TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética e Corrupção nas Organizações

Por:   •  28/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.890 Palavras (24 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 24

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

ICEG – Ciências Contábeis

ÉTICA E CORRUPÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES:

Um estudo sobre a Vale

Belo Horizonte

2016


ÉTICA E CORRUPÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

Um estudo sobre a Vale

Trabalho Interdisciplinar apresentado como requisito de avaliação do curso de Ciências Contábeis da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais para aprovação nas disciplinas do terceiro período.

Belo Horizonte

2016


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        3

2.        ÉTICA E CORRUPÇÃO        4

2.1.        ÉTICA        4

2.2.        CORRUPÇÃO        4

3.        ÉTICA E CORRUPÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES        5

3.1.        ÉTICA CORPORATIVA E SUA IMPORTÂNCIA        5

3.2.        PORQUE ADOTAR UM CÓDIGO DE ÉTICA NAS EMPRESAS?        6

3.3.        COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL        7

3.4.        ÉTICA NAS RELAÇÕES DE TRABALHO        8

3.5.        CÓDIGO DE ÉTICA DO CONTADOR        9

4.        ESTUDO DE CASO – VALE S.A        10

4.1.        A VALE        10

5.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        18

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        19


  1. INTRODUÇÃO

A conduta ética é muito importante para qualquer instituição, seja ela de qual porte ou nível de desenvolvimento for. No entanto, parte delas não cumpre o estabelecido pelo seu código de ética e de conduta, acarretando grandes consequências para o ambiente de trabalho, para a sua imagem diante do público e, assim, para o seu crescimento. Nesse contexto, destacam-se as empresas de grande porte que utilizam recursos ambientais e socialmente predatórios para a sua principal atividade, e fazem da mídia um instrumento de informações desleais em alguns casos, a fim de conquistarem a confiança do público.

Este trabalho busca, partindo do tema: Ética e Corrupção nas Organizações, estabelecer a conexão entre a contabilidade e as seguintes disciplinas: Contabilidade Intermediária, Direito do Trabalho, Estatística II, Filosofia, Matemática Financeira e Psicologia. O estudo restringe-se à importância do estabelecimento de um código de ética e de conduta e do seu cumprimento. Durante o seu período de existência, as organizações são permeadas por situações que exigem o controle e a resolução de problemas por meio de comprometimento e condutas que levem em consideração administradores, funcionários, clientes, meio ambiente e toda uma sociedade.

O objetivo geral deste trabalho é identificar como a falta de condutas éticas dentro de uma organização pode trazer resultados negativos para a sociedade, o meio ambiente e a imagem da empresa. Enquanto que os objetivos específicos são: descrever o que é ética; relatar como ela pode ser aplicada ao contexto organizacional; demonstrar, por meio de um estudo de caso, como a conduta antiética de uma organização pode refletir negativamente sobre seu público interno e externo e a sociedade.

Para isso, serão utilizados referenciais teóricos que abordam as condutas éticas e um estudo de caso que demonstra as consequências que acarretam o descumprimento de um manual de comportamento às organizações e aos seus envolvidos.

Como futuros profissionais contábeis, verificamos a importância de aprofundar o conhecimento sobre o assunto para que assim possamos auxiliar de forma honesta nossos futuros clientes, visando sempre à maximização de seus resultados, porém respeitando seus funcionários, sócios, clientes e meio ambiente.


  1. ÉTICA E CORRUPÇÃO

  1. ÉTICA

O termo ética surgiu do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa) e podemos definir como aquilo que se refere ao caráter.

A Ética é um elemento da filosofia responsável pela investigação dos princípios que originam, alteram, regulam ou norteiam a conduta de uma sociedade, formando um conjunto de valores morais e princípios que mantém os critérios da moralidade coletiva e da vida individual.

A ética engloba uma área extensa e pode ser aplicada nos aspectos profissionais. Existem códigos de ética profissional em diversos ramos como na Contabilidade, Psicologia, Enfermagem, Medicina, etc. que indicam como os profissionais dessas áreas devem se comportar no exercício da sua profissão, cumprindo com todas as suas funções, respeitando os princípios designados pela sociedade e pela sua classe profissional.

A ética pode ser confundida com lei, apesar de que na maioria das vezes a lei tenha como fundamento os princípios éticos. Porém, ninguém pode ser obrigado a cumprir as normas éticas, nem sofrer qualquer penalidade caso não as cumpra.

  1. CORRUPÇÃO

Corrupção é o ato de aliciar algo ou alguém, com o intuito de conseguir benefícios em comparação aos demais através de artifícios considerados ilegais ou ilícitos.

A palavra "corrupção" é derivada do latim corruptus, que significa o "ato de quebrar aos pedaços", ou seja, decompor e deteriorar algo.

O ato de corromper pode ser interpretado também como a ação de subornar que é o ato de induzir a pessoa a certa prática, oferecendo-lhe dinheiro ou outros benefícios ilícitos, para ganhos pessoais.

A corrupção é fortemente ligada á política, mas também está presente nas relações dos indivíduos da sociedade. Na política, a corrupção pode ser percebida em todos os poderes do governo, como o Executivo, Legislativo e Judiciário e é definida como o uso dos poderes atribuídos aos funcionários do governo para obtenção de proventos com fins particulares alcançados de formas ilegais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.3 Kb)   pdf (270.8 Kb)   docx (44.1 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com