TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ÉTICA NOS NEGÓCIOS

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.891 Palavras (12 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

2.1        CODIGO DE ETICA DO CONTADOR        

2.1.1        Itens do Capítulo II do Código de Ética do Contador        

2.1.2        O comportamento do contador, diante das fraudes efetuadas pela Schincariol        

2.1.3        Penalidades que o Contador poderá sofrer por não ter seguido o Código de Ética.        

2.2        COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL        

2.2.1        Análise da organização comportamental do caso apresentado.        

2.3        A SITUAÇÃO ECONÔNICA DA ORGANIZAÇÃO, OS DADOS APRESENTADOS ATÉ SEU FECHAMENTO E APÓS SUA REABERTURA COM NOVA MARCA.        

2.4        A EXPANSÃO DA EMPRESA E O PAPEL DA CONTABILIDADE        

3        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho foi realizado por meio de pesquisas e estudo do caso da empresa Schincariol onde através de uma mega operação da policia federal descobriu um grande esquema de sonegação de impostos.

No qual podemos dizer que o cenário acelerado de mudanças bem como a alta competitividade no mercado impõe às empresas novos desafios e demandas. Produtividade, lucratividade e compromisso social são exigências rotineiras como requisitos básicos para a sobrevivência das organizações. Nesse contexto, tem crescido nos últimos anos a percepção sob a perda de ética em negociações comerciais.


  1. DESENVOLVIMENTO

No mundo atual a gestão da ética nos negócios e das relações de trabalho é um dos pilares de sustentação das empresas. As instituições que pretendem ter vida longa necessitam estabelecer relações éticas com todos os seus públicos. Em negociações comerciais, a necessidade da existência de regras de comportamentos bem como direitos e deveres respeitados e obedecidos é talvez ainda mais importante. Podemos dizer que a menor das infrações éticas provoca um impacto gravíssimo na reputação de uma companhia ou das equipes que a compõe. O que foi construído em um longo tempo é perdido rapidamente. Quanto mais houver obediência espontânea de ética, menos tempo e dinheiro serão desviados para a defesa de eventuais comportamentos para a defesa de eventuais não–éticos.
O comportamento das empresas bem como seus valores repercutem diretamente nas relações com clientes, fornecedores e com a própria sociedade. A prática do pluralismo tem difundindo essas informações e agregado valor nas relações de clientes e fornecedores.

O profissional contábil tem um papel fundamental, pois ele pode ser um agente do processo. Ele não deve apenas receber e sistematizar as informações.

Ser ético, enquanto profissional, significa agir em consonância com as normas e os princípios que regem uma profissão.
No entanto, não é tarefa fácil manter-se ético numa época em que as empresas lutam de forma árdua, e buscam alternativas para reduzir gastos, em especial, os decorrentes da alta carga tributária a que estão sujeitas. É de responsabilidade do contador apresentar opções lícitas para melhor condução dos negócios de seu cliente ou empregador e oferecer-lhe serviços de qualidade e confiabilidade.

  1. CODIGO DE ETICA DO CONTADOR

                 Ética profissional é representada pela confiança que a sociedade deposita no profissional, na execução de determinado trabalho, visto que envolve responsabilidades sociais.

O profissional contábil é aquele cuja atividade é, basicamente, a prestação de serviços e tem como função registrar, avaliar e informar, por meio de pareceres, laudos e estudos, a situação de natureza física, financeira e econômica do patrimônio das pessoas físicas ou jurídicas, dando-lhes parâmetros para a tomada de decisões. Seu trabalho é de grande responsabilidade e fundamental para a sobrevivência das empresas.

A ética profissional trata dos conceitos básicos do direito e do dever. Diante disso, criou-se o Código de Ética Profissional, que tem por objetivo fixar a forma pela qual devem conduzir-se os diversos profissionais, quando no exercício de suas profissões. Assim, o Código de Ética pode ser entendido como uma relação das práticas de comportamento que se espera e sejam observadas no exercício da profissão.

O código de ética profissional do contabilista procurou consolidar os princípios éticos que norteiam a profissão contábil.

Desta forma o profissional contábil que não adotar o código de ética como bússola de sua conduta profissional corre risco de degradação de sua imagem e da classe à qual representa.

  1. Itens do Capítulo II do Código de Ética do Contador

Art. 2º São deveres do Profissional da Contabilidade:

I – exercer a profissão com zelo, diligência, honestidade e capacidade técnica, observada toda a legislação vigente, em especial aos Princípios de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade, e resguardados os interesses de seus clientes e/ou empregadores, sem prejuízo da dignidade e independência profissionais;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (194.1 Kb)   docx (34.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com