atrás do meu sonho e aproveitar as oportunidades que surgem na minha vida, como esse curso. Eles me mostram que vale a pena correr atrás do que você quer, e que eu tenho orgulho de ser sua filha.

Agradeço ao meu irmão por me ajudar com seu conhecimento nos estudos em várias fases da minha vida, á todos meus familiares que me mostraram a importância do estudo na vida das pessoas.

Aos meus amigos que estão ao meu lado nessa jornada durante anos, agradeço a todos meus professores que me impulsionou a seguir em frente mesmo com tantas dificuldades, em especial a professora Eliene que sempre me dá ótimos conselhos e que tornou-se uma amiga pra mim.

Agradeço aos meus mais novos amigos e guerreiros que estão comigo nessa etapa final do curso, ao Guilherme que esta ao meu lado nessa conclusão do mesmo.

Um agradecimento em especial para a professora e orientadora Dayani Mattos, uma pessoa que acolhe e ensina como uma verdadeira mãe, esforçada, inteligente e que quer o bem de seus alunos. Ao Sérgio Saia, que é um excelente professor, divertido e sabe como tornar uma aula cansativa, em uma prazerosa, ao Luiz que através de seus ensinamentos aumenta o meu conhecimento.

E por último, e um agradecimento ainda mais especial a Deus, pois sei que sem Ele não teria chegado onde estou hoje, não teria conhecido essas pessoas maravilhosas que de alguma forma me fez evoluir.

Winni Ribeiro Silva

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho a todos os meus entes queridos, que não podem compartilhar deste momento especial, pois, eles não estão mais entre nós. Aos meus pais que estiveram ao meu lado deste o inicio de tudo. E aos meus eternos amigos, que vou levá-los comigo em meu coração.

Guilherme Andrade Berga

[pic 1]

.

EPÍGRAFE

                                                                                                                                                                                                           

[pic 2]

RESUMO

Há muitos milênios atrás, quando se realizavam registros em argila, na Suméria, nasceu a própria escrita que daria origem ao registro de todas as expressões.

O Terceiro setor é constituído pelas instituições de interesse público, mantidas pela iniciativa privada, não possuindo fins lucrativos, é aquele que congrega as Organizações que embora prestem serviços públicos, produzem e comercializem bens e serviços, não são estatais, nem visam o lucro financeiro com os empreendimentos efetivados, e sim, visam o bem estar social. Proporcionam à sociedade a melhoria na qualidade de vida, atendimento médico, eventos culturais, campanhas educacionais, entre tantas outras atividades. De grande importância é a contabilidade para o terceiro setor, pois, com auxilio desta, é possível demonstrar para a sociedade o trabalho que realmente vem sendo desenvolvido por parte dessas instituições sem fins lucrativos. Um dos grandes problemas encontrados por elas é a falta de confiabilidade por parte da grande maioria da sociedade, devido ao envolvimento de algumas dessas instituições em escândalos fraudulentos. Quanto mais clara for a mensuração de todo o processo operacional da entidade, mais positivamente esta será vista, e com isso, mais recursos poderão ser arrecadados. Daí a importância da ética e transparência na contabilidade de recursos das ONG’s. Quando se investe um capital busca-se um retorno adequado, que só será atingido através da eficácia empresarial, ou seja, através do conjunto de ações capazes de gerar e aumentar a riqueza de uma empresa. Uma empresa que almeja a prosperidade deve ser: Rentável (capacidade de gerar de lucros) e Solvente (capacidade de pagar suas obrigações).                            

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46 Kb)   pdf (320.8 Kb)   docx (75.6 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com