TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

Por:   •  16/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  6.070 Palavras (25 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ROTINAS E TÉCNICAS CONTÁBEIS RELATÓRIO

Manaus 2016


ANDRÉ MATOS DE SOUZA

ROTINAS  E  TÉCNICAS CONTÁBEIS

Trabalho de Conclusão de Curso, Apresentado a Coordenação do Curso de Ciências  Contábeis do Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas – CIESA, como requisito final para a obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis, sob a Orientação da Professora Msc. Maria Albanisa Correia Marinho e do Professor Esp. Paulo Roberto Costa,

Manaus 2016

[pic 2]

2


Primeiramente dedico este trabalho a todos os Mestres que fizeram parte da grade curricular do Curso de Ciências Contábeis do Centro de Ensino Superior do Amazonas e que durante o período de aprendizado cumpriram com sua missão me proporcionando a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho com eficiência e eficácia. Aos meus colegas de turma que por muitos momentos foram compreensíveis em ajudar no entendimento dos conteúdos abordados.


Agradeço primeiramente a Deus autor da minha vida, aos meus pais Geraldo Máximo e Tamara Matos que me ajudaram e me deram apoio para chegar até o final deste grande desafio, aos meus avós em especial minha avó Nilza de Souza que por mas que ela não esteja hoje comigo foi uma das pessoas que me inspirou a prosseguir e caminhar em busca dos meus sonhos, aos professores em especial Paulo Costa e Maria Albanisa que foram compreensíveis em ajudar na execução deste trabalho tão esperado e que hoje se torna realidade.


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        6
  2. ATIVIDADES PRELIMINARES        7
  1. COMÉRCIO        7
  2. INDÚSTRIA        8
  3. PRESTADORAS DE SERVIÇO        9
  4. ASSOCIÇÃO E COOPERATIVAS        10
  5. E-COMMERCE        11
  6. ABERTURA DE EMPRESA        12
  7. RECURSOS HUMANOS        13
  8. CONTAS A PAGAR        14
  9. CONTAS A RECEBER        15
  1. OPERACIONALIZAÇÃO CONTÁBIL        16
  1. A EMPRESA E SEUS EVENTOS        17
  2. RELATÓRIOS CONTÁBEIS (BP/DRE/DFC)        18
  1. ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS        19
  2. AUDITORIA        20
  1. ASPECTOS TEÓRICOS        20
  2. ACHADOS DE AUDITORIA        21
  3. RECOMENDAÇÕES DE AUDITORIA        22
  1. CONCLUSÃO        23
  2. REFERÊNCIAS        24
  3. APÊNDICES        25

Contabilidade é a ciência que tem por objetivo o estudo das variações quantitativas e qualitativas   ocorridas   no   patrimônio   (conjunto    de    bens,    direitos    e    obrigações) das entidades (qualquer pessoa física ou jurídica que possui um patrimônio).

Este Relatório de Rotinas e Práticas Contábeis tem por objetivo mostrar a importância da informação contábil para as entidades de modo geral e especificamente para o estudo de caso da Empresa Padrão Ltda, pois dela é fornecido o máximo de informações úteis para as tomadas de decisões gerenciais.

Com o objetivo de demonstrar através das técnicas contábeis as modificações sofridas no patrimônio da empresa, apresentamos neste relatório os fatos ocorridos através dos levantamentos de dados no período de 2016.

Os diversos tipos de empresas existentes, tais como: empresas comerciais, prestadoras de serviços, indústria e as diversas formas de associações e cooperativas, mostraremos ainda, o passo a passo para abertura de uma empresa, através de novo sistema implantado no Brasil –

o Empresa Super Fácil.

O Sistema Contábil é apresentado, através dos fatos financeiros ocorridos, elaboramos os relatórios utilizando as técnicas contábeis aprendidas nos quatro anos de estudos no curso de Ciências Contábeis.

Demonstra-se as análises dos índices que mostram de forma muito clara os indicadores financeiros tais como: os de liquidez, endividamentos, patrimonial, imobilizações,  rotatividade do Ativo, margem de lucratividade, alavancagem financeira, rotatividade do estoque e o ciclo operacional.

A Auditoria com a sua base legal, onde apontamos irregularidades encontradas através de análises minuciosas para identificar os erros na contabilização e nas operações da empresa. Demonstramos os Achados de Auditoria citando caso a caso e as devidas Recomendações. Os apêndices e os Relatórios contábeis propriamente ditos com registro de toda movimentação financeira ocorrida no período de 2016, tais como: BP, DRE, DFC, LALUR e demonstrativos.


As atividades relativas ao TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) tiveram início nas primeiras aulas do primeiro bimestre do ano letivo de 2016, onde inicialmente foram  divididas por etapa, cada equipe ficou responsável em pesquisar e apresentar em sala de aula sua pesquisa sobre os temas que estão expostos a seguir.

  1. COMÉRCIO

Modernamente, o comércio é uma atividade primordial de todos os países. O Brasil tem, desde a época da abertura dos portos, no início do século XIX, desenvolvido ampla vocação para as atividades comerciais, tanto internas quanto externamente, favorecida pela  excepcional variedade de produtos primários e secundários que produz, bem como pela necessidade de importar.

Um fenômeno particularmente importante nos últimos anos e muito comentado pelos especialistas é o do constante acréscimo do custo de distribuição, em algumas linhas de atividade comercial. Há uma tendência em acarretar grande desequilibro entre o custo de produção e o custo de distribuição, encarecendo em demasia este último e, portanto, tornando proibitivo o preço final ao consumidor.

E como consequência desse fenômeno que alguns produtores de bens de consumo procuram organizar, no âmbito da própria empresa ou consorciando-se com outros produtores, a venda diretamente ao consumidor. O caso dos produtos hortifrutigranjeiros é um exemplo típico em que tais associações podem ocorrer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.2 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com