TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética e Responsabilidade

Por:   •  23/5/2020  •  Resenha  •  1.218 Palavras (5 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 5

RESENHA IBF

Nome:  Dayane Fernanda Martins Cód.: 258154

Curso:   MBA EM CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA E FINANCEIRA

Disciplina: Ética e Responsabilidade Social e Profissional

 

Ética e Responsabilidade Social.  

        

Descrição da Obra: Trata-se de resenha e análise crítica do texto: “Ética e Responsabilidade Social”, que tem como autor o professor Oswaldo Oliveira Santos Junior, abordando conceitos e teorias referentes à ética e responsabilidade social profissional.

Introdução:  

    A finalidade deste trabalho é desenvolvimento de uma resenha e análise crítica sobre o texto “Ética e Responsabilidade Social”, do professor e mestre Oswaldo Oliveira Santos Junior.  

    A análise irá discorrer sob uma visão particular subjetiva considerando os   aspectos referidos no texto comparando com o que foi dissertado nas vídeo-aulas. Mantendo as integrações do conteúdo oferecido pelo professor, é possível obter uma conclusão distinguindo aspectos positivos e negativos.  

    No decorrer do texto, o autor expõe os principais aspectos relativos à argumentação sobre Responsabilidade Social Empresarial e sua relação com a ética.

O autor disserta acerca dos conceitos elementares da ética e sua estrutura filosófica e histórica, tal como as estimativas da responsabilidade social empresarial, buscando estabelecer no período em que o Brasil experimentou o crescimento das políticas neoliberais, na década de 1990. O texto também relata e explora a sociedade capitalista e as incoerências que procedem deste sistema em sua relação com os pressupostos da ética e da responsabilidade social empresarial.  

Análise do Texto:  

Ética pode ser apontada como o segmento da Filosofia que estuda os princípios morais e ideais da conduta humana. Moral pode ser estabelecida conforme as regras morais do grupo social em que se vive. O autor ensina que é necessário que a atenção com os princípios éticos e valores morais seja contínua para que critérios e parâmetros adequados às atividades empresariais socialmente responsáveis sejam designados.  

    O autor contextualiza, inicialmente, a Responsabilidade Social e Empresarial como “uma modalidade de atuação das empresas que se apresentam como comprometidas com o fortalecimento econômico e social do país” (GRACIOLLI; TOITIO, 2008, p.1 66) e se estabelece essa ação, no Brasil, no âmbito do crescimento das políticas neoliberais no decorrer da década de 1990.

    Atualmente, as instituições deveriam manter a concentração em suas relações econômicas e legais, mas principalmente, no progresso de suas obrigações éticas, sociais e morais. É possível extrair do texto, no sentido histórico, uma argumentação nítida de que as amplas transições sociais ocorridas na humanidade, somente se tornaram possíveis devido o comprometimento de associações empenhadas com valores éticos. Estas associações permanecem operando e promovendo o discernimento de maneira consciente e dinâmica, instituindo até hoje a diferença na sociedade.

    A diversidade de oportunidades e sentidos de interpretação que este conceito de SER pode levar é imensa, e muitas vezes, estas interpretações podem ser contraditórias, pois se por um ângulo nos induz ao estímulo de uma técnica corporativa ética e socialmente responsável, por outro ângulo, observamos a prática como estratégia de mercado, pretendendo acrescentar vantagens e melhorias às instituições.

    A Responsabilidade Social que é importante alcançar é que indica atuar como um instrumento de transformação completa e revisão das desigualdades sociais, incontestáveis falhas com as técnicas frequentes que privam os recursos materiais e imateriais da sociedade.

    Nessa perspectiva, entende-se que as instituições não conservam valores humanos e éticos, pelo fato de se tratar de pessoa jurídica, esses valores provêm dos gestores. Isso nos permite notar que muitas em empresas a aplicação de princípios morais e éticos contrários aos que são necessários para alcançar uma sociedade isenta de desigualdade e é nesse momento que se destaca o real propósito da ética na qualidade de ciência.  

    Focando agora no ponto filosófico que aproxima a presença ou não de uma “ética empresarial”, podemos entender que para que essa presença seja válida devemos julgá-la como resultado dos atos dos indivíduos que integram certa organização, seus princípios, experiências e valores conduzirão suas tomadas de decisão que se representarão de maneira positiva ou negativa.

    É relevante ressaltar, que estes valores pertencentes a cada sociedade, não são padronizados e fixos, mas são variáveis de acordo com a cultura e o tempo histórico e político de cada sociedade. Algumas sociedades visam os princípios de equidade e fidedignidade, e outras, visam que o valor está no retorno financeiro e, para outras, o valor é visto na justiça social. Devido tanta diversidade de posicionamentos, os valores resultam em colapsos na sociedade. Desta forma, é primordial que estes valores sejam validados e sustentados frequentemente para não serem desprezados e substituídos por outros pouco favoráveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (49.9 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com