TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aderências às Normas Internacionais de Contabilidade quanto ao Ativo Imobilizado e sua Depreciação

Por:   •  26/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  8.139 Palavras (33 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 33

Centro de Ensino Superior Strong

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

ADERÊNCIA ÀS NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE QUANTO AO ATIVO IMOBILIZADO E SUA DEPRECIAÇÃO: UM ESTUDO COM EMPRESAS BRASILEIRAS DO SETOR DE BENS DURÁVEIS

JÉSSICA DE FIGUEREDO NILSEN

MICHELE CAVALCANTE DA SILVA

VINÍCIUS BARBOSA FERREIRA

Santo André

2016

Centro de Ensino Superior Strong

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

ADERÊNCIA ÀS NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE QUANTO AO ATIVO IMOBILIZADO E SUA DEPRECIAÇÃO: UM ESTUDO COM EMPRESAS BRASILEIRAS DO SETOR DE BENS DURÁVEIS

JÉSSICA DE FIGUEREDO NILSEN

MICHELE CAVALCANTE DA SILVA

VINÍCIUS BARBOSA FERREIRA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como exigência para a obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis, à Escola Superior de Administração e Gestão – STRONG ESAGS

Orientador: Prof. Dr. Douglas Dias Bastos

Santo André

2016

SUMÁRIO

RESUMO        4

ABSTRACT        5

1. INTRODUÇÃO        6

2. REFERENCIAL TEÓRICO        8

2.1 Conceito de Ativo Imobilizado        8

2.2 Formação do Custo de Aquisição        11

2.3 Depreciação        12

2.3.1 Método Linear        14

2.3.2 Método da soma dos anos da vida útil        14

2.3.3 Método das horas trabalhadas        15

2.4 Legislação        15

2.5 Impairment ou Teste de Recuperabilidade        18

2.6 Valor Residual        20

2.7 Valor Justo        21

3. MÉTODO DE PESQUISA        22

4. ANÁLISE DOS RESULTADOS        26

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS        30

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        31



LISTA DE FIGURAS

FIGURA 1


RESUMO

As normas internacionais de contabilidade começaram a influenciar a contabilidade brasileira a partir do momento que foi reconhecida sua importância não só fiscal, mas também gerencial. O CPC é o órgão que ficou responsável por adaptar as leis internacionais, emitidas pelo IASB, à realidade brasileira.

O presente trabalho pretende responder à seguinte questão: Como as empresas brasileiras do setor de bens duráveis estão se adaptando às normas internacionais de contabilidade quanto ao ativo imobilizado e sua depreciação?

Para isso, foram analisadas qualitativamente todas as empresas do subsetor de Máquinas e Equipamentos listadas na BM&F BOVESPA, totalizando uma amostra de 12 empresas. A análise qualitativa foi extraída de um questionário composto com 6 questões preponderantes para auxiliar na resposta da pergunta-problema da pesquisa.

        Foi identificado nas empresas estudadas um alto grau de adequação às mudanças que vem ocorrendo na legislação, mostrando que as empresas estão preocupadas em fornecer uma informação mais fidedigna ao usuário da informação. Porém, existem empresas que não se adequaram a esse modelo de contabilização.

Palavras-chave: Normas Internacionais. Ativo Imobilizado. Depreciação.


ABSTRACT

The international accounting standards started to influence the Brazilian accounting starting from the moment that was acknowledge its importance not only fiscal, but also managerial. CPC is the part responsible to adapt the international laws, issued by IASB, to the Brazilian reality.

The present work intends to answer the following question: How Brazilian companies of the subsector of durable goods are adapting to the international accounting standards about the permanent assets and its depreciation?

For that, all companies of the subsector of Machines and Equipment listed at BM&F BOVESPA were analyzed qualitatively, totalizing a sample of 12 companies. The qualitative analysis was extracted of a quiz composed by 6 questions preponderant to assist answering the problem-question of this research.

It was identified in the studied companies a high level of adequation to the changes that are occurring in the law, showing that the companies are concerned to provide a reliable information to the information user. However, there are companies that didn’t adapt to this accounting model.

Keywords: International Standards. Permanent Asset. Depreciation.


1. INTRODUÇÃO

A gestão e o controle dos investimentos e consequentemente dos ativos imobilizados dentro de grandes empresas é uma tarefa complicada e que exige uma atenção especial. Principalmente pelo fato de que a depreciação desses ativos impacta diretamente no resultado da empresa, de onde é realizado o cálculo de imposto de renda e contribuição social, “CPC 27 - 49: A depreciação do período deve ser normalmente reconhecida no resultado. ”

É de fundamental importância que as empresas tenham uma boa gestão dos ativos, pois assim, estarão contribuindo para traduzir a real situação da empresa. Dessa maneira, os stakeholders como acionistas, fornecedores e a própria administração poderão tomar decisões baseando-se em informações mais precisas e íntegras, assegurando um dos pilares da contabilidade que é o postulado da continuidade. “Continuidade: refere-se à entidade que está funcionando com prazo indeterminado; algo em andamento; não está em fase de extinção ou liquidação. ” (MARION, 2009, p. 31).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (57.8 Kb)   pdf (636.2 Kb)   docx (143.5 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com