TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTABEIS DA EMPRESA NATRA 2016

Por:   •  15/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.372 Palavras (6 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

FACULDADE DECISÃO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

NATURA COSMÉTICOS S.A

ANÁLISE DE DESEMPENHO DO ANO DE 2015

ACADÊMICO: EDSON SCHMITZ

Florianópolis / 2016

S U M Á R I O

  1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
  2. ANÁLISE HORIZONTAL E VERTICAL DO DRE
  3. ANÁLISE DOS INDICADORES DE DESEMPENHO
  1. INDICADORES DE LIQUIDEZ
  2. INDICADORES DE ESTRUTURA
  3. INDICADORES DE ROTATIVIDADE
  4. INDICADORES DE RENTABILIDADE

  1. ANEXOS:
  1. QUADROS DE ANÁLISE
  2.  DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS PUBLICADAS

  1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

A Natura Cosméticos S.A. é uma empresa integrada, que desenvolve, produz e distribui mercadorias de higiene e beleza. A companhia possui a liderança de mercado, havendo atingido em 2010 a atuação de 14,4% no mercado brasileiro, o terceiro maior do mundo.

As ações da companhia estão enumeradas, desde 2004, no Mercado da BM & FBOVESPA, com 40% dos títulos acessíveis para negociação em 2010. No mesmo ano a receita líquida consolidada cresceu 21,1% e Ebitda 24,6% em comparação ao ano anterior, o que relacionado com outros colaborarão para a valorização das ações da empresa.

A empresa que teve seu nascimento em solo brasileiro, surgida do fascínio pela cosmética e pelas relações em sete países da América Latina e na França. A marca que possui a liderança no mercado de cosméticos, fragrâncias e higiene pessoal no Brasil, assim como no âmbito da venda direta. Desde 2004, é uma empresa de capital aberto, com atividades pautadas no Novo Mercado, o mais alto grau de governança corporativa da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).

Perfil

  • Há 9 anos possui a liderança no mercado de cosméticos no Brasil.
  • A 10° empresa mais inovadora do mundo (Forbes).
  • A 6° marca mais valiosa do país.
  • A companhia que dispõe da melhor reputação corporativa do Brasil.
  • A 5° maior companhia de venda direta do mundo.
  • A 2° companhia mais sustentável do planeta.

Detém a liderança no segmento CFT empregando modelo comercial de venda direta.

  • Mais de 1 milhão de consultoras.
  • Sede estabelecida em São Paulo.
  • Funcionamento em 11 países, especialmente na América Latina.
  • Produtos que proporcionam o Bem-estar e a qualidade nas relações.
  • Responsabilidade Triple bottom-line.
  • Ingredientes naturais, originários do fornecedor Sócio-biodiversidade.
  • 7.000 colaboradores.
  1. ANÁLISE HORIZONTAL E VERTICAL DO DRE

Segundo a análise realizada no DRE, verifica-se que a Receita Líquida da empresa Natura cresceu 6,6% no período, entretanto, não houve um bom desempenho, pois, as despesas operacionais aumentaram em 14,5% no período ficando acima da receita líquida.

A lucratividade praticada pela empresa não foi muito boa. De uma margem líquida de 10,0 % obtida em 2014, a empresa diminuiu sua lucratividade para 6,6% em 2015. Ou seja, teve um decréscimo de 29,5%.

Analisando a produtividade da empresa, observa-se que o custo dos produtos vendidos se elevou 7,4% no período, enquanto a receita cresceu 6,6%. Esta elevação de produtividade fez com que o Lucro Bruto, que representou 69,6% da receita em 2014 diminuísse para 69,4% em 2015, tendo uma pequena queda em virtude do aumento da receita.

Analisando ainda o desempenho “na empresa”, observa- se que a conta clientes tece um aumento de 7,3% indicando um comportamento positivo nas vendas. Com isso, os estoques tiveram um aumento de 8,3 % no período indicando um aumento na demanda e consequentemente saída de produtos na empresa. Por outro lado, no passivo da instituição, os fornecedores tiveram um aumento de 33,9% no período.

Analisando as Despesas Operacionais da empresa, pode- se perceber que houve um aumento nos gastos de 14,5% no período estando acima da receita líquida. As despesas administrativas tiveram um aumento nos gastos de 14,1% no período. As despesas comerciais houve um aumento de 11,9 % no período indicando que a empresa teve maior investimento na parte de logística da companhia visto que as vendas aumentaram no período.

Analisando sua composição no DRE, verifica- se que embora a empresa tenha tido um aumento em sua receita líquida, houve aumento significativos com as despesas operacionais e com os custos dos produtos vendidos em que ambos ficaram acima da receita o que de certo modo, prejudicou sua lucratividade que teve um decréscimo de 29,5% no período.

O resultado financeiro aumentou em 42,2 % no período visto que a instituição contraiu dívidas de capital de terceiros onde o passivo circulante teve um acréscimo de 46,6% no período e, no passivo não circulante, um acréscimo de 27,7% no período.

Analisando o saldo de empréstimos e financiamentos da empresa, verifica-se que os perfis de vencimentos da dívida de curto prazo estão acima dos vencimentos no longo prazo visto que os empréstimos contraídos no curto prazo tiveram um aumento de 47,4% no período, ou seja, são maiores do que os empréstimos a longo prazo onde o aumento foi de 34,2% no período.

  1. ANÁLISE DOS INDICADORES DE DESEMPENHO

  1. INDICADORES DE LIQUIDEZ

Na liquidez corrente houve uma diminuição no período de 1,36 em 2014 para 1,32 em 2015, entretanto a empresa se manteve boa, pois consegue manter seu capital de giro para pagar suas dívidas no curto prazo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (112.3 Kb)   docx (30.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com