TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética e profissão contábil

Por:   •  28/11/2017  •  Artigo  •  1.647 Palavras (7 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 7

Ética dos Contadores

Ética dos Contadores

Janaína Rocha Matos

Romes Junior

Prof.: Jonatas Soares de Araújo

Acadêmicos do 4ª Período Ciências Contábeis

Universidade Federal do Tocantins – UFT

Palmas - TO

Ética dos Contadores

Resumo

        O presente artigo foi elaborado a partir de pesquisa em livros e artigos de acadêmicos da área contábil, tendo como objetivo principal Ética dos Contadores. O tema foi abordado pelo fato de tanto ouvir falar de ética, dos princípios contábeis e tão poucos é executado pelo profissionais. Hoje nos noticiáriospercebemos nos deparamos com vários relatos de fraudes que envolve o mundo contábil, tem se tornando cada dia mas comum esses fatos que degrine a imagem da classe contábil. Portanto, nesse artigo abordaremos sobre a “Ética dos Contadores”, falando sobre o código de ética e citando alguns artigos e autores da área.

Palavras-chave: Contador, Ética, Profissional.


Introdução

        

O objetivo de todo acadêmico independente da área nesse primeiro momento é se estabelecer-se profissionalmente na sua carreira,ter uma boa influencia no mercado e ter excelentes clientes ou um excelente cargo na empresa onde trabalha. Porém a ética deve ser à base da construção da vida de qualquer profissional, o código de ética do contador mostra alguns deveres que são imprescindíveis: exercer a profissão com zelo, diligência, honestidade e capacidade técnica.

        A ética é um valor de suma importância para qualquer contador, no entanto muitos não conseguem assimilar e agir de maneira leviana, denegrindo sua própria imagem perante a sociedade, podendo também está denegrindo imagem de clientes e da empresa onde presta serviço. Vale ressaltar que muitos contadores tembuscado uma preparação técnica e um excelente nível de comprometimento na área contábil, buscando sempre se aperfeiçoar na sua carreira pois isso e fundamental.

        Qualquer profissional da área contábil, precisa saber o objetivo principal da sua profissão que está na Resolução CFC N°. 803/96:

        O Código de Ética no Capitulo I – Do Objetivo:

Art. 1° Este Código de Ética Profissional tem por objetivo fixar a forma pela qual se devem conduzir os Contabilistas, quando no exercício profissional.

        Qualquer atitude indevida que um contador ele é penalizado com advertência reservada, censura reservada, censura publica. Na aplicação das sanções éticas são consideradas como atenuantes: Falta cometida em defesa de prerrogativa profissional, ausência de punição ética anterior, prestação de relevantes serviços à Contabilidade, pode ate perder o direito de exercer a profissão dependendo da infração.


Referencial Teórico

A Contabilidade está diante de novos desafios causados pelas constantesmudanças no cenário econômico mundial onde a economia globalizada, o desenvolvimento do mercado de capitais internacional e o aumento dos investimentos estrangeiros geram a necessidade de utilização de normas e investimentos estrangeiros geram a necessidade de utilização de normas e entre os países.

Ultimamente podemos observar a ocorrência de várias situações que, estão aparecendo na mídia assuntos que relatam fatos antiéticos nas organizações e nos relacionamentos em sociedade. Esse acontecimento tem ocorrido na área contábil para agredir a imagem desta profissão, que muitos não estão nem aí para a imagem. No entanto, casos de empresas que apresentaram seus demonstrativos contábeis e balanços financeiros alterados, abrem uma discussão a respeito da ética e conduta na sociedade e na profissão contábil.

A ética é uma reflexão filosófica assim, procura justificá-la e fundamentá-la, encontrando as regras que, efetivamente, são importantes e podem ser entendidas como uma boa conduta em nível universal e aplicável a todos os sujeitos, o que faz com que a ética seja de caráter universalista, por oposto ao caráter restrito da moral, visto que esta pertence a indivíduos, comunidades e/ou sociedades, variando de pessoa para pessoa, de comunidade para comunidade, de sociedade para sociedade.  

Muitos contadores não se orienta pela realidade interna de uma instituição, mas sim pelo pela ocorrência entre o agir humano e o bem comum. Dos indivíduos que constituem o sistema social isto exige virtudes criticas, por exemplo: coragem, capacidade de conflitos, disposição para assumir responsabilidades e uma capacidade para avaliação responsável dos bens. O contador favorece uma moral aberta espera de seus membros um agir eticamente responsável, onde em caso de necessidade também as normas do sistema possam ser criticamente questionados. Uma moral aberta põe a empresa em situação de permanente comunicação com seus clientes e fornecedores, desta forma envolvendo mas comodidade e praticidade com os mesmos.

DOS DEVERES EM RELAÇÃO AOS COLEGAS E À CLASSE

Art. 9º A conduta do Profissional da Contabilidade com relação aos colegas deve ser pautada nos princípios deconsideração, respeito, apreço e solidariedade, em consonância com os postulados de harmonia da classe.(Redação alterada pela Resolução CFC nº 1.307/10, de 09/12/01).

Paragrafo único: O espirito de solidariedade, mesmo na condição de empregado, não induz nem justifica a participação ou conivência com o erro ou com os atos infringentes de normas éticas ou legais que regem o exercício da profissão.

O contador juntamente com sócios e proprietários devem conversar dialogar da mesma maneira pois existem várias definições de ética, a qual pretende compreender a natureza da moralidade, distinguindo entre o certo e o errado, o bem e o mal, a virtude e a não virtude, o justo e o injusto. Essa definição de ética pressupõe um sistema de princípios e valores compartilhados por uma comunidade simples ou complexa, composta por poucos ou vários indivíduos, valores esses que são compartilhados e que mudam com o passar do tempo e variam de comunidade para comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (169.5 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com