TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALDITORIA INDEPENDENTE E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

Por:   •  23/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  6.209 Palavras (25 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 25

 ALDITORIA INDEPENDENTE E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

Acadêmico¹

Tutora Externa²

        

RESUMO

A Auditoria corresponde a uma função independente, que busca priorizar a qualidade dos processos e a otimização dos resultados operacionais. Representa um conjunto de processos metodológicos e técnicos de análises e levantamentos criteriosos de informações, constituindo-se em um estudo e uma forma de avaliação sistemática de procedimentos, rotinas e práticas internas de uma empresa e de suas demonstrações contábeis. Partindo dessa afirmação, o presente trabalho tem o objetivo de mostrar o trabalho de auditoria realizado pela empresa de auditoria Ágil Contabilidade e Auditoria Ltda. e a empresa auditada Mônica e Pereira Comercio Ltda. ME, onde foram realizados todos os serviços de Auditoria Independente e fechamento de Balanço Patrimonial.

Palavras-chave: Auditoria Independente. Demonstrações Contábeis. Relatório de Auditor Independente.

1. INTRODUÇÃO

O objeto da auditoria é o conjunto de todos os elementos de controle do patrimônio administrado, os quais compreendem registros contábeis, papéis, documentos, fichas, arquivos e anotações que comprovem a veracidade dos registros e a legitimidade dos atos da administração, bem como sua sinceridade na defesa dos interesses patrimoniais. A auditoria pode ter por objeto, inclusive, fatos não registrados documentalmente, mas relatados por aqueles que exercem atividades relacionadas com o patrimônio administrado, cuja informação mereça confiança, desde que tais informações possam ser admitidas como seguras pela evidência ou por indícios convincentes.

A empresa auditada Mônica e Pereira Comercio Ltda. ME, é uma empresa do ramo alimentício que houve a necessidade de auditoria independente em suas movimentações financeiras, análise de apuração de impostos e cálculo da folha de pagamento, tudo analisado minuciosamente conforme as normas em vigor. No decorrer deste trabalho serão expostos pontos importantes a respeito das divergências encontradas, os ajustes que se fizeram necessários, bem como o Relatório de Auditor Independente no final desde trabalho. Dessa forma será feito um apanhado do extenso trabalho de auditoria realizado a partir de 01 de Agosto de 2018 pela empresa Ágil Contabilidade e Auditoria LTDA.

2. RELATÓRIO DE ANÁLISES DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

2.1 AUDITORIA

A auditoria é utilizada dentro de uma empresa, geralmente, para fazer uma avaliação de suas demonstrações contábeis, ou seja, verificar se o que está lançado e acarretando resultados realmente é o que a empresa possui.

Neste sentido, a autoria então, nada mais é do que um processo utilizado pela entidade para que se possa avaliar a sua situação atual com relação ao que foi descrito em suas demonstrações contábeis. A auditoria, porém, não é uma ferramenta única da contabilidade, ela pode ser utilizada também em outros setores de uma empresa, desde que esse setor também esteja precisando ser avaliado, e precise de uma verificação real da situação em que se encontra. Contudo, quando realizada na contabilidade, é principalmente usada para mostrar que não basta apenas lançar as informações no sistema, o qual pode ter vários usuários, e confiar em seus resultados, é preciso, além disso, uma análise mais profunda dos dados que foram informados, e é justamente quando é necessário empregar uma auditoria nas demonstrações contábeis apresentadas, pois a partir de um relatório de um profissional capacitado para essa ação há uma maior confiança em se utilizar os dados contabilizados.

2.2 AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

As demonstrações contábeis são documentos muito importantes para uma empresa, pois é dentro destes que estão mencionados todos dos dados financeiros da entidade. É com as demonstrações contábeis que a empresa passa a informar e apresentar qual a situação em que a empresa se encontra, se está tendo lucro ou prejuízo, ou se tem ou não condições de quitar seus débitos com seus fornecedores.

A demonstração contábil não pode ser elaborada de qualquer maneira, é preciso muita responsabilidade e veracidade nos dados a serem lançados pela contabilidade, para que não haja erros, os quais podem ser apenas um equívoco, ou em alguns casos, serem confundidos como intenções de fraudes. Sendo assim, as Demonstrações Contábeis servem para registrar os fatos ocorridos em uma empresa dentre um determinado período de tempo, são nominadas como Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL), Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC), dentre outros.

2.3 BALANÇO PATRIMONIAL

O Balanço Patrimonial em uma empresa é o seu documento mais importante, pois é nele que vai ficar relatado de maneira explícita os totais das movimentações da empresa. É a partir do Balanço Patrimonial que a entidade passa a ver como está seu andamento e sua situação financeira. Serve ainda como um modo de avaliação, para que os gestores possam tomar algumas atitudes e decisões, como realizar investimentos, fazer compras, quitar seus dividendos, dentre outras obrigações que a organização possui.

A empresa Mônica e Pereira Comercio Ltda. ME, apresentou seu balanço inicialmente com um Ativo e Passivo total de R$ 372.359,48. Depois foram feitos reajustes e foram constatas divergências em suas movimentações onde foi verificado que haviam impostos com cálculos incorretos (valores maiores que o devido), dessa forma, foram passados os valores das diferenças para o Ativo em Tributos a Recuperar; também foi verificado que havia saldo no estoque, o que no balanço anterior não havia sido mensurado pois o estoque estava zerado, dessa forma existe um estoque no valor de R$ 12.499,00; foram encontradas nas movimentações Notas Fiscais de bens Imobilizados no total de 6.090,00, não foram consideradas estas notas no balanço anterior. Estas foram as principais divergências encontradas e finalizadas as conferências de auditoria, apresentou-se o seguinte balanço patrimonial reclassificado:

QUADRO 1 – BALANÇO PATRIMONIAL RECLASSIFICADO

ATIVO                                      

PASSIVO

CIRCULANTE                                       315.360,47

DISPONIVEL                                        300.796,47

BENS NUMERÁRIOS                          300.796,47

 Caixa                                                      300.796,47

TRIBUTOS A RECUPERAR                   2.065,00

 ICMS a recuperar                                      1.700,00

 PIS a recuperar                                               65,00

 COFINS a recuperar                                    300,00

ESTOQUE                                               12.499,00

 Mercadorias                                             12.499,00

NÃO CIRCULANTE                                5.887,02

IMOBILIZADO                                        5.887,02

 Móveis e Utensílios                                   6.090,00

(-) DEPRECIAÇÃO ACUMULADA      (202,98)

  (-) Deprec. Móveis e Utensílios                (202,98)

TOTAL DO ATIVO                             321.247,49

CIRCULANTE                                           19.275,67

OBRIGAÇÕES TRIBUTÁRIAS                 4.545,91

IMPOSTOS E CONT. A RECOLHER       4.545,91

CSLL a recolher                                            2.295,43

IRPJ a recolher                                              2.295,43

OBRIG. TRABA. E PREV.           14.729,76 OBRIGAÇÕES COM PESSOAL             10.438,87

Salários e Ordenados a pagar                        5.204,35

Pró Labore a pagar                                        3.204,00

Férias a pagar                                                1.160,30

13º salário a pagar                                            870,22

OBRIGAÇÕES PREVIDENCIÁRIAS      4.290,89

INSS a recolher                                             3.132,51

FGTS a recolher                                               452,58

Encargos sobre férias a recolher                      402,96

Encargos sobre 13º a recolher                          302,84

PATRIMÔNIO LÍQUIDO                       301.971,82

CAPITAL SOCIAL                                 250.000,00

Capital Social                                            250.000,00

LUCROS/ PREJUIZOS ACUMU.            51.971,82

Lucros do exercício                                     51.971,82

TOTAL PASSIVO E PL                        321.247,49

FONTE: O autor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)   pdf (159.9 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com