TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A mulher no mercado de trabalho

Por:   •  14/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.128 Palavras (9 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...........................................................................................................03

A HISTÓRIA DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO.....................................03

FATOS QUE MARCARAM A EVOLUÇÃO DA MULHER NO MERCADO DE

TRABALHO................................................................................................................04

NO BRASIL COMO E QUANDO OCORREU ESSA EVOLUÇÃO.............................05

A MULHER NO MERCADO DE TRABALHO ATUALMENTE....................................05

PERSONALIDADES FEMININAS QUE MARCARAM A HISTORIA..........................06

CONCLUSÃO.............................................................................................................07

BIBLIOGRAFIA...........................................................................................................08

A TRAJETÓRIA DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO

INTRODUÇÃO

Este trabalho acadêmico tem como objetivo o estudo da trajetória da mulher no mercado de trabalho. Veremos que durante anos a mulher vem marcando a sociedade com sua perseverança a fim de conquistar seu lugar no mercado de trabalho, passando por grandes obstáculos para que sejam respeitados seus direitos.

Abordaremos de maneira sucinta os principais fatos que marcaram a história das mulheres em busca da igualdade de gêneros e suas  dificuldades desde o começo da civilização, citando as principais causas que levaram a evolução e sua introdução na sociedade e no mercado de trabalho, e também abordando o papel feminino desde o inicio da civilização e traços dessa cultura que ainda existem até os dias de hoje.

Veremos que atualmente o mundo aposta cada vez mais na capacidade feminina, pois as mulheres possuem características que as colocam em vantagem com relação aos homens, inclusive muitas delas ocupam cargos que antes só eram ocupados por homens, alem de estar assumindo cada vez mais a responsabilidade pelos suprimentos familiares, coisa que antes era responsabilidade apenas dos homens. Recompensada pelo esforço de décadas a mulher teve seus direitos garantidos, tornando-se mais simples a sua inserção no mercado de trabalho, conseguindo valer seus direitos trabalhistas diante da sociedade que até então fora dominada pela força masculina.

        

O presente trabalho acadêmico está organizado da seguinte forma: A história da mulher no mercado de trabalho; fatos que marcaram sua evolução; como e quando ocorreu essa evolução; e atualmente como a mulher esta sendo vista no mercado de trabalho; e personalidades femininas que marcaram a história. Acreditamos que a leitura desse trabalho seja agradável ao leitor, já que abortaremos brevemente o tema proposto.    

A HISTÓRIA DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO

Conforme o artigo 113, inciso 1 da Constituição Federal diz que todos são iguais perante a Lei, sem distinção de raça, cor, sexo ou qualquer outra forma de discriminação. Mas será que essa era a realidade das mulheres?

As mulheres eram educadas somente para satisfazer os desejos dos homens. E em épocas mais remotas a tarefa da mulher era a sobrevivência da espécie enquanto os homens tinham o dever de manter o suprimento de alimentos e financeiros da família.

Somente após a primeira e segunda guerra Mundial (1914-1918 e 1939-1945) que a presença da mulher no mercado de trabalho tornou-se notória. Época nas quais os homens foram para as batalhas onde muitos morreram no período das guerras e outros foram mutilados ficando assim impossibilitados de trabalhar para sustentar a família, com isso as mulheres passaram a assumir os negócios da família e a posição dos homens no mercado de trabalho. (Leskinen, 2004) As mulheres também contribuíram para o trabalho gerado pelas guerras, elas foram convocadas a trabalhar em vários setores como construções de aviões, navios e na produção de armas e em várias atividades civis e militares.

A transferência da produção têxtil das casas para o centro da fábrica foi a mais rápida transformação acarretada pela Revolução Industrial, nessa época o sistema fabril oferecia as mulheres um meio de sobrevivência e independência econômica, mas por outro lado elas recebiam um salário bem inferior aos dos homens mesmo exercendo a mesma função, outro fator interessante era que as mulheres ao contrário dos homens eram punidas se conversassem durante o expediente de trabalho.

FATOS QUE MARCARAM A EVOLUÇÃO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO

A luta incessante das mulheres por igualdade entre os gêneros é um objetivo histórico, e que segue paralelo a formação da sociedade, já no período em que ocorreu a revolução francesa (1789-1799) houve as primeiras reivindicações femininas, a fim de obterem direitos políticos, melhoria nas condições de trabalho e de vida, além de terem o direito de assumir cargos públicos. A revolucionaria Olympe de Gouges (feminista, revolucionária, historiadora e jornalista) já proclamava que a mulher deveria possuir direitos iguais ao dos homens, esse movimento ficou conhecido como feminismo. O feminismo ressurgiu no século XlX na Europa, principalmente na Inglaterra, onde o movimento ganhou forças e foi até defendido em teses por grandes pensadores da época, que defendiam a emancipação das mulheres através da igualdade de direito entres os gêneros, sendo o principal o direito de ocupar qualquer posto de trabalho.

Na Inglaterra no ano de 1819, após manifestações onde houve enfrentamento em que a polícia atirou com canhões, o parlamento inglês aprovou uma lei reduzindo para 12horas a jornada de trabalho de mulheres e crianças entre 9 e 16 anos. Nos Estados Unidos, em 1857 na cidade de Nova York, 129 tecelãs cruzaram os braços reivindicando redução da jornada de trabalho para 10 horas. Acuadas, as operarias foram trancafiadas pela polícia e pelos patrões dentro da fábrica, os mesmo incendiaram o local levando todas a morte, e 50 anos mais tarde no dia 08 de março de 1908 no aniversário dessa manifestação de reivindicação daquelas mulheres foi declarado o dia internacional da mulher em homenagem à memória daquelas que morreram por reivindicar os seus direitos. (A nova Democracia)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (182.8 Kb)   docx (55.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com