TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DE INVESTIMENTOS

Por:   •  31/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.158 Palavras (5 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 5
  • Guia de Investimentos

Melhores investimentos por rentabilidade – Março 2015

Em 07/04/2015 Guia de Investimentos

Com o dólar valorizando 11,46% em março, os fundos cambiais aparecem entre os melhores investimentos (mais rentáveis) neste último mês, seguidos de alguns fundos de ações, com destaque para os setores de siderurgia e de construção civil, além dos fundos que investem em BDRs (Brazilian Depositary Receipts). Acompanhe também as rentabilidades da poupançaLCILCA,títulos públicos (Tesouro Direto) e CDB-DI em março de 2015.

LCI e LCA continuam apresentando bons rendimentos, muito em parte por conta da isenção de imposto de renda para pessoas físicas. Com a tendência de alta da taxa Selic, confirmada pela alta de 0,50 pontos percentuais na reunião do COPOM (Comitê de Política Monetária do Banco Central) de 04/mar/2015, levando a meta da taxa Selic de 12,25% para 12,75% ao ano, investimentos indexados ao CDI continuarão rendendo ebm nos próximos meses.

Por outro lado, as NTN-Bs (principal) mais longas foram os investimentos de renda fixa que apresentaram pior desempenho. A que vence em 2035, perdeu 3,12% em mar/15. Os papéis prefixados do Tesouro, LTNs, também apresentaram perdas: a que vence em 2018 desvalorizou 0,37%. Apresentamos abaixo um gráfico com as rentabilidades da poupança, LCI e LCAs, títulos públicos e CDBs-DI.

 

[pic 1]

Melhores investimentos do mês – Tesouro Direto, CDB-DI, LCI, LCA, Poupança, Dólar, Euro , Ibovespa – mar-15
Obs.: Variação do IPCA para mar/15 baseada na expectativa média apurada pela ANBIMA

 

No caso dos títulos públicos, incluímos apenas o Tesouro Selic (LFT), Tesouro Prefixado (LTN) e o Tesouro IPCA+ (NTN-B Principal), por serem os títulos mais negociados pelas pessoas físicas. Para facilitar a comparação, as seguintes hipóteses foram assumidas:

- Preços utilizados são os divulgados no site do Tesouro Nacional;

- Rentabilidade líquida (descontada) da taxa de custódia de 0,30% ao ano;

- As rentabilidades apresentadas não consideram taxa de corretagem (entre 0 e 2%) normalmente cobrada pelas corretoras.

No caso de LCI e LCA, e da poupança, as rentabilidades são apresentadas acrescidas do Imposto de renda sob a alíquota de 22,5% (cobrada para investimentos com prazo de até 180 dias). O motivo disto é permitir uma comparação justa entre todos estes investimentos, uma vez que as rentabilidades de LCI, LCA e poupança são isentas de imposto de renda para os investidores pessoa física. As rentabilidades dos investimentos não-isentos de IR apresentados no gráfico acima e nas tabelas a seguir estão sem o desconto do imposto de renda, ou seja, apresentam o rendimento bruto.

 

Em relação aos fundos de investimento, listamos apenas aqueles com as seguintes características:

- Distribuídos pelos seis maiores bancos de varejo do País (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú Unibanco, Santander e HSBC), pois são as instituições em que a maior parte dos pequenos investidores aplica;

- Aceitam investimento inicial de até R$ 10 mil, pois o intuito aqui é comparar as opções de investimento para o pequeno poupador. Fundos que estejam fechados para captação, isto é, que não aceitam novas aplicações, não foram incluídos;

- Aceitam aplicações de pessoas físicas e que não sejam oferecidos exclusivamente aos clientes do segmento de Private Bank (grandes fortunas).

As rentabilidades dos fundos estão apresentadas nas tabelas abaixo separadas por tipos de fundos: DI, renda fixa, multimercado, ações setoriais, ações não-setoriais, cambiais e curto prazo.

 

Fundos DI

Dos 23 fundos da amostra, 18 renderam mais do que a poupança ajustada pelo IR de 22,5%, refletindo as últimas altas da taxa Selic. Nenhum superou o CDI no mês. O melhor fundo (e com a menor taxa de administração) rendeu 96,97% do CDI, enquanto o pior fundo (e com a maior taxa de administração) rendeu 58,19% do CDI. Os rendimentos dos fundos desta categoria ficaram entre 1,00% e 0,60% no mês.

[pic 2]

Melhores investimentos do mês – Fundos DI – mar-15

 

Fundos de Renda Fixa

De um total de 32 fundos, 29 superaram a poupança ajustada pelo IR de 22,5%, mas apenas 1 apresentou rendimento superior ao CDI. 2 fundos apresentaram rentabilidade negativa. As rentabilidades ficaram entre 1,05% e -0,47% (101,98% e -45,97% do CDI).

[pic 3]

Melhores investimentos do mês – Fundos Renda Fixa – mar-15

 

Fundos Multimercado

Neste mês, 16 fundos de um total de 29 apresentaram rentabilidade superior à poupança ajustada pelo IR de 22,5%. Em relação ao CDI, 11 fundos superaram esta taxa. 4 fundos apresentaram prejuízo. As rentabilidades dos fundos desta categoria ficaram entre 3,03% e -1,75% (290,61% e -171,78% do CDI)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (960.3 Kb)   docx (759 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com