TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A historia da contabilidade

Por:   •  18/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.345 Palavras (10 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE ITOP

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

A HISTORIA DA CONTABILIDADE

A Contabilidade e Sua Modernização ao Longo da História

Autor(a): Herlan Pablo Dos Santos Guimarães

Palmas – TO

2016

FACULDADE ITOP

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

A HISTÓRIA DA CONTABILIDADE

A Contabilidade e Sua Modernização ao Longo da História

Autor(a):Herlan Pablo Dos Santos Guimarães

Projeto apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da Faculdade ITOP como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis.

Orientador: Prof. Ms. Marcos Rafael Monteiro

Palmas, março de 2016


Herlan Pablo Dos Santos Guimarães

A HISTÓRIA DA CONTABILIDADE

Projeto apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da Faculdade ITOP como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis.

Orientador: Prof. Ms. Marcos Rafael Monteiro

COMISSÃO EXAMINADORA

______________________________________

Prof. Esp. Marcos Rafael

Palmas - TO

2016

DEDICATÓRIA

A minha família, pelo apoio Incondicional.


AGRADECIMENTOS

        Agradeço primeiramente a Deus, Que sempre agindo me deu esta grande oportunidade de realizar este projeto de contabilidade, minha esposa que sempre quando minha pessoa pensava em desistir incentivava-me a continuar a galgar algo melhor, minhas filhas que ao pensar nelas recordava-me a melhorar as condições de vida e em dar condições a elas, e todos os meus parentes que me apoiaram da forma que puderam.


EPÍGRAFE

Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.

João Cap.8 Ver.32

Sumário

1.TEMA        

2. PROBLEMA        

3. HIPÓTESE        

4. OBJETIVOS        

4.1 Objetivos Geral        

4.2 Objetivos Específicos        

5. JUSTIFICATIVA        

6. REFERENCIAL TEÓRICO        

6.1. Origem da Contabilidade        

6.2. Evolução da Contabilidade        

6.3 PERSPECTIVAS DA CONTABILIDADE        

6.3.1 A Contabilidade na Era da Globalização        

7.CONCLUSÃO        

8.REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS        

1.TEMA

Bem presente em nosso dia-a-dia mesmo sem percebermos, a contabilidade já se estende ao longo da história, encontra-se registros que a contabilidade surgiu a 4.000 anos antes de Cristo, é difícil precisar exatamente.

Mas entre as diversas definições literárias podemos afirmar que a contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio. Sendo assim sua principal atribuição e o patrimônio.

2. PROBLEMA

Neste estudo, por meio de levantamento bibliográfico, pretende-se acompanhar o desenvolvimento da História da Contabilidade ao longo do tempo, desde seus primórdios até o seu atual estágio e o seu reconhecimento como ciência. Tem como objetivo estudar a evolução da Contabilidade como ramo do conhecimento, compreendendo a importância da escrita, do desenvolvimento das civilizações, das influências doutrinárias italianas e americanas e ainda do desenrolar da Contabilidade no Brasil como impulso ao seu estabelecimento como Ciência Social, procurando compreender como a Contabilidade adquiriu sua independência científica, tornando-se importante no contexto mundial da atualidade. Devido a isso os profissionais da área da contabilidade conhecem a história da sua profissão e seus meios primitivos?

3. HIPÓTESE

A fim de sociabilizar a história da contabilidade e sua modernização com os profissionais de hoje, foram utilizados vários métodos de pesquisa como base para a elaboração e produção deste trabalho, buscando a real história da ciência contábil e comparando-a ao mundo moderno de hoje desde o uso de suas raízes até chegarmos a modernização com a utilização do computador, visando o aprendizado para a sociedade que perece por falta de conhecimento histórico que se perde cada vez mais a cada geração.

Acredito que com base de raciocínio podemos elaborar com facilidade qualquer trabalho da contabilidade, voltando ao começo de toda estrutura de pensamentos e raciocínio histórico da área contábil.

4. OBJETIVOS

4.1 Objetivos Geral

  • Enquadrar os leitores a buscar o conhecimento da história da contabilidade e seus meios primitivos.

 4.2 Objetivos Específicos

  • Identificar os métodos usados pelos primórdios da contabilidade antiga até aos tempos de hoje.
  • Apresentar a evolução da contabilidade como ciência, e suas operações econômicas.
  • Demonstrar as mudanças ocorridas ao longo da história de forma sucinta e eficaz.

5. JUSTIFICATIVA

A elaboração desse texto, firma-se no conceito de que os profissionais da contabilidade tende a buscar o conhecimento da história de sua profissão mesmo com o avanço dos meios tecnológicos. Em pouco tempo percebi que os meios antigos ainda se faz necessários quando os tecnológicos faltam, assim trazer novos resultados de pesquisas e contribuir para o avanço e importância da contabilidade para a sociedade.


6. REFERENCIAL TEÓRICO

Conforme Silva (2007, pg. 01) e segundo vários estudiosos citados por ele, a contabilidade se expressa concomitante com as descrições mentais do homem e sua atividade patrimonial, sendo, portanto, seu surgimento atrelado ao aparecimento da própria civilização. Masi, citado por Silva (2007, pg. 01), afirma a respeito dessa evolução:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (199.8 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com