TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

Por:   •  20/5/2017  •  Resenha  •  1.185 Palavras (5 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA – UFBA[pic 1]

FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DISCIPLICA:  ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES   CONTÁBEIS

            DOCENTE: CÉSAR VALETIM DE OLIVEIRA CARVALHO JUNI

            DISCENTE: GUILHERME RODRIGUES OLIVEIRA COSTA

            CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

            SEMESTRE: 6º

RESENHA

MARTINS, Eliseu; DINIZ, Josedilton A.; MIRANDA, Gilberto J. Análise avançada das demonstrações contábeis: uma abordagem crítica. São Paulo: Atlas, 2012.

Capítulo 7 – Analisando Demonstrações sem o Uso de Indicadores

Como o próprio nome do capítulo sugere, o objetivo aqui é fazer a análise de balanço apenas lendo as demonstrações contábeis e entendendo o que elas dizem, sem utilizar indicadores. Para tanto, é necessário ter uma visão holística (do todo) das demonstrações, porque as variações ou os fatos relevantes que ocorrem em uma demonstração terão reflexos em outras.

Dissecando as contas a receber: primeiramente é preciso do saldo de contas a receber dos anos anteriores para que seja possível comparar a evolução dessa conta. Em seguida, podemos recorrer à DRE para acompanharmos a evolução das vendas. Isto porque, o crescimento do saldo de contas a receber pode ser explicado pelo aumento de vendas à prazo. Além disso, podemos ir na DRE verificar se há inadimplência (despesa com devedores duvidoso) e se há relação com o saldo de contas a receber que nos chame a atenção.

Dissecando os estoques: uma redução nos estoques aparentemente poderia ser bom não é? A primeira coisa que pensamos é que a empresa está vendendo muito e que isso é uma coisa positiva. Contudo, uma redução nos estoques pode representar um problema que a empresa tem com os fornecedores que não conseguem entregar os estoques. Nesse caso, a política de contrato com fornecedores não foi muito prudente e a empresa está reduzindo estoque porque ela está vendendo e não está conseguindo repor esses estoques.

Outra opção é que a empresa está fazendo uma política deliberada de redução de estoques. Ela está conseguindo aumentar as vendas, diminuindo os estoques ou mesmo encurtando os prazos de estocagem, talvez possa estar adotando o just in time. Nesse caso seria ótimo, porque as vendas não cairiam.

Poderíamos tentar analisar o lucro bruto para tentar ver se a diminuição nos estoques foi boa ou ruim. Uma redução no lucro bruto não significa necessariamente que a empresa vendeu menos. Possa ser que a empresa teve um aumento nos seus custos muito forte e não tenha conseguido repassar para o preço.

Outra possibilidade seria a empresa aumentar as margens de cada produto. Vamos supor que a empresa trabalhe com dois produtos.  Ela pode ter aumentado a margem dos dois, aumento muito o nível de venda do produto que apresentava uma margem menor, e mantido ou até mesmo diminuído a venda do produto que tinha a margem maior.

Exemplificando, temos dois produtos x e y, o primeiro foi comprado por $ 100,00 e vendido por $ 200,00, o segundo foi comprado por $ 100,00 e vendido por $ 150,00. Aumentando em $ 10,00 as margens, o preço de venda de x vai para $ 210,00 e o de y vai para $ 160,00. O volume de venda dos dois produtos era igual e com a alteração, no ano seguinte muda, o que tem a margem menor (y) é vendido mais. Ou seja, o volume de vendas pode aumentar, mas a margem total pode cair.

Outra hipótese para a margem de lucro bruto ter caído com o aumento das vendas pode ter sido ocasionada por uma composição (mix) diferente nas vendas. Ou até mesmo, é possível que tenha caído a capacidade aquisitiva da população que, por sua vez, passou a comprar produtos que são mais baratos; apesar de ter vendido muito mais, passou a vender produtos que têm margens menores, e por isso o lucro bruto teria caído. Uma mudança no critério de avaliação de estoques também é plausível. Mas, nesse caso, temos que ter a nota explicativa que descreve esse fato.

Dissecando os fornecedores: a conta de fornecedores tem uma relação muito próxima com a conta de estoque. Uma diminuição no estoque pode ser a explicação de uma diminuição no prazo médio de pagamento a fornecedores. Talvez porque a empresa resolveu comprar com prazo menor e melhor preço ou porquanto os fornecedores estão forçando essa redução. Para esclarecer melhor isso, poderíamos tentar buscar, além das demonstrações, o Relatório da Administração, a Análise Financeira feita pela própria empresa, relatórios complementares, entrevista com a empresa, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (104.5 Kb)   docx (27.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com