TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A norma internacional de contabilidade que define o método contábil do ativo imobilizado é a IAS 16

Por:   •  4/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  287 Palavras (2 Páginas)  •  527 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]      CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA

Norma Internacional IAS 16

Atividades avaliativa, Contabilidade  Internacional. Trabalho para composição de notas, sob a supervisão e orientação do professor 

29 de Fevereiro

[pic 2]      CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA

Norma Internacional IAS 16

Alunos:        

29 de Fevereiro

A norma internacional de contabilidade que define o método contábil do ativo imobilizado é a IAS 16.

Os temas principais abordados na IAS 16 são: I - o reconhecimento de ativos ; II - a mensuração dos valores contábeis , incluindo a depreciação e perdas por desvalorização; III- baixas/alienações.

O reconhecimento de um produto imobilizado no balanço como um ativo, ocorre se o mesmo for avaliado de maneira confiável e que também servirá para a geração de futuros benefícios econômicos para a entidade.

De acordo com Ernst & Young e Fipecafi, a IAS 16 não especifica o que deve ou não ser reconhecido individualmente no imobilizado". O que importa é avaliar de uma forma profissional para concluir o critério de imobilização.

No caso em que gastos com itens, incorridos por uma empresa, não atingem os benefícios futuros desejados do imobilizado, esses itens não podem ser capitalizados. Por isso a atenção deve ser despreocupada para reconhecimento no imobilizado somente quando os itens atendem aos critérios de reconhecimento.

Ainda assim, a IAS 16 é objetiva ao que pode ser capitalizado como custo no imobilizado. A norma define que os custos do imobilizado incluem " custos incorridos inicialmente para adquirir ou construir um item e custos subsequentemente incorrido para adicionar ou substituir partes ou com a manutenção do item." Caso os gastos não atendam os critérios de reconhecimento, devem ser registrados como despesa.

Bibliografia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (81.9 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com